Publicidade

NovaDutra realiza nesta terça-feira (13/04), lançamento do Programa Estrada para a Cidadania, em São José dos Campos (SP)

Evento envolverá educadores de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Guararema, Jacareí, São José dos Campos e Caçapava (SP).

Acontece nesta terça-feira (13/04) em São José dos Campos (SP), o lançamento da edição 2010 do Programa Estrada para a Cidadania, patrocinado pela NovaDutra. O encontro acontece no Hotel Novotel, a partir das 08h30, e envolverá educadores de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Guararema, Jacareí, São José dos Campos e Caçapava.

O Programa Estrada para a Cidadania visa levar informações sobre segurança de trânsito e cidadania a alunos de 3ª série (4º ano) das redes públicas municipais de ensino. Desde 2005, já participaram do programa, 275 mil alunos e 10.500 educadores. Em 2010, o Programa vai englobar 75 mil crianças e 3 mil educadores em 35 cidades servidas pela rodovia.

Publicidade

Esta é a segunda cerimônia a ser realizada neste ano. A primeira foi realizada para educadores dos municípios de Taubaté a Queluz, e as próximas envolverão educadores do trecho fluminense da Via Dutra.

Da teoria à prática – Com a realização do Programa Estrada para a Cidadania, a NovaDutra, com apoio dos professores, pretende contribuir na formação dos cidadãos-motoristas do futuro. A Concessionária aposta na transformação pela educação transmitida nas salas de aula e transportada para o dia-a-dia das crianças e familiares.

O Gestor de Relações Institucionais da NovaDutra, Gilberto Pinheiro, ressalta que, além de aulas semanais de educação e cidadania nas salas de aula, os professores são incentivados a promover ações extra-classe que vão desde ações de a conscientização aos motoristas no trânsito a trabalhos práticos nos bairros onde estão inseridas as escolas.

“Desenvolvemos junto com a Polícia Rodoviária Federal as ações Crianças Amigas da Estrada, através das quais levamos alunos do Programa para aplicarem os conhecimentos adquiridos em conversas com os motoristas”, destaca Pinheiro. “Durante as ações, os alunos conversam com os policiais e vão para locais adequados, onde passam aos motoristas tudo o que aprenderam na sala de aula. Nesse momento, a criança tem seu momento de professor, e os motoristas, muitas vezes pais e mães, se tornam os alunos, que aprendem, se sensibilizam e se emocionam com as dicas dos pequenos.”

Publicidade

Mecânica – O conteúdo didático exclusivo do Programa Estrada para a Cidadania leva em consideração a transversalidade entre matérias. Isso significa que um mesmo assunto pode começar a ser tratado na aula de História e prosseguir na aula de Geografia, unindo aos conteúdos tradicionais informações sobre trânsito e cidadania.

Todo o conteúdo do Programa é ministrado pelos educadores municipais. Para facilitar a sua assimilação pelas escolas, o Programa treina esses educadores, com sugestões de exercícios, trabalhos e atividades de sala. Além disso, a Concessionária oferece gratuitamente material de apoio aos professores e cartilhas a todos os alunos envolvidos.

A preparação de diretores de escolas, coordenadores e professores acontece mensalmente por meio de palestras de sensibilização e oficinas de capacitação, que ocorrem nas cidades abrangidas pelo projeto. À medida que o conteúdo é ministrado, novas possibilidades de aplicação do material didático são apresentadas aos educadores.

Nas escolas, as aulas do Programa Estrada para a Cidadania acontecem semanalmente e algumas das atividades estão formatadas de maneira a envolver também os familiares das crianças, com exercícios que precisarão ser realizados em casa. Com essa dinâmica, a CCR NovaDutra estima que aproximadamente 300 mil pessoas são atingidas pelas mensagens educativas.

Publicidade

Lançamento do Programa Estrada para a Cidadania
Data: 13/04/2010
Horário: Das 08h30 às 11h30
Local: Hotel Novotel – Avenida Dr Nelson D`Ávila 2200, Vila das Acácias – São José dos Campos (SP)

Participação de educadores das seguintes cidades: Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Guararema, Jacareí, São José dos Campos e Caçapava