Publicidade
Foto: Estande da Ducati em Milão - Secco Consultoria

Foto: Estande da Ducati em Milão - Secco Consultoria

DO SALÃO DE MILÃO 2009 – Modelo recebe mais de 20 mil votos dos visitantes da mostra italiana

Com 48% de participação entre todos os visitantes que votaram para eleger a Mais bela Moto do Salão de Milão, EICMA 2009, a nova Ducati Multistrada 1200 conquistou o seu primeiro prêmio antes mesmo de chegar ao mercado. O novo modelo, começará a ser vendido na Europa a partir de fevereiro de 2010, com previsão de comercialização no Brasil para o segundo semestre.

Equipada com motor Desmodrômico Testastretta da Superbike 1198 campeã do mundo, a Multistrada foi a grande atração da Ducati no EICMA 2009, 67ª. Edição da Exposição Internacional de motocicletas, realizada em Milão entre 10 a 15 de novembro.

Publicidade

A Multistrada 1200 incorpora um revolucionário sistema com controle eletrônico que faz dela uma moto para ser conduzida em quatro diferentes tipos de utilização por um simples apertar de botão. Constitui-se em quatro motos em uma, com controle de tração e suspensão eletrônica para atender às distintas formas de condução. Urbana, com potência disponível de 100 cv e suspensão em modo conforto; Enduro, também com 100 cv e suspensão elevada; Sport, com 140 cv e suspensão de comportamento esportivo, e Touring, com 150 cv e suspensão adequada para maior conforto em viagens mais longas em rodovias, com plena carga, levando piloto e garupa.

Foto: Multistrada 1200 - Secco Consultoria

Foto: Multistrada 1200 - Secco Consultoria

O motor da Ducati Multistrada 1200 é um dois cilindros desmodrômico, com quatro válvulas por cilindro e sistema de arrefecimento líquido, potência máxima de 150 cv (110,3 kW) a 9.200 rpm e torque de 118,7 Nm, a 7.500 rpm. O comando desmodrômico é uma marca registrada e exclusiva da Ducati e foi adotado desde 1956 por criação do engenheiro Fabio Taglioni, que recorreu ao comando de válvulas com cames excêntricos para otimizar o processo de combustão e proporcionar nível mais elevado de potência. Esta motocicleta conta com os avançados sistemas de gerenciamento Ducati, o DTC (Ducati Traction Control – ou Controle de Tração Ducati) e o DES (Ducati Electronic Suspension – Suspensão Eletrônica Ducati, disponível apenas na versão S).

O chassi da Ducati Multistrada é de treliça em aço tubular, composto por partes em liga leve, com suspensão dianteira Marzocchi de 50 mm, com curso de 170 mm completamente ajustável e suspensão traseira progressiva com braço monochoque, igualmente ajustável, e amortecedor Sachs, com os mesmos 170 mm de curso. A versão S vem equipada com amortecedor Ohlins.

Publicidade

As rodas são de liga leve, com dez raios, 3,50×177 na dianteira e 6,00×17 na traseira e o sistema de freios, com ABS da marca Brembo, discos duplos de 320 mm para a roda dianteira e disco simples com 245 mm para a roda traseira.

Junto com essa moto de sonhos, concebida com a paixão italiana e destinada a estabelecer novos pontos de referência para o mercado internacional, a Ducati apresentou também outros modelos de sua linha 2010, como a Corse 1198 S e Corse 1198 R, além de duas novas Hypermotard 1000 Evo e a adoção de avançadas tecnologias às unidades da família Monster. Outra inovação foi o novo logotipo Ducati Corse, que representa uma evolução da histórica marca italiana.

Modelos disponíveis no Brasil

Os modelos das linhas 2009 e 2010 da Ducati podem ser adquiridos na rede de concessionários exclusivos Ducati do Brasil que serão inaugurados a partir deste mês em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia. Inclusive as últimas unidades da motocicleta Multistrada 1100, comercializadas por um preço especial, bem inferior ao previsto para o modelo 2010.

Publicidade