A moto num de seus ambientes preferidos

Uma Yamaha SCR 950 especial, por Jeff Palhegyi Designs

As motos da linha custom (ou cruiser) sempre foram as preferidas para as grandes oficinas de personalização. De olho nesse mercado e na esteira da troca de sua linha “Star” por modelos mais modernos, a Yamaha Europa estimulou os artistas que personalizam motos com o projeto Yard Built a partir de 2015.

2017_yam_ybxvs950xr-jpd_eu_custom_sta_002

Daí surgiram modelos novos, como a XV 950 Racer, as XSR 700 e XSR 900 e a Bolt, esta última exclusiva para o mercado norte-americano e que compartilha sua motorização com a SCR 950, moto que surgiu alguns meses depois, em 2016. O motor é um V-Twin (60º) de 942 cc, com injeção eletrônica de combustível e arrefecimento a ar, mas o design é inspirado nas scrambler de estrada dos anos 60.

Tendo sido concebida para suportar tudo, desde ruas comuns a estradas não pavimentados, esta scrambler urbana é a moto escolhida para dar continuidade ao programa Yard Built em 2017. Desta vez o projeto faz uma escala no Sul da Califórnia (EUA) para mostrar um especialíssima Yamaha SCR 950 pelo já conhecido Jeff Palhegyi, da “Jeff Palhegyi Designs”, customizador de motos há mais de 20 anos, sediado no Sul da Califórnia. O ateliê de design tornou-se famoso por transformar obras de arte conceituais em máquinas funcionais.

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

Uma moto inspirada no passado

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

Rodas de alumínio com 40 raios

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

Detalhes da suspensão e escapamento pensados exclusivamente

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

O motor é o mesmo da Yamaha Bolt

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

O cuidado nos mínimos detalhes

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

A personalizada e a original (ao fundo)

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

Despojada, retrô, robusta e cheia de estilo

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

Uma autêntica scrambler anos 60, com a tecnologia atual

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

Suspensão especialmente desenhada para ela

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

Elegância, como não deve faltar a uma moto feita para ser vista

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

A obra de arte na galeria

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

Na oficina do artista Jeff Palhegyi

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

A moto num de seus ambientes preferidos

Yamaha SCR 950

Yamaha SCR 950

A SCR 950 pronta para a diversão

Um de seus primeiros trabalhos foi uma Yamaha Royal Star de 1995, mas Jeff produziu de tudo, desde motos cruiser, passando por motos de pista, off-road, as “TT” SR 400 e outras tantas. Foram construídas mais de 70 motos personalizadas pela empresa desde 1995 e o lançamento da Yamaha SCR 950 tornou-a uma escolha natural para a personalização de Jeff Palhegyi Designs.

“A SCR 950 é uma moto que pode dar resposta a várias necessidades de um motociclista”, comentou Cristian Barelli, coordenador de marketing da Yamaha Europa. “Jeff captou a essência da SCR 950 com sua versatilidade, capaz de proporcionar experiências de condução totalmente diferentes, sem perder o verdadeiro espírito que está presente em todas as motocicletas da linha Sport Heritage da Yamaha. Ele criou uma scrambler minimalista com aspecto robusto, sem perder a base essencial da SCR 950″, elogiou Barelli.

A Big Bear Scrambler de 1968 que inspirou o trabalho na SCR 950

A Big Bear Scrambler de 1968 que inspirou o trabalho na SCR 950

“Depois de ver a SCR950 pela primeira vez, sabia que seria muito entusiasmante personalizar esta moto”, afirmou Jeff. “Mas para não confundir com outras scrambler que estão por aí, queríamos fazer algo diferente”, explicou o artista. O projeto presta claramente homenagem à Big Bear Scrambler, com caraterísticas como o logotipo Yamaha embutido, apoios para os joelhos em borracha no tanque de combustível, pintura em dois tons e um sistema de escape personalizado com proteções térmicas.

A transformada e a original atrás

A transformada e a original atrás

O capricho nos detalhes segue no guidão Renthal envolto por couro personalizado Duane Ballard, tudo combinando com o banco e a mala de ferramentas na suspensão dianteira, até o braço de suspensão mais curto apoiado por amortecedores traseiros de 14 polegadas Fox RC1 Podium, uma mistura de componentes especializados contemporâneos com estilo do passado.

A lente do farol traseiro personifica a mistura de passado e presente, junto com os painéis laterais e o subquadro personalizados, os para lamas dianteiro e traseiro com estilo off-road vintage, os pneus Shinko Adventure Trail montados com rodas em alumínio de 40 raios Ride Wright, a proteção de cárter e suporte do farol em alumínio personalizados, os tubos de freios com malha de aço e uma cobertura Faster Sons em alumínio com o logotipo personalizado para o filtro de ar K&N.

Se você gosta de motocicletas personalizadas, veja mais aqui no Motonline.

Separador_motos



Sidney Levy

Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.