Publicidade

Que bebida alco¢lica e acidente de trƒnsito estÆo intimamente ligados todo mundo j  sabe; o problema ‚ que muitas pessoas acabam nÆo se importando muito com isso durante o Carnaval.

“Os meses de festas, como dezembro e fevereiro, sÆo os que apresentam os maiores n£meros de acidentes fatais, j  que muitos motoristas insistem em dirigir depois de ter consumido uma quantidade consider vel de  lcool”, diz a m‚dica Vilma Leyton, chefe do departamento de µlcool e Drogas da Associa‡Æo Brasileira de Medicina de Tr fego (Abramet).

Segundo Vilma, quem bebeu e pretende dirigir s¢ tem uma alternativa: esperar at‚ que o efeito do  lcool passe. “Beber caf‚ ou tomar banho frio nÆo cortam a embriaguez”, explica. Outra sa¡da ‚ pegar um t xi, ou pedir para uma pessoa s¢bria dirigir seu carro.

A SulAm‚rica Seguros decidiu criar um servi‡o diferenciado para o consumidor que nÆo abre mÆo de uma bebida a mais. Trata-se do Motorista Amigo, dispon¡vel desde fevereiro de 2003. O servi‡o ‚ voltado para motoristas que se vˆem impedidos de dirigir, seja por um mal-estar qualquer, ou seja por embriaguez. A id‚ia ‚ simples: basta o segurado, ou algum amigo ligar para o 0800 da seguradora e solicitar o envio de um motorista.

Publicidade

“Atualmente, temos 40 mil clientes que dispäem do servi‡o”, diz Jorge Bento, vice-presidente da sucursal SÆo Paulo – vale lembrar que o Motorista Amigo s¢ pode ser pedido por quem contrata o plano Executivo da empresa. Apesar de ter sido lan‡ado h  quase um ano, o servi‡o ainda nÆo foi muito utilizado.

“Ao longo desse tempo, recebemos cerca de 120 solicita‡äes. Somente para o Carnaval deste ano, estamos nos programando para prestar mais de 100 atendimentos”, comenta Bento. Para quem se envolve em um acidente que deixa o carro ou a motocicleta sem condi‡äes de trafegar, a SulAm‚rica oferece o AutoM tico. Estendido para todos os clientes, o servi‡o envia um perito ao local do acidente, que leva o segurado para casa ou para a locadora de autom¢veis ou motocicletas. As despesas com o aluguel sÆo pagas pela seguradora at‚ que o carro ou a moto do segurado deixe a oficina.