Publicidade

Acontece nesta quarta-feira (10/12), em Brasília (DF) a cerimônia de lançamento do site www.vivaotransito.com.br, resultado da parceria entre a NovaDutra (empresa do Grupo CCR) e o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito. O evento será realizado a partir das 19h00 no Mercure Hotel Brasília Eixo Monumental, localizado no SHN, Quadra 05, Bloco G, Asa Norte.

A inauguração do site contará com as presenças do diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva, e do Diretor-Presidente da NovaDutra, Maurício Soares Negrão, entre outras autoridades e executivos do setor.

O objetivo do site é atrair a atenção do público infanto-juvenil para questões relacionadas à educação de trânsito e cidadania. O endereço na internet será utilizado como canal de comunicação com alunos e professores das redes de ensino municipais e estaduais de todo o País. A proposta é estimular a responsabilidade social no trânsito, a discussão da violência na vida cotidiana e no trânsito e ampliar o senso de responsabilidade individual no espaço público.

Segundo Gilberto Pinheiro, analista de Relações Institucionais da NovaDutra, o novo espaço eletrônico também será utilizado como complemento do Programa Estrada para a Cidadania, que trabalha questões relativas a educação de trânsito e cidadania com mais de 70 mil alunos de escolas públicas municipais, somente no ano de 2008, localizadas na área de influência da Via Dutra (BR-116 RJ-SP – Rodovia Presidente Dutra).

Publicidade

“Vamos buscar disseminar em todo o Brasil mensagens em favor da vida e da paz no trânsito de maneira lúdica e interativa”, diz Gilberto. “Nossa proposta é contribuir para promover atitudes seguras e solidárias das crianças e jovens junto às famílias e demais grupos sociais”.

Programa Estrada para a Cidadania
Implantado em 2005 no eixo da Via Dutra, o Programa Estrada para a Cidadania reúne um conjunto de ações de caráter educacional, que visa levar informações sobre segurança de trânsito e cidadania a alunos da 3ª série (4º ano) das redes públicas municipais de ensino. Em quatro anos, o Programa já envolveu 220 mil alunos e 7.500 educadores.

Integralmente patrocinado pela NovaDutra, o Programa oferece conteúdo didático exclusivo aos educadores, levando em consideração a transversalidade entre matérias. Isso significa que um mesmo assunto pode começar a ser tratado na aula de História e prosseguir na aula de Geografia, unindo aos conteúdos tradicionais informações sobre trânsito e cidadania. Para facilitar a assimilação dos conteúdos pelas escolas, o Programa treina diretores, coordenadores e professores de escolas envolvidas com sugestões de exercícios, trabalhos e atividades de sala. Além disso, oferece gratuitamente material de apoio aos educadores e cartilhas a todos os alunos abrangidos.

A preparação dos educadores acontece mensalmente por meio de palestras de sensibilização e oficinas de capacitação, que ocorrem nas cidades abrangidas pelo projeto. À medida que o conteúdo é ministrado, novas possibilidades de aplicação do material didático são apresentadas. Nas escolas, as aulas do Programa Estrada para a Cidadania acontecem semanalmente e algumas das atividades estão formatadas de maneira a envolver também os familiares das crianças, com exercícios que precisam ser realizados em casa.

Publicidade