Foto: Marco e sua XL 250 1991

Nippon Jin, estilos, escape, curva, pipa, BMW etc

Foto: Marco e sua XL 250 1991

Foto: Marco e sua XL 250 1991

Tite! Da outra vez nÆo tive coragem de enviar minha foto com a Hornet 250 (que j  vendi), mas resolvi mandar esta com a XL250 Degr‚e e expor meu c‚rebro avantajado!. Lembra quando comentei que por causa do clima ruim a m‚dia ‚ de 1.000km rodados por ano? Esta Degr‚e que comprei ‚ um bom retrato disso: Ano 1991 e 16.000km! Paguei um pre‡o de moto com 16 anos de uso e estou com uma moto em estado de semi-nova! A loja ainda trocou os pneus sem custo adicional! Parei de comprar motos novas, agora s¢ vou com as usadas! NÆo se esque‡a de me mandar o DVD!
Marco Antonio – Gunma-ken, JapÆo

R: Putz, CerebrÆo, seu capacete deve ser grande! Que inveja, comprar uma moto 91 com 16.000 km por uma merreca. E ainda tem dekassegui lisarbiano reclamando da vida!

Estilos
mas vamo la, eu queria q voce passasse uma defini‡Æo dos estilos de motos tipo: custom, chopper, naked, superesportivas, touring, sport touring e varias outras. e nÆo querendo, mas j  abusando, tem alguma informa‡Æo sobre uma suposta twister de maior cilindrada?
William – itabuna – ba

R: Boa id‚ia, mas nem toda moto se encaixa num estilo determinado. Qto … Twister 400, p“, leia direito o Motonline que j  desmenti isso h  meses!

Escape
Tite, t“ querendo colocar um escape “X” na minha Tornado. Ao instalar tenho que mecher na carbura‡Æo tb ? Em caso positivo pq?
Pedro – Angra dos Reis / RJ

R: PedrÆo, por favor, leia tudo que j  foi escrito sobre escapes e encontre vc mesmo a resposta, nÆo agento mais responder a mesma pergunta.

Curva
Tite, aproveitando sua experiˆncia de pilotagem motociclistica, gostaria de saber se ao entrar numa curva fechada em alta velocidade e pista molhada haveria a possibilidade da moto derrapar com as duas rodas ou a tendencia seria sair somente a traseira? Como corrigir a trajet¢ria nesses casos?
Gilberto – Limeira SP

R: Giba, ensinar a pilotar por escrito ‚ que nem ensinar a fazer um n¢ de marinheiro pelo telefone. NÆo d ! Mas olha s¢: se vc entrar numa curva fechada em alta velocidade e pista molhada vai ter a chance de descobrir se existe vida ap¢s a morte!

Pipa
Se j  nÆo faltavam leis absurdas, agora mais essa: Projeto de lei obriga instala‡Æo de Antena Corta Pipas. Por que nÆo proibir (se nÆo me engano ‚ proibido) soltar pipas em determinados locais (perto de ruas, avenidas), tendo outros locais mais afastados para isso? Mas nÆo, como moramos nesse maravilhoso pa¡s em que tudo ‚ ao contr rio, vamos obrigar os milhares de motociclistas a gastar dinheiro comprando antenas (o pior ‚ que vir  de f brica, sem direito de escolha pelo modelo X ou Y). A prop¢sito, nÆo sou contra o uso de antena, at‚ utilizo uma (de boa qualidade). Sou contra a obrigatoriedade (que far  pipocar um monte de antenas vagabundas) e a falta de competˆncia das autoridades em verificar que ‚ s¢ nÆo ter pipas nas ruas que nÆo precisariamos ter antenas. Como disse o Tite outro dia, isso est  me cheirando a lobby.
Eduardo – Florianopolis SC

R: Edu, acho que essa lei nÆo pega por causa das motos esportivas carenadas que impossibilitam essa antena. Mas nÆo creio em lobby porque conheci o maior fabricante dessas antenas e vi um senhor humilde, sem tra‡os de picaretagem e com uma tremenda boa inten‡Æo para salvar o pesco‡o dos motociclistas. Agora tb vejo sempre gente soltanto pipas nas estradas …s vezes a 50 metros de um posto da pol¡cia rodovi ria. O certo seria treinar a poli‡a a tirar a bunda de dentro do carro pra proibir essa diversÆo perigosa.

BMW
To com uma duvida aqui, estava vendo as fotos das novas BMW 650 (estas que vocˆ testou recentemente) e nas fotos nÆo vi a pedaleira de apoio pro garupa. Essas motos ja sÆo monoposto?
Marco – Sumar‚ S.P

R: Bem observado, essas motos nÆo tˆm pedaleiras originalmente, sÆo opcionais, mas acho que expliquei no texto!

Elogio
Eu sempre fui atendido quando mandei e-mails pra vocˆs. Desta vez nÆo vou perguntar nada. Eu s¢ queria dizer que eu admiro o trabalho que vocˆs fazem no site por v rios motivos. Mesmo tendo uma empresa q fabrica escapamentos como patrocinador, tˆm a moral de fazer campanha contra isto. Ter peito aberto ‚ uma qualidade que poucas pessoas e empresas tˆm. Parab‚ns. Al‚m disto, conseguiram fazer do site uma comunidade de verdade. As pessoas frequˆntam o site e se sentem no direito e dever de colaborar. De verdade, eu admiro isto e gostaria muito de deixar minha opiniÆo pra vocˆs dois. Eu frequento o site assiduamente, pois vocˆs conseguiram (como nenhum outro site conseguiu) me cativar. Mais uma vez, parab‚ns.
Leandro – Guarulhos, SP

Editorial
Caro Tite, carta atrasada, por‚m acho que ainda ‚ v lida. Parab‚ns pelo Editorial Sociopata. J  sou motociclista h  algum tempo, e nunca tive uma moto maior que uma Bros 150. Nessa minha andan‡a de moto, tenho notado que, literalmente, para pilotar uma moto, sÆo necess rios conhecimentos um pouco mais profundos de frenagem, acelera‡Æo e outros quesitos, (enfim F¡sica!) que a maioria dos “CG riders” nÆo tem a m¡nima no‡Æo do que se trata ou acham que tˆm at‚ demais, ali s parece que essas motos nÆo tem um acelerador, e sim uma chave liga desliga, ou seja: ligado ou desligado. Proibir o trƒnsito dessas motos em rodovias, acho um exagero, ali s, uma solu‡Æo paliativa. Em vez dos “CG Riders” entenderem quais sÆo suas reais possibilidades com uma motocicleta que sofre para chegar aos 110Km/h, n¢s proibimos estas motos de circularem nas rodovias. Mas temos de salientar outra coisa. j  andei em uma 750F Suzuki, tudo muda ao andar com uma moto dessas na estrada ou na cidade. Ningu‚m tenta dividir espa‡o com vocˆ, ningu‚m nem ao menos te manda um sinal de luz quando estamos a 100Km/h na faixa da esquerda na Castelo Branco. Mas isso nÆo vai mudar, a nÆo ser que mudemos o nome do Pa¡s, como diria o Grande Tite, para Lisarb!
Luiz – Itu, SP

Dados
Tite, As especifica‡äes t‚cnicas das motos trazem muitas informa‡äes. Mas, quais dados “t‚cnicos” sÆo relevantes para escolha entre um motor ou outro? (escolhendo apenas pelo motor). Para a escolha dos demais itens (quadro, suspensÆo, freios, pneus, entre-eixos,etc) existe uma “receita” do que “orna” e o que “nÆo-orna”? (para escolha do produto todo).
Jean – Curitiba/PR

R: Af, que pergunta cabeluda! TÆo cabeluda que nÆo d  pra responder porque o que pode ornar pra um motociclista nÆo orna pra outro. Por exemplo, estou pouco me lixando se uma moto em 1,5 cm a mais de distƒncia entre-eixos que a outra, mas me interessa motos com torque em baixa rota‡Æo. Realmente ‚ tema pra uma longa mat‚ria!