John Player Norton - Réplica da última Norton vencedora do Tourist Trophy da ilha de Man em 1973

Norton ressurge

Réplicas da John Player Special de 1973 serão construidas em 2013. Essas motos revivem a iconica John Player Norton ‘Monocoque’ que correu nas mãos de Peter Williams e Dave Croxford para a última vitória da marca no TT da ilha de Man. Apenas 25 exemplares serão fabricados para comemorar essa vitória.

John Player Norton - Réplica da última Norton vencedora do Tourist Trophy da ilha de Man em 1973

John Player Norton - Réplica da última Norton vencedora do Tourist Trophy da ilha de Man em 1973

As motos 2013, replicas da JPN, serão na verdade uma evolução daquela moto original que venceu a corrida. Elas mantêm o mesmo caráter autêntico da moto de original e apenas 25 serão fabricadas. Das originais de 1973 apenas 4 foram feitas, mais um protótipo.

O chassi monocoque é construido em chapas de aço inoxidãvel

O chassi monocoque é construido em chapas de aço inoxidãvel

Muito trabalho envolvia a fabricação do chassi monocoque. Cada um levou perto de 12 semanas para serem feitos mas hoje, a Peter Williams Motorcycles desenvolveu com a utilização da tecnologia CAD um processo muito mais rápido para constuir o chassi. Ele é fiel ao modelo original mas agora é construído em uma fração desse tempo.

O início da produção está previsto para o segundo semestre de 2013 (verão na europa). As 25 unidades terão componentes modernos desenvolvidos especialmente para melhora da performance e resistência.

Baseado no chassi monocoque em aço inoxidável, réplica do famoso JPN, cada moto será equipada com o motor de 750cc Commando feito por Mick Hemmings.

Motores "Mick Hemmings Commando" de 750cc - Uma evolução do original

Motores "Mick Hemmings Commando" de 750cc - Uma evolução do original

Dois cilindros paralelos arrefecidos a ar, com válvulas comandadas pelo eixo PW3, feito por Peter Williams. Esse motor será servido por uma transmissão Quaife de cinco marchas.

Mick Hemmings é reconhecido mundialmente por seu trabalho. Obteve mais de 30 vitórias em corridas nos anos 70 e construia pessoalmente suas peças especiais na sua oficina, preparando Nortons e Triumphs para competição. É uma das maiores autoridades em motores Norton, para os quais projetou,  produziu e modificou vários componentes especiais que melhoram o motor em termos de performance e durabilidade.

Acredita-se que esses são os melhores motores compatíveis hoje em dia, com peças e serviços disponíveis.

Outros componentes de destaque incluem: as rodas em liga de magnésio feitas com as ferramentas originais, as canelas das bengalas que são do mesmo material e seguem os desenhos originais, assim como freios e embreagem.

Cada unidade será numerada e identificada individualmente e não há planos para produzir mais do que essas 25 motos.

Para mais informações clique aqui