Nova Yamaha  YZF-R1, a moto mais cobiçado do mundo

Nova Yamaha YZF-R1, a moto mais cobiçado do mundo

Nova Yamaha  YZF-R1, a moto mais cobiçado do mundo

Elaborada artisticamente pela engenharia da Yamaha, a YZF-R1 na versÆo 2007 tem esp¡rito dinƒmico, requerido pelos pilotos de uma superesportiva

Desde quando iniciou a sua gera‡Æo em 1998, a Yamaha YZF-R1 superou as expectativas dos pilotos e apaixonados por motocicletas superesportivas de todo o mundo. A YZF-R1 nasceu de um conceito que mistura arte e engenharia devido as suas caracter¡sticas de motor e comportamento.
A Yamaha sempre colocou em primeiro plano o princ¡pio da rela‡Æo homem-m quina, algo inovador que sempre a diferenciou das outras marcas de motocicleta. Com a quinta gera‡Æo da YZF-R1, a hist¢ria se mant‚m, tanto que a nova “R1″ apresenta uma gama de avan‡adas tecnologias.
A id‚ia de desenvolver tecnologias que transformem a motocicleta como uma extensÆo do corpo humano permitiu a Yamaha criar modelos mais inovadores, emocionantes e not veis. Com esse esp¡rito a Yamaha criou o exclusivo conceito G.E.N.I.C.H, (Gˆnesis Eletronic engeneering aimed at New Innovative Control technology based on Human sensibilities), uma s‚rie de novas tecnologias que agregam o conceito. O avan‡ado conceito G.E.N.I.C.H, re£ne a tendˆncia das aplica‡äes da Yamaha e segue o preceito da integra‡Æo homem-m quina, ou seja, criar um conceito em que a tecnologia eletr“nica de £ltima gera‡Æo aumente o rendimento e melhorar a experiˆncia da pilotagem.
A Yamaha sempre vanguardista no desenvolvimento de novas tecnologias, desenvolveu os sistemas YCC-I e G.E.N.I.C.H sendo o primeiro e £nico a entrar no segmento das motos esportivas de s‚rie.

YCC-I (Yamaha Chip Controlled Intake)
A arquitetura do sistema de admissÆo do motor foi desenhada para garantir maior efic cia volum‚trica em regimes habituais. Em geral, um duto longo oferece melhor rendimento em uma condu‡Æo suave. J , um “desenho” curto pede regimes mais altos.
Durante o processo de admissÆo de qualquer motor 4 tempos, o movimento do pistÆo cria uma pressÆo negativa no duto de entrada, causando uma diferen‡a no funcionamento do propulsor. Essa diferen‡a de pressÆo causa uma rea‡Æo inversa na v lvula de admissÆo ocasionando o nÆo aproveitamento da capacidade volum‚trica.
O YCC-I conta com um sistema servo assistido eletronicamente que controla quatro dutos dividido em duas partes, inferior e superior. Quando estÆo totalmente conectados eles atingem 140 mm de comprimento, oferecendo neste caso economia e bom desempenho em baixas rota‡äes. A partir do momento que o piloto acelera a abertura pode diminuir at‚ 65 mm. Ou seja, o aproveitamento do motor ‚ de 100%.
Batizado de YCC-I, Yamaha Chip Controlled Intake, ou controle de admissÆo de ar vari vel, o sistema, derivado da YZF-M1 trabalha com v rios sensores e trˆs microprocessadores que regulam a altura dos dutos de admissÆo.

YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle)
Com a indu‡Æo de entrada de ar, que aumenta a efic cia da admissÆo, aliada ao YCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle) a YZF-R1 mant‚m a essˆncia do conceito homem-m quina que fornece caracter¡sticas e tecnologias jamais vistas no mundo das duas rodas. Com o YCC-T a acelera‡Æo da YZF-R1 ‚ perfeita com boa entrega de torque tanto em baixa como em m‚dias rota‡äes. Assim como o controle de admissÆo vari vel o sistema de acelerador eletr“nico nasceu nas pistas de competi‡Æo.

Motor com 4 v lvulas por cilindro
A Yamaha YZF-R1 tem um conjunto que oferece uma resposta afinada e um rendimento jamais apresentado na categoria esporte. Com 180 cv a 12.500 rpm (sem incluir a indu‡Æo direta a ar), a quinta gera‡Æo da R1 ‚ sem d£vida a moto mais impressionante e potente da gama “R” que j  foi fabricada no mundo. Se comparada … versÆo anterior, a YZF-R1 2007 est  com 5 cv a mais e sem alterar o diƒmetro e curso do cilindro declarado no ano passado, 77 x 53,6 mm. J  a taxa de compressÆo do motor 4 tempos de 998 cmü, arrefecido a l¡quido, foi elevada de 12,4: 1 para 12,7: 1. Outra novidade para 2007, ‚ a ado‡Æo do cabe‡ote de quatro v lvulas de titƒnio por cilindro, seguindo a mesma tecnologia utilizada nas pistas do motoGP.

Design, potˆncia e meio ambiente
A YZF-R1 est  equipada com um escapamento redesenhado para garantir melhor rendimento ao motor e ao mesmo tempo oferecer visual arrojado e agressivo. A Yamaha entende que ao mesmo tempo em que ‚ necess rio ganhar potˆncia, ‚ preciso se preocupar com o meio ambiente. Pensando nisso, os catalisadores da R1 contam com sensores que controlam a emissÆo de poluentes, assim como controlam a mistura conforme a qualidade do combust¡vel.

Quadro inspirado na M1 de pista
A evolu‡Æo do chassi da YZF-R1 ficou condizente com a do propulsor. A quinta gera‡Æo tem um formato ideal para oferecer ao piloto maior maneabilidade e melhor aproveitamento em curvas, al‚m de estabilidade nas retas. O segredo da nova “estrutura”, similar … encontrada na YZF-M1, sÆo diferentes tipos de alum¡nio empregado e os novos pontos de fixa‡Æo. A balan‡a traseira oferece uma configura‡Æo assim‚trica. Se comparado com a versÆo anterior, a resistˆncia … tor‡Æo da nova balan‡a aumentou em 30%.
A suspensÆo dianteira do tipo invertida da YZF-R1 tamb‚m ‚ totalmente nova para se equilibrar com harmonia … balan‡a traseira, o curso aumentou, agora sÆo 120 mm.
J  os freios, considerados os melhores da categoria, receberam discos de 310 mm e pin‡as radiais de seis pistäes. Apesar de menores, eles estÆo mais eficientes e oferece melhor maneabilidade.

T£nel do vento
A estrutura “corporal” desta m quina foi desenhada para reduzir a resistˆncia do ar e ao mesmo tempo aproveitar o fluxo de entrada nos dutos para aumentar o volume da admissÆo. Fator fundamental para aumentar em 9 cavalos a potˆncia da motocicleta quando o sistema entra em a‡Æo.
Desde quando foi apresentada, a carenagem agressiva e atl‚tica da YZF-R1 marcou uma nova fase no conceito esportividade. Com linhas bem definidas, o modelo 2007 se beneficia do desenvolvimento da tecnologia G.E.N.I.C.H.
A Yamaha YZF-R1 tem um ano de garantia sem limite de quilometragem e pre‡o p£blico sugerido, posto Guarulhos, SÆo Paulo, de R$ 65.225,00. O modelo est  dispon¡vel na cor azul com um ano de garantia, sem limite de quilometragem.