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Nova Honda CBR600RR: potência e leveza numa mesma superesportiva

Modelo importado do JapÆo chega ao Pa¡s com peso reduzido em 8 kg, motor mais robusto, novo chassi e avan‡ado amortecedor eletr“nico de dire‡Æo

NÆo ‚ exagero algum afirmar que a versÆo 2007 da Honda CBR 600RR ‚ uma nova motocicleta. Importado do JapÆo, o modelo evoluiu muito. Em todos os aspectos. Das in‚ditas cores e entrada de ar na parte frontal ao design agressivo. Do moderno amortecedor eletr“nico de dire‡Æo HESD (Honda Eletronic Steering Damper) ao novo chassi, passando por um motor ainda mais compacto. Em outras palavras, ‚ diferente de tudo o que j  se viu at‚ hoje nessa moto que completa 20 anos de existˆncia. O modelo que passa a ser importado a partir de maio ficou mais potente e se transformou na superesportiva mais leve do mercado.

Essa constata‡Æo nÆo ocorre por acaso. Desde a parte frontal at‚ a rabeta, os projetistas da Honda pensaram em todos os detalhes. Ou seja, cada componente foi concebido com a proposta de centralizar as massas e melhorar a capta‡Æo dos fluxos de ar.

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Prova disso ‚ a redu‡Æo de seu peso total em 8 kg – 25% dessa quantidade somente no motor – em compara‡Æo com a versÆo anterior. Hoje a CBR 600RR est  com apenas 155 kg. Essa diminui‡Æo consider vel favoreceu sua rela‡Æo peso/potˆncia.

Nova Honda CBR600RR: potência e leveza numa mesma superesportivaA inova‡Æo tamb‚m chegou at‚ as cores. Para 2007, incorporou a cor azul met lica com prata – ‚ a primeira vez que a Honda aplica essa cor em uma superesportiva. Al‚m disso, a motocicleta est  mais potente, uma vez que o seu propulsor recebeu 3 cv a mais do que a versÆo anterior.

As altera‡äes nÆo pararam por a¡. Um novo chassi em alum¡nio, ainda mais leve, uma nova transmissÆo com troca de marchas mais precisas e um painel de instrumentos totalmente remodelado tamb‚m fazem parte do pacote da nova CBR 600RR 2007.

A tecnologia das pistas est  inserida em cada detalhe dessa pentacampeÆ mundial da categoria Supersport. Basta ver as modernas suspensäes inspiradas no modelo RC 211V, campeÆo mundial de MotoGP na temporada passada. Na dianteira, a telesc¢pica invertida com sistema HMAS (Honda Multi-action System) totalmente regul vel, enquanto a traseira dispäe o Unit Pro-Link, ancorado diretamente ao motor.

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Em termos de vendas, a CBR 600RR sempre teve uma forte representatividade no Pa¡s. Somente em 2006 foram comercializadas 650 unidades do modelo, que representou 48% do total de motocicletas importadas pela Honda. Para 2007, a marca prevˆ a venda de 1.184 unidades somente dessa superesportiva. Ou seja, 83% a mais do que o registrado no ano passado.

Uma motocicleta totalmente nova – Basta olhar para a CBR 600RR para perceber sua evolu‡Æo. A come‡ar pelas cores. A partir de 2007, o mercado brasileiro passa a receber a vermelha, a branca perolizada e a azul met lica, que foi aplicada pela primeira vez numa superesportiva da Honda.

Compacto e arrojado, seu visual foi revisto. A carenagem frontal foi baseada em elementos concebidos para as asas dos aviäes e dos carros de F¢rmula 1. Com isso, buscou aumentar a capta‡Æo de ar para melhorar a aerodinƒmica e o seu desempenho. Denominado “Ram Air”, o sistema proporciona um maior fluxo de ar denso e frio, especialmente em alta velocidade.

Sua ilumina‡Æo est  mais eficiente. O conjunto ¢ptico possui lentes multi-refletivas com sistema “Line Beam” (proporciona forte e constante ilumina‡Æo), resultando em harmonia est‚tica do conjunto e em seguran‡a ainda maior para o condutor, principalmente em pilotagem noturna. A lanterna traseira ‚ exclusiva desse modelo.

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A CBR 600RR tamb‚m est  mais espa‡osa que a versÆo passada, gra‡as … nova distribui‡Æo do assento, deslocado 15 mm para tr s. O guidÆo est  10 mm mais alto, o que proporciona mais facilidade na condu‡Æo dessa superesportiva. Com isso, a posi‡Æo de piloto foi revista, deixando-o ainda mais “inclinado”.

O painel de instrumentos ganhou uma nova configura‡Æo. O tac“metro eletr“nico com mostrador anal¢gico foi colocado ao centro. Al‚m disso, possui dois diplays digitais com excelente visibilidade de leitura da velocidade, hod“metro parcial e total, marcador de combust¡vel e rel¢gio.

J  o escapamento “Centre-Up” 4 x 2 x 1 com £nica sa¡da sob a lanterna traseira est  mais leve – redu‡Æo de aproximadamente 500g. Essa altera‡Æo reflete, por exemplo, numa melhor capacidade para inclina‡Æo nas curvas e melhoria na aerodinƒmica.

Motor: mais compacto, mais leve e mais eficiente
O motor da nova CBR 600RR ‚ um dos itens que mais chama a aten‡Æo nessa superesportiva. Concebido com tecnologias aplicadas em competi‡äes, o propulsor de 4 cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de v lvulas, de 599 cm3, 4 tempos, 16 v lvulas (4 para cada cilindro), arrefecido a l¡quido, est  mais compacto e potente.

Entre as novidades, os profissionais da Honda modificaram a posi‡Æo dos componentes do eixo prim rio, secund rio e do virabrequim. Com isso, diminuiu o peso em 2 kg, aumentando eficiˆncia e desempenho. O motor tamb‚m est  mais silencioso em qualquer rota‡Æo. Isso sem contar com uma significativa redu‡Æo das vibra‡äes.

Hoje desenvolve potˆncia m xima de 120 cv a 13.500 rpm (3 cv a mais que a versÆo anterior) e torque m ximo de 6,73 kgf.m a 11.000 rpm. Tudo isso proporciona respostas r pidas em qualquer faixa de rota‡Æo. Gra‡as … redu‡Æo das folgas internas, o novo sistema de transmissÆo denominado “Low-Lash” proporciona suavidade … troca de marcha (seis velocidades).

A versÆo 2007 da CBR 600RR dispäe do sistema de inje‡Æo PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System), que processa com precisÆo a quantidade de combust¡vel que compäe a mistura, obtendo o m ximo de eficiˆncia na combustÆo.

Essa quantidade ‚ controlada por um sistema de dois injetores por cilindro. O primeiro est  instalado no coletor de admissÆo, pr¢ximo …s v lvulas, e atua em todas as rota‡äes, mantendo suavidade e precisÆo. J  o segundo, posicionado no topo da caixa de filtro de ar, est  programado para funcionar a partir de 6.000 rpm, proporcionando respostas imediatas e potentes em m‚dia e alta rota‡Æo. Para 2007, o sistema inclui uma nova v lvula no escape, que minimiza as poss¡veis rea‡äes bruscas do motor.

Entre os resultados alcan‡ados desse sistema de inje‡Æo eletr“nica, est  a r pida resposta ao comando do acelerador, resultando em potˆncia. Com a combustÆo da mistura mais eficiente e com o aux¡lio do sistema de catalisador e do sensor de oxigˆnio (O2), as emissäes de gases poluentes foram ainda mais reduzidas. O modelo est  em conformidade com o PROMOT (Programa de Controle da Polui‡Æo do Ar por Motociclos e Ve¡culos Similares).

O motor da Honda CBR 600RR tamb‚m vem equipado com um novo sensor respons vel em manter o ponto ideal da igni‡Æo. Al‚m disso, tem a fun‡Æo de monitorar a combustÆo dos cilindros e, assim, evitar a pr‚-igni‡Æo e a autodetona‡Æo do combust¡vel.

Caso isso ocorra (essa autodetona‡Æo), o sistema automaticamente retarda a igni‡Æo na vela o tempo que for necess rio para solucionar o problema. Esse componente tamb‚m pode corrigir o uso de combust¡vel com baixa octanagem, retardando instantaneamente o tempo de explosÆo at‚ que qualquer sinal de combustÆo ou outro barulho desapare‡a.