Publicidade

Conforme explicado pelo CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, no Wrooom da Ducati neste mês de Janeiro, um novo formato de qualificação vai ser introduzido na categoria de MotoGP para aumentar o espectáculo para os adeptos e para colocar maior ênfase nos tempos competitivos ao longo das sessões de treinos.

 Além das trocas de pilotos, novas caras e melhorias nas motas, a época de 2013 do MotoGP™ vai contar com mais um excitante factor – um novo formato de Qualificação! O motogp.com explica como funciona o sistema.

Além das trocas de pilotos, novas caras e melhorias nas motas, a época de 2013 do MotoGP™ vai contar com mais um excitante factor – um novo formato de Qualificação! O motogp.com explica como funciona o sistema.

Como em anos anteriores, haverá lugar a três sessões de Treinos Livres de 45 minutos que, num fim-de-semana normal de corridas, serão disputadas na manhã e tarde de sexta-feira, assim como na manhã de sábado. A diferença para este ano será que os tempos estabelecidos nessas sessões vão contar para a Qualificação, com os resultados combinados a determinarem se um piloto vai participar na Q1, ou na Q2.

A Q1 será composta pelos pilotos que tenham apresentado tempos até ao 11º posto (incluído), e para baixo, e terá uma duração de 15 minutos. Durante este período os pilotos serão incentivados a garantir um lugar para a Q2, com os dois mais rápidos da sessão a juntarem-se aos dez mais rápidos dos Treinos Livres. Isto resultará num grupo de 12 pilotos em luta pela pole position na derradeira sessão de qualificação de 15 minutos. Os pilotos que não garantam as duas primeiras posições na QP1 alinham na grelha de partida em função dos seus tempos e a partir da 13ª posição.

Publicidade

Para responder a qualquer alteração inesperada, ou ajustes necessários, haverá um Treino Livre 4 de 30 minutos que terá lugar antes das duas sessões de Qualificação. Esta não será cronometrada, nem contará para determinar em Qualificação os pilotos vão participar.

Os treinos livres e qualificação da Moto2™ e Moto3™ mantêm-se iguais aos do passado.

Novo Procedimento:

1. As três sessões de treinos livres existentes não sofrerão alterações, contudo, os tempos combinados dessas sessão vão determinar a participação na última sessão de qualificação.

Publicidade

2. Os dez pilotos mais rápidos para o Treino de Qualificação 2 (QP2).

3. Todos os outros pilotos alinham no Treino de Qualificação 1 (QP1).

4. Os dois pilotos mais rápidos de QP1 progridem para a QP2, perfazendo um total de 12 pilotos a competirem pelas 12 primeiras posições da grelha de partida.

5. Os pilotos que não fiquem nas duas primeiras posições da QP1 ocuparão as suas posições na grelha em função dos tempos apresentados na QP1 e a partir do 13º posto.

Publicidade

Novos Horários dos Treinos

1º Dia:
 Treinos Livres 1 – 45 Minutos, Cronometrado para Participação no Treino de Qualificação
Treinos Livres 2 – 45 Minutos, Cronometrado para Participação no Treino de Qualificação

2º Dia: Manhã
Treinos Livres 3 – 45 Minutos, Cronometrado para Participação no Treino de Qualificação

2º Dia: Tarde
Treinos Livres 4 – 30 Minutos, NÃO Cronometrado para Participação no Treino de Qualificação
Intervalo – 10 Minutos
Treino de Qualificação 1 – 15 minutos
Intervalo – 10 Minutos
Treino de Qualificação 2 – 15 minutos