Publicidade

O XIV SIMEA (Simp¢sio Internacional de Engenharia Automotiva) discutir  os avan‡os das tecnologias voltadas para a ind£stria automobil¡stica, destacando a criatividade dos projetos deste setor.

Um dos temas abordados ser  o n¡vel de emissäes de poluentes dos ve¡culos, j  que este ¡ndice afeta diretamente a sa£de da popula‡Æo, gerando nÆo s¢ preju¡zos ao meio ambiente como tamb‚m um problema social. “O Proconve (Programa de Controle da Polui‡Æo do Ar por Ve¡culos Automotores) ‚ um exemplo de programa que j  reduziu a emissÆo de poluentes, melhorando a qualidade do ar principalmente nos entros urbanos. Ao mesmo tempo, outras solu‡äes precisam entrar em vigor para que nÆo tenhamos problemas mais s‚rios em longo prazo”, ressalta Alfredo Castelli, diretor de Meio Ambiente da AEA (Associa‡Æo Brasileira de Engenharia Automotiva), entidade respons vel pela organiza‡Æo do evento.

A questÆo da polui‡Æo atmosf‚rica como indicativo de qualidade de vida ser  um dos assuntos a serem trabalhados durante o simp¢sio. Como os carros, “nibus e caminhäes sÆo respons veis por grande parte dos altos n¡veis de emissÆo de gases nocivos, os ve¡culos h¡bridos sÆo apontados como uma solu‡Æo vi vel para este problema. A principal inova‡Æo destes carros ‚ a capacidade de converter energia em eletricidade. A eletricidade ‚ estocada em uma bateria at‚ que o motor el‚trico entre em funcionamento, tracionando o ve¡culo e economizando, assim, a energia requerida pelo motor de combustÆo interna. Isso permite que o motor seja mais eficiente, use menos combust¡vel e emita menos poluentes.

Ao contr rio dos ve¡culos el‚tricos, os h¡bridos nÆo precisam ser conectados a fontes externas de eletricidade, pois eles utilizam somente energia proveniente da combustÆo interna e dos freios regenerativos. A combina‡Æo de duas fontes de energia ‚ mais eficiente que o motor de combustÆo interna ou o motor el‚trico por si s¢. A utiliza‡Æo da tecnologia h¡brida atende duas exigˆncias b sicas: a tendˆncia da ind£stria automobil¡stica em desenvolver tecnologias que respeitem requisitos de ordem ambiental e a preocupa‡Æo de ¢rgÆos governamentais mundiais para reduzir a emissÆo de poluentes por ve¡culos automotores, principalmente ap¢s a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, em fevereiro deste ano.

Publicidade

Outras propostas para reduzir as emissäes
A utiliza‡Æo de combust¡veis alternativos tem trazido … tona questäes importantes referentes … sua contribui‡Æo para a polui‡Æo atmosf‚rica e … gera‡Æo e consumo de energia. Al‚m disso, sÆo uma alternativa ao uso de substƒncias f¢sseis. O SIMEA 2006 tamb‚m apresentar  os combust¡veis provenientes da biomassa como op‡äes para a redu‡Æo de CO2. Quantificar a parcela de contribui‡Æo da gasolina, do  lcool e do diesel para a polui‡Æo atmosf‚rica ‚ essencial na an lise da disponibilidade energ‚tica de cada um e suas rela‡äes com a emissÆo dos ve¡culos. SerÆo considerados todos os poluentes regulamentados e qual o rendimento energ‚tico de cada um deles, adequando o motor ao combust¡vel de forma a ober a melhor eficiˆncia de energia e a menor emissÆo.

Al‚m disso, o SIMEA 2006 apresentar  um panorama sobre a utiliza‡Æo internacional das tecnologias mais conhecidas de “Retrofit”, que sÆo sistemas especialmente desenvolvidos para redu‡Æo da emissÆo de ve¡culos e motores Diesel. Ser  discutida a viabilidade para a utiliza‡Æo desses sistemas no Brasil, que tˆm evolu¡do nos £ltimos anos, representando atualmente uma alternativa de controle ambiental vi vel e confi vel.

Outro desafio da atualidade ‚ a realiza‡Æo da medi‡Æo do n¡vel de emissÆo no escape nos ve¡culos automotores, tanto para a homologa‡Æo dos ve¡culos novos quanto para a realiza‡Æo de programas de inspe‡Æo veicular e levantamento de registros dos existentes. Os ensaios, de acordo com as normativas brasileiras, sugerem a retirada do motor do ve¡culo para avalia‡Æo. Com o intuito de estimar o potencial poluidor de caminhäes e “nibus em condi‡äes reais de opera‡Æo, sem a necessidade de retirada do motor, o SIMEA 2006 apresentar  uma nova metodologia para a realiza‡Æo de ensaios, utilizando GNV (G s Natural Veicular) como combust¡vel.

Evento: SIMEA 2006 – Data e hor rio: Dia 28 de setembro – das 8h …s 20h – Dia 29 de setembro – das 8h …s 19h Local: Centro Fecomercio de Eventos Rua Dr. Pl¡nio Barreto, 285, Bela Vista – SÆo Paulo – SP Informa‡äes: www.simea.org.br e 11 5575-9043

Publicidade