Publicidade

A deficiˆncia nos transportes p£blicos e o pre‡o acess¡vel explicam o fato. A moto tamb‚m est  substituindo t xis e jegues.

SÆo Paulo – Agilidade nos centros urbanos e o baixo custo de aquisi‡Æo e manuten‡Æo tˆm sido os principais motivos para os aumentos sucessivos nas vendas de motos no Pa¡s nos £ltimos anos. Ao lado desses fatores, um outro mercado consumidor vem comprando mais: a regiÆo Nordeste.

Segundo o presidente da Associa‡Æo Brasileira de Distribuidores Honda (Assohonda), Pedro Cavalcanti Freire, de cada cem motos vendidas pela Honda – principal marca do Pa¡s, com 87% de participa‡Æo de mercado -, 25 sÆo destinadas …s cidades nordestinas. “Esse ¡ndice dobrou nos £ltimos dez anos”, afirma.

A deficiˆncia nos transportes p£blicos e o pre‡o acess¡vel da moto explicam a preferˆncia do nordestino. Segundo Freire, o uso da moto no Nordeste ‚ bastante diversificado. “Alguns utilizam o ve¡culo para trabalhar na cidade, outros para o lazer e outros ainda para atividades no campo”, afirma.

Publicidade

A moto tamb‚m substitui t xis e jegues. Mas como muitos moto-taxistas atuam no mercado informal, nÆo h  dados confi veis sobre o total de ve¡culos usados neste transporte. “A cidade de Campina Grande, na Para¡ba, por exemplo, tem 790 moto-t xis cadastradas, mas existem outras 1,5 mil circulando irregularmente”, diz Freire, que ‚ revendedor da Honda na cidade. No campo, a moto tamb‚m substitui animais em atividades de ronda e transporte de pequenas cargas e de trabalhadores.

A associa‡Æo, formada por 556 concession rias, registrou recorde de vendas de motocicletas em 2002, com 682,4 mil motos comercializadas, resultado 12% maior que o do ano anterior. Para 2003, a meta ‚ de um crescimento de 20%, para 820 mil ve¡culos. No ano passado, as vendas da Honda, segundo dados da Abraciclo, somaram 562,5 mil unidades.

O cons¢rcio det‚m 40% de participa‡Æo nos neg¢cios e para este ano a perspectiva ‚ aumentar o n£mero de cotas vendidas de 527,976 mil em 2002 para 601,5 mil, um acr‚scimo de 14%. “Com os aumentos consecutivos da Selic, o cons¢rcio passou a ser uma das melhores op‡äes para a compra de uma motocicleta”, avalia Freire. Segundo ele, com uma mensalidade de aproximadamente R$ 80 ‚ poss¡vel adquirir uma cota de cons¢rcio de uma moto de 125 cilindradas em 60 meses.