Publicidade

Novo campeonato promete revolucionar motovelocidade brasileira

2010 tem tudo para ser um ano histórico na motovelocidade brasileira. Com a chegada do Superbike Series ao Brasil, a expectativa é que a modalidade seja alçada a um novo patamar.

A competição, que promete ser a maior de todos os tempos no país, terá um formato inédito. Ela será dividida em dois eventos e terá um total de quinze etapas: o Pirelli Superbike, que terá seis categorias somente para motos, e o TNT Superbike, com duas categorias 1000cc, unindo o melhor do automobilismo e do motociclismo num mesmo evento que será realizado junto com o Itaipava GT Brasil (GT3).

Os campeonatos surgem fortes para dar um novo fôlego à motovelocidade, que embora tenha crescido nos últimos anos, ainda está muito longe do nível que pode atingir. No exterior, a motovelocidade é uma das modalidades a motor mais populares, comparada inclusive ao futebol. Ambas as competições servirão de celeiro para novos talentos e também reunirão os pilotos mais experientes.

Publicidade

“Fiquei muito feliz quando soube desta notícia. Estava faltando um evento deste nível para o País. Esta iniciativa é fundamental para inserir definitivamente a motovelocidade no cenário esportivo brasileiro”, comentou Ricardo Simohara, um dos pilotos mais experientes hoje no país.

O campeão do Superbike Series será definido pelo maior número de vitórias acumuladas nas duas competições, como acontece no mundo do Tênis e Boxe. O Pirelli Superbike terá cinco provas no Autódromo de Interlagos e duas fora de São Paulo, a definir entre Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Já o TNT Superbike terá quatro provas em Interlagos e outras quatro em locais a definir.

Categorias – Ao todo, os dois campeonatos terão três categorias destinadas às motos de 1000cc. Além da Superbike, os grandes destaques são as categorias Superbike Stock e Superbike Pro-Am, abreviação de Pró-Amador. O campeonato da Stock acontece apenas no Pirelli Superbike e a disputa da Superbike e da Pro-Am, também acontecerá no TNT Superbike.

Na Superbike Stock, as motocicletas são as mesmas utilizadas nas ruas e o piloto não precisa fazer alterações significativas para competir. Já a Superbike Pro-Am possui motos idênticas à da categoria máxima. Entretanto, os competidores dessa categoria são menos experientes.

Publicidade

O Pirelli Superbike terá ainda mais três categorias, a 600cc, a 250cc e a Júnior Cup, categoria para pilotos menores de idade e que desejam iniciar os primeiros passos na modalidade. Outra categoria especial será a Copa Kawasaki 250cc, exclusivamente monomarca para pilotos amadores. O Superbike Series terá premiação dividida em módulos. As 7 etapas do Pirelli Superbike definirão o campeão deste campeonato. As cinco etapas em SP definirão o Campeão Paulista. As 8 etapas do TNT Superbike terão também o seu campeão e o piloto, que somar mais pontos nas 15 etapas dos 2 eventos será o grande campeão nacional do Superbike Series.

As quinze etapas do Pirelli Superbike e do TNT Superbike serão transmitidas ao vivo pela ESPN Brasil. A produção de televisão será da Master Vídeo, uma das mais renomadas produtoras especializadas em transmissão de eventos de competição a motor. Além da transmissão pela TV, as etapas também terão transmissão ao vivo pela Internet. A Y.Sports é parceira estratégica do novo campeonato e será responsável por toda a parte de comunicação e coordenação das transmissões de TV.

Lançamento – Nessa sexta-feira, 13 de novembro, a partir das 20h, acontece a apresentação oficial do Superbike Series, com participação aberta para a imprensa, competidores e pilotos. O local escolhido para o anúncio do maior evento para a motovelocidade brasileira será o Centro de Convenções do Hotel Estamplaza International, localizado à Rua Fernandes Moreira, 1293, Chácara Sto. Antônio em São Paulo.

Para saber de todos os detalhes do Superbike Series e para participar da apresentação desse evento, os interessados devem aproveitar as poucas vagas confirmando a participação através do e-mail [email protected]. Outras informações pelo telefone (11) 5524-5684.

Publicidade

O Superbike Series é uma realização da MotoSchool. Patrocínio de Pirelli, Maxima Racing Oils, Alpinestars, Alemão Pneus, Shark. Apoio São Paulo Turismo e Prefeitura da Cidade de São Paulo.