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Nissan aposta em novas tecnologias para garantir a segurança de motoristas e pedestres

A Nissan est  fortemente envolvida na descoberta de solu‡äes que tratem diferentes frentes para a diminui‡Æo do n£mero de acidentes envolvendo ve¡culos e pedestres – uma abordagem que come‡a pela an lise freqente de dados de acidentes de tr fego reais que envolvam ve¡culos Nissan no JapÆo.

O conceito de “seguran‡a veicular” assume v rias formas, desde a concep‡Æo de ve¡culos que ajudam os motoristas a prever acidentes at‚ a prote‡Æo dos motoristas e passageiros em caso de acidentes, ajudando a reduzir os ferimentos no caso de colisäes com pedestres, reduzindo o congestionamento do tr fego e aumentando a consciˆncia das pessoas em rela‡Æo … seguran‡a no trƒnsito.

Com base nesta perspectiva, a montadora estabeleceu um objetivo ambicioso de reduzir … metade o n£mero de ferimentos graves e falecimentos relacionados a acidentes de trƒnsito envolvendo ve¡culos Nissan at‚ 2015, em compara‡Æo a 1995.

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Al‚m de intensificar as fun‡äes de seguran‡a dos ve¡culos, a Nissan lan‡ou o Projeto SKY, que utiliza tecnologias do Sistema de Transporte Inteligente (ITS) para aliviar o congestionamento do tr fego e aumentar a seguran‡a. A Nissan tamb‚m est  engajada em v rias atividades educacionais para aumentar a consciˆncia das pessoas em rela‡Æo … seguran‡a no trƒnsito, principalmente a conscientiza‡Æo dos motoristas.

Escudo de Seguran‡a – Desde 2004, a Nissan incorporou o seu conceito de “Escudo de Seguran‡a” nas atividades de desenvolvimento de ve¡culos. Esta abordagem avan‡ada e pr¢-ativa em rela‡Æo … seguran‡a classifica os riscos e acidentes relacionados … condu‡Æo em seis temas, desde o “pr‚-risco” at‚ o “p¢s-acidente”. A filosofia Escudo de Seguran‡a enfoca maneiras de dar subs¡dio aos motoristas para que eles ajudem a evitar situa‡äes potencialmente perigosas, atrav‚s do desenvolvimento de sistemas que primeiro fornecem informa‡äes adequadas aos motoristas e depois permite que os ve¡culos reajam adequadamente …s suas inten‡äes. Caso um acidente se torne inevit vel, a Nissan projetou ve¡culos e sistemas veiculares que intervˆm para ajudar a minimizar danos e ferimentos.

Monitor de VisÆo 360§ – A visÆo da Nissan em termos de seguran‡a inclui v rios sistemas que acentuam ou “ampliam” a visÆo do motorista, principalmente ao estacionar ou em marcha … r‚. O novo Monitor de VisÆo 360§ (AVM) da Nissan fornece ao motorista imagens de toda a  rea ao redor do ve¡culo. Capturadas atrav‚s de quatro cƒmeras de alta resolu‡Æo com visÆo grande-angular de 180§ embutidas na frente, na traseira e em ambos os lados do ve¡culo, estas imagens sÆo combinadas e exibidas em uma tela no painel de instrumentos, proporcionando ao motorista uma visÆo geral do que est  acontecendo do lado de fora do ve¡culo.

Num piscar de olhos, o sistema AVM permite que o motorista determine a posi‡Æo do ve¡culo em rela‡Æo …s linhas da vaga de estacionamento, assim como torna mais f cil determinar a trajet¢ria do ve¡culo no caso de estacionamento paralelo ou de parada em uma vaga de garagem apertada. Tamb‚m podem ser exibidas visäes da frente e da traseira junto com uma visÆo a‚rea, permitindo que o motorista confirme a posi‡Æo do ve¡culo em rela‡Æo … frente, … traseira e ao entorno, simultaneamente.

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Pontos cegos laterais tamb‚m podem ser exibidos junto com uma visÆo traseira, para que o motorista possa conferir simultaneamente o lado esquerdo dianteiro e a traseira do ve¡culo, que sÆo as  reas mais preocupantes em caso de estacionamento paralelo. Al‚m disso, dispositivos suplementares estÆo localizados nos cantos do ve¡culo, permitindo que as exibi‡äes das cƒmeras sejam mais bem compreendidas.

Sistema de Aux¡lio ao Controle … Distƒncia – O novo Sistema de Aux¡lio ao Controle … Distƒncia (DCAS) da Nissan utiliza um sensor de radar instalado na frente do ve¡culo, que mede a distƒncia em rela‡Æo ao ve¡culo que est  na frente do ve¡culo que hospeda o DCAS Nissan, assim como a velocidade relativa do ve¡culo anterior. Esta combina‡Æo de informa‡äes auxilia o motorista do ve¡culo Nissan a manter uma distƒncia apropriada quando este estiver seguindo outro ve¡culo.

Por exemplo, se o motorista nÆo estiver pressionando o acelerador, o Sistema de Aux¡lio ao Controle … Distƒncia freia suavemente quando o Nissan se aproxima muito de outro ve¡culo. Se o motorista do ve¡culo Nissan estiver pressionando o acelerador e se estiver se aproximando demais de outro ve¡culo muito rapidamente, o sistema gera uma for‡a para levantar o pedal, ajudando o motorista a soltar o acelerador.

Caso o Sistema de Aux¡lio ao Controle … Distƒncia julgue que ‚ necess rio que o motorista freie porque o ve¡culo anterior reduziu a velocidade, ele emite alertas visuais e sonoros. O sistema tamb‚m gera for‡a para levantar o pedal do acelerador, desta forma ajudando o motorista a mudar do pedal do acelerador para o do freio. Esta combina‡Æo de controle da frenagem e opera‡Æo de pedais oferecida pelo Sistema de Aux¡lio ao Controle … Distƒncia aumenta o conforto ao dirigir e a tranqilidade ao motorista.

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Tecnologias avan‡adas de seguran‡a dos pedestres – Al‚m do compromisso de ajudar a reduzir os ferimentos graves nos ocupantes do ve¡culo, a Nissan tamb‚m est  desenvolvendo novas tecnologias de seguran‡a dos pedestres. Estruturas de carroceria que absorvem os impactos foram desenvolvidas, para ajudar a reduzir os ferimentos em pedestres no caso de uma colisÆo inevit vel entre o ve¡culo e um pedestre.

As capacidades de absor‡Æo de energia do cap“, do anteparo e dos p ra-lamas frontais de muitos ve¡culos Nissan foram aperfei‡oadas para ajudar a reduzir o impacto causado … cabe‡a de um pedestre; materiais que absorvem energia estÆo sendo aplicados nos p ra-choques frontais para mitigar o impacto causado …s pernas dos pedestres. Agora, a aplica‡Æo desta tecnologia est  sendo progressivamente aplicada a mais modelos da linha Nissan.

Abertura autom tica de cap“ – A £ltima tecnologia de seguran‡a da Nissan desenvolvida na  rea de aumento da seguran‡a de pedestres ‚ o novo design do “pop-up engine hood “, dispositivo de levantamento autom tico do cap“. A Nissan est  atualmente aplicando esta tecnologia a modelos de ve¡culos com baixa altura de cap“, em que ‚ mais dif¡cil obter uma distƒncia ampla de amortecimento entre o cap“ e os componentes do motor.

Quando os sensores embutidos no p ra-choque dianteiro detectam um impacto com um pedestre, a unidade de controle do cap“ telesc¢pico decide se o cap“ precisa ser levantado imediatamente. Se necess rio, a unidade de controle ativa um acionador pirot‚cnico, que levanta a extremidade traseira do cap“, criando um espa‡o maior de amortecimento e prote‡Æo entre o cap“ e os componentes r¡gidos do motor. Isso ajuda a amortecer o impacto causado … cabe‡a do pedestre se ele colidir com o cap“.

Esta tecnologia oferece maior seguran‡a ao pedestre, enquanto que tamb‚m permite que os designers da Nissan tenham maior liberdade para criar projetos de ve¡culos com uma frente mais esportiva e rebaixada.