Publicidade

A divisÆo de instrumentos musicais da Yamaha (a maior f brica de todos instrumentos e equipamentos eletr“nicos musicais do mundo) desenvolveu uma tecnologia batizada de Vocaloid, um sintetizador capaz de cantar qualquer m£sica em inglˆs – em mi£dos, um vocalista virtual.

A inten‡Æo da Yamaha nÆo ‚ vender o produto ao consumidor final mas licenci -lo para que outras empresas possam criar seus pr¢prios artistas.

A Zero-G, uma conhecida produtora britƒnica de instrumentos musicais feitos de bits, foi a primeira a se servir dos recursos do Vocaloid. Em 2004, ela lan‡ar  no mercado os astros Lola, Leon e Miriam. Lola e Leon funcionam como apoio vocal para para soul music. A voz de Miriam, inspirada na cantora inglesa Miriam Stockley, que j  atuou com Elton John, Fred Mercury e David Bowie, pode ser usada nos gˆneros pop, dance e new age.

Os nossos apurados e sensiveis ouvidos agradecem profundamente a Yamaha, pois esta ‚ uma ¢tima oportunidade para estes cantores (as) de botecos, pagodeiros (as) e uma enorme lista de “can rios” que nÆo cabe dentro do MOTONLINE, aprendam alguma coisa e tornem-se somente (e eternamente) virtuais, usando vozes, timbres – e principalmente afina‡Æo e divisÆo r¡tmica correta – de bons interpretes…

Publicidade

O software da Zero-G vem com um editor de partituras e letras, um piano digital e seus cantores. Custa US$ 399 e exige Windows 2000 ou XP, processador Pentium III de 1 GHZ ou superior e pelo menos 512 MB de mem¢ria RAM.

Demonstra‡äes da novidade, que recebeu prˆmio da Popular Science, podem ser apreciadas no site http://www.zero-g.co.uk e no link abaixo.