bmw f 800 r f 800 gt

Nova BMW F 800 R chega com atualizações discretas

A BMW Motorrad, divisão do segmento de motos do grupo, levou uma série de novidades para o Salão de Milão, o EICMA, que está acontecendo agora no início de novembro na cidade italiana. Além da nova BMW R 1200 GS, outros modelos também chegam com novidades e atualizações, ainda que sutis, e este é justamente o caso das irmãs BMW F 800 R e BMW F 800 GT. Elas chegam com novos elementos, melhorando um conjunto que já nasceu acertado.

Mecânica praticamente idêntica, mas visual próprio entre as irmãs BMW F 800 R e F 800 GT

Mecânica praticamente idêntica, mas visual próprio entre as irmãs BMW F 800 R e F 800 GT

A BMW F 800 R é uma moto muito equilibrada, macia e previsível. Seu conjunto ganha notas altas em motor, chassi, suspensão e freios, e tudo isto foi preservado do modelo anterior. Aliás, no ano passado fizemos um teste da moto aqui. As mudanças que a BMW levou ao Salão de Mião são, basicamente, relacionadas a adaptação aos regulamentos da EU4, modos de condução, sistema Ride-by-wire, novos esquemas de cores e também novo painel de instrumentos.

Como ficam as BMW F 800 R e BMW F 800 GT

O motor das motos é o eficiente bicilíndrico de 798 centímetros cúbicos e que gera 90cv de potência a 8 mil rpm. Agora, ele se adapta às regras do novo programa de emissão de gases da Europa, o EU4. O escapamento foi redesenhado, contando com nova extremidade do tubo de escape em aço inoxidável. Por falar em exaustão de gases,  o silenciador esportivo HP Akrapovič também foi redesenhado e está disponível como um acessório original BMW Motorrad.

O sistema ride-by-ware também foi aprimorado pelos alemães. Agora ele passa os comandos do piloto diretamente de um sensor na manopla para o sistema de controle do motor e, assim, para a válvula da borboleta. O resultado é um controle mais preciso e uma resposta melhor do propulsor. Isso também permite a aplicação dos novos modos de condução “Chuva” e “Estrada”, para andar sobre superfícies úmidas e secas, respectivamente, além do modo de condução “Dinâmico” para uma direção mais esportiva – este disponível como opção de fábrica.

Mudanças sutis nos novos modelos, como cores, modos de condução e painel de instrumentos

Mudanças sutis nos novos modelos, como cores, modos de condução e painel de instrumentos

Agora, os novos modelos BMW F800 R e BMW F 800 GT possuem painel de instrumentos composto por dois monitores analógicos para o velocímetro e conta-giros, e também uma tela multifunção. No novo modelo de 2017, a luz MIL (luz indicadora de mau funcionamento) é fornecida no cockpit de acordo com os regulamentos da EU4. O display foi ampliado para incluir a informação do modo de direção.

Vamos às cores: a F800 R passa a ser disponibilizada nas cores  Blackstorm metálica, Vermelho Racing não-metálico, Lightwhite não-metálico e Lupina Azul metálico. A F 800 GT conta com os acabamentos em Gravity Blue metálico fosco, Blackstorm metálico e Lightwhite não-metálico. A moto também recebeu nova inscrição na área superior das carenagens laterais, que conta com acabamento galvanizado, como um emblema em relevo, e um novo para-brisa com inscrição do modelo F 800 GT.

Separador_motos

Fonte: Assessoria de Imprensa Corporativa do BMW Group Brasil



Jornalista gaúcho convicto de que um passeio de moto em um dia de sol é a cura para praticamente todos os males da vida. Fã de motoaventurismo, competições de moto, café, praia e de rock n roll.