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O Denatran divulgou as novas regras para renova‡Æo da carteira nacional de habilita‡Æo e quem for habilitado antes de 1999 ter  de fazer o curso completo de reciclagem e nÆo apenas o de primeiro socorros, como foi noticiado anteriormente.

Agora sim, est  certo! Ao contr rio do que foi divulgado aqui mesmo no Motonline, as novas regras para renova‡Æo da carteira de habilita‡Æo sÆo mais abrangentes e muito mais inteligentes. Eu mesmo defendi aqui (veja o link www.motonline.com.br/NOTICIAS/noticias-castigo.html) que a reciclagem deveria ser obrigat¢ria aos motoristas habilitados antes de 1999. O motivo sÆo v rios.

O primeiro deles ‚ que algumas leis e sinais de trƒnsito foram alterados ou acrescentados depois de 1968, data da mais recente grande altera‡Æo no C¢digo Nacional de Trƒnsito. Em 1997 o C¢digo passou por uma profunda reforma e os motoristas habilitados antes desta data nÆo tiveram conhecimento.  importante fazer a reciclagem para se atualizar com leis e at‚ normas de conduta e de educa‡Æo que passaram por mudan‡as nestes 30 anos.

O segundo bom motivo para a reciclagem ‚ a tentativa de reduzir o n£mero de acidentes e de v¡timas fatais que hoje chega a um patamar quase endˆmico. Morrem 100 pessoas por dia no trƒnsito brasileiro e outras 1.000 ficam feridas. Nenhum conflito armado no mundo produz um n£mero tÆo devastador de v¡timas. Como a falha humana encabe‡a a lista das causas dos acidentes, nada mais ben‚fico do que propor aos motoristas uma revisÆo em seus conceitos.

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A nova medida entrar  em vigor s¢ a partir de 22 de mar‡o e alguns pontos ainda serÆo discutidos. No entanto j  se sabe que profissionas de sa£de (m‚dicos, p ra-m‚dicos, socorristas etc) nÆo terÆo de fazer o curso de primeiros socorros. Outra boa not¡cia ‚ que nÆo ser  necess rio se inscrever em auto-escolas ou assistir aulas em Detrans, bastar  comprar um livreto com as normas de trƒnsito, estudar e fazer a prova.

Eu continuo contr rio …s aulas de primeiros-socorros porque trabalhei em hospital e sei muito bem o quanto um socorro mal feito pode complicar a gravidade da situa‡Æo. Mas o presidente da Abramet (associa‡Æo brasileira de medicina de trƒnsito) F bio Racy, defendeu em entrevista ao jornal O Globo a importƒncia de as pessoas “se sensibilizarem diante das conseqˆncias dos acidentes e pode lev -las a refletir sobre sua forma de dirigir”. Tem l  sua razÆo, por‚m o melhor primeiro socorro que algu‚m pode prestar ‚ passar a mÆo no celular e discar 190.

No entanto o ex-presidente do antigo DNER, Fernando McDowell, diz que as medidas serÆo ineficientes. “Deveriam melhorar as vias, tornar a fiscaliza‡Æo mais eficiente ou fazer uma educa‡Æo de longo prazo”. Ou seja, ensinar desde a escola prim ria, para formar motoristas mais educados. Ali s, de toda dinheirama arrecadada com multas, que deveria servir para educa‡Æo de trƒnsito, apenas 6% ‚ usado para este fim. O restante 94% desaparece de alguma forma.