Nova Tiger fica mais rápida, macia e confortável em pisos asfaltados

Nova Tiger fica mais rápida, macia e confortável em pisos asfaltados

Nova Tiger fica mais rápida, macia e confortável em pisos asfaltados

A inglesa Triumph, um dos mais tradicionais fabricantes de motocicletas do mundo, est  mudando um verdadeiro campeÆo de vendas: o modelo Tiger, uma motocicleta de uso misto que ‚ o carro-chefe de vendas da marca.

No mercado brasileiro, o Grupo Izzo, que representa oficialmente a Triumph, j  est  comercializando a linha 2006 da Tiger. O modelo, que j  teve mais de 20 mil unidades vendidas no planeta desde o seu surgimento h  13 anos, ‚ respons vel por 70% das vendas da marca no Pa¡s.

A nova Tiger ‚ uma motocicleta £nica, capaz de oferecer excelente desempenho em trilhas off-road e, a partir de agora, tamb‚m em pisos asfaltados. A Triumph Tiger introduziu no Pa¡s um novo segmento: o dos modelos SUB (Sport Utility Bike), classifica‡Æo atribu¡da …s motocicletas que oferecem excelente desempenho tanto no asfalto quanto no uso fora-de-estrada.  um produto destinado a um p£blico aventureiro, com alto grau de sofistica‡Æo, que busca diversÆo e performance.

As mudan‡as efetuadas na nova Tiger tiveram como objetivo melhorar ainda mais a sua dirigibilidade, proporcionando manobras mais r pidas e aumentando sua agilidade e sua maciez nos pisos de asfalto. Para tanto, entre as inova‡äes, destaque para a nova geometria das suspensäes, que foram redimensionadas – um detalhe que garante ao modelo maior absor‡Æo das irregularidades do solo – e ficaram mais progressivas – proporcionando maior controle e seguran‡a ao motociclista.

As principais altera‡äes nas suspensäes consistem de molas com carga maior na dianteira e na traseira, retorno do hidr ulico aumentado em 20%, comprimento do amortecedor ampliado para adequar-se …s mudan‡as na balan‡a e geometria da dire‡Æo alterada – caster: 25,8 graus (antes era 28 graus) e trail: 87,9 mm (antes era de 92 mm). O curso da suspensÆo dianteira foi reduzido em 30 mm, visando melhora na dirigibilidade e melhor distribui‡Æo de peso, evitando o afundamento excessivo nas frenagens e o levantamento da frente nas acelera‡äes. O guia da corrente e o protetor da corrente tamb‚m foram revisados para se adequarem … nova balan‡a. A distƒncia entreeixos foi reduzida de 1.550 mm para 1.537 mm.

Novas rodas e novos pneus
O modelo tamb‚m ganhou novas rodas dianteira e traseira, de liga leve, com multi-raios, que utilizam os novos pneus sem cƒmara Michelin Anakee como equipamento de s‚rie. Novos discos de freio dianteiro e traseiro, mais leves e adequados …s novas rodas, complementam o conjunto. Os pedais de freio e de cƒmbio foram redesenhados, enquanto a carenagem frontal e os protetores de mÆo protegem o piloto.

Visualmente, a nova Tiger tamb‚m traz novidades, como a nova pintura prata do chassis (antes a cor utilizada era o preto), mesa superior e guidÆo em prata (antes eram em preto) e novos adesivos do tanque de combust¡vel. O design da Tiger se caracteriza pelo tanque de combust¡vel elevado e pela grande carenagem, que envolve o farol de lente dupla. A traseira ‚ suavemente empinada e robusta, aspecto que d  ao modelo uma aparˆncia off-road.

Seu motor de 955 cc, com refrigera‡Æo l¡quida e inje‡Æo eletr“nica de combust¡vel, ‚ de trˆs cilindros em linha, gera potˆncia de 105 cv a 9.500 rpm e torque de 92 Nm a 4.200 rpm. Essa configura‡Æo torna a motocicleta econ“mica e confort vel para longas viagens. O cƒmbio ‚ de seis velocidades.

O excelente desempenho em estradas de terra e trilhas ‚ assegurado pela suspensÆo traseira monoamortecida com ajuste de pr‚-carga e retorno e curso de 200 mm. Esse sistema torna o rodar da motocicleta firme e suave. J  a suspensÆo dianteira ‚ composta por um garfo telesc¢pico, com bengalas de 43 mm de diƒmetro e 170 mm de curso.

Versäes e equipamentos
A nova Tiger 955i chega ao mercado nacional em quatro versäes: S (R$ 62.900), X (R$ 67.900), T (R$ 71.900) e T GPS (R$ 74.900). A linha conta com sofistica‡äes como manoplas aquecidas (opcionais na S e de s‚rie nas demais) e sistema GPS de navega‡Æo (item de s‚rie na versÆo T GPS e opcional nas demais). A Tiger T GPS ‚ a £nica motocicleta do seu segmento, no Pa¡s, que vem de s‚rie com GPS de £ltima gera‡Æo. O sistema traz registradas informa‡äes da malha rodovi ria do Pa¡s e a programa‡Æo das rotas das principais cidades brasileiras, oferecendo ao condutor todos os dados em um display.

A moto conta com uma grande variedade de acess¢rios opcionais que j  estÆo dispon¡veis nas concession rias: ponteira esportiva, mala traseira, capa, encosto da mala traseira, bolsas internas de nylon, bolsa do tanque, banco de gel do piloto, banco de gel do garupa, p ra-brisa alto, p ra-brisa esportivo, alarme, extensÆo do p ra-lama dianteiro, extensÆo do p ra-lama traseiro e cavalete central. A nova Tiger est  dispon¡vel nas cores Prata Aluminium, Verde British e Laranja Lucifer.

Sobre a Triumph
A marca britƒnica de motocicletas Triumph ‚ uma das mais tradicionais no mundo das duas rodas. A empresa, que comemorou seu centen rio em 2002, tem atividades em outros 12 pa¡ses – Estados Unidos, Inglaterra, Austr lia, It lia, Alemanha, JapÆo, Su¡‡a, Su‚cia, Fran‡a, B‚lgica, Holanda e JapÆo – e comercializa cerca de 36 mil unidades por ano. Produz motocicletas sofisticadas que aliam o elegante design … tecnologia de ponta. Por possuir um mix de produtos bastante diversificado, a Triumph atende a todos os fÆs das motocicletas top de linha, que querem status, performance, conforto e elegƒncia. Mais informa‡äes no site www.triumph.co.uk.