Novidade sob três rodas

Novidade sob três rodas

Novidade sob três rodas

Mercado mundial se rende … nova onda de triciclos e os lan‡amentos nÆo param de surgir. Fabricada por uma empresa americana a novidade agora ‚ o F3 Adrenaline

Em 2007 o mercado mundial de motocicletas viu ressurgir uma categoria que tinha perdido espa‡o: os triciclos. Ao contr rio dos convencionais, com duas rodas atr s e uma na frente, nos £ltimos anos o que se viu foi a apari‡Æo de modelos com as duas rodas na dianteira e a terceira, motriz, na traseira.
A primeira a apostar nessa nova onda foi a italiana Piaggio, com seu MP3, um veiculo revolucion rio que apareceu causando enorme repercussÆo. Em seguida vimos o lan‡amento do Spyder, da BRP, tamb‚m seguindo a mesma linha. Agora, a novidade vem da americana Trirod com o lan‡amento do F3 Adrenaline, um triciclo com o melhor do estilo chopper, como define seu fabricante.
A id‚ia da Trirod era construir um triciclo nÆo apenas bonito, mas que tamb‚m oferecesse bom desempenho nos deslocamentos em ruas e estradas com total seguran‡a. O desenho escolhido foi esse, pois, de acordo com a fabricante, a configura‡Æo com duas rodas na dianteira e uma na traseira torna-se mais segura contra capotagens. Com distƒncia entre-eixos de quase dois metros (1930,4 mm) e altura do assento de 431,8 mil¡metros o F3 Adrenaline ‚ o modelo ideal para quem nÆo quer passar despercebido ao rodar por a¡.
Na frente os destaques ficam por conta das duas rodas e da ampla carenagem frontal. O painel ‚ inexistente, sem nenhuma informa‡Æo para o piloto. Por outro lado o F3 esbanja requinte e tecnologia. Detalhes como a dire‡Æo servo-assistida eletronicamente, e pe‡as em fibra de carbono garantem toda sofistica‡Æo do conjunto. O tanque curvo de linhas compactas tem como ponto negativo a capacidade de combust¡vel, de m¡seros 9,4 litros. Na traseira, sem espa‡o para o garupa, apenas um pequeno p ra-lama encobrindo a roda.

Novidade sob três rodasMecƒnica e ciclistica
O visual invocado do triciclo tamb‚m se mostra presente no belo propulsor fabricado pela Harley-Davidson. Trata-se de um V-2 com acabamento todo cromado e 1967 cmü de capacidade c£bica. Infelizmente o fabricante prefere manter em segredo dados como potˆncia e torque. Para os mais curiosos apenas informa‡äes mais b sicas da mecƒnica da moto sÆo apresentadas, como o cƒmbio de seis velocidades com a marcha-a-r‚ feita por um pequeno motor el‚trico, e a transmissÆo final feita por correia dentada refor‡ada com kevlar.
Na cicl¡stica o inusitado triciclo tamb‚m mostra todos seus atributos. As suspensÆo dianteira ‚ composta por bra‡os duplos desiguais, em “V”, com tirantes e amortecedores totalmente ajust veis, sistema semelhante ao utilizado pelos carros de Formula 1. Na traseira o F3 Adrenaline usa uma suspensÆo com mono amortecedor Penske, tamb‚m totalmente ajust vel. Os pneus dianteiros tˆm medidas 195/40-17. J  na traseira o conjunto usa um pneu de 250/25 em roda de 18 polegadas. Os freios sÆo a disco com 250 mm atr s e dois discos de 330 mm na frente.
Com sede na Calif¢rnia, nos Estados Unidos, a Trirod espera atrair cliente do mundo inteiro com o F3 Adrenaline. “N¢s acreditamos que os fÆs de motocicletas estÆo procurando por algo novo e mais excitante”, diz Paul Seiter, CEO da Trirod Motorcycles. “O F3 Adrenaline oferece …s pessoas uma nova era para o mercado de motocicletas mundial”, completa. Para os interessados o valor do “brinquedinho” ‚ de US$ 54.995, sendo que as encomendas podem ser feitas diretamente pela internet no site do construtor (www.trirodmotorcycles.com).