Publicidade

Relat¢rio dirigido ao mercado de carros usados mostra a emissÆo de g s carb“nico e informa qual ser  a taxa especial a ser paga pelo ve¡culo

A Experian, empresa l¡der mundial na  rea de solu‡äes de informa‡äes, est  oferecendo um novo servi‡o aos compradores de carros usados no Reino Unido: um relat¢rio determinando a quantidade de g s carb“nico (CO2) emitida pelo ve¡culo. Al‚m de dar ao consumidor uma id‚ia de qual ser  seu papel em rela‡Æo … preserva‡Æo da atmosfera, o relat¢rio faz o c lculo do valor a ser pago pelo interessado com rela‡Æo … taxa VED (Vehicle Excise Duty), institu¡da pelo governo britƒnico como parte de uma campanha contra a polui‡Æo. A taxa, cobrada aos propriet rios de ve¡culos, varia de acordo com a quantidade de g s carb“nico emitida pelo ve¡culo e tem reajustes regulares, alguns dos quais previstos para este ano.

O servi‡o, chamado Environmental Report, ser  oferecido gratuitamente a quem adquirir um AutoCheck, um sistema de rastreamento da Experian que determina o hist¢rico dos carros usados postos … venda no mercado britƒnico, e atende a uma reivindica‡Æo das agˆncias especializadas em ve¡culos de segunda mÆo, que querem oferecer aos seus clientes um c lculo dispon¡vel at‚ agora apenas com rela‡Æo aos carros novos vendidos nas concession rias. As lojas de ve¡culos novos sÆo obrigadas por lei a informar os poss¡veis compradores sobre os ¡ndices de emissÆo de g s carb“nico e os custos de cada um com rela‡Æo … VED.

SÆo oferecidos dois tipos de c lculos com rela‡Æo ao pagamento da VED. Um para o prazo de seis meses e outro para 12 meses. O c lculo da VED torna o relat¢rio da Experian um dos mais completos servi‡os do gˆnero existentes no mercado. O diretor-gerente da divisÆo automotiva da Experian britƒnica, Kirk Fletcher, comentou que as lojas de carros usados estavam muito interessadas em um servi‡o deste tipo, pois recebem cada vez mais perguntas sobre o assunto dos clientes, preocupados com os efeitos do uso de um ve¡culo mais ou menos poluente sobre o meio ambiente e sobre seus bolsos.

Publicidade

De acordo com Fletcher, os dados da Experian mostram que o interesse dos consumidores britƒnicos de carros usados est  aumentando em  reas bem distintas: de um lado, ve¡culos menores, da categoria super mini, menos poluidores. Do outro, ve¡culos dos tipos SUV e MPV e autom¢veis de luxo, categorias que estÆo justamente entre os maiores emissores de g s carb“nico. “Mas o aumento da popularidade dos super mini demonstra que o consumidor tamb‚m est  preocupado com as emissäes de poluentes e com o custo representado pela VED, o que torna o relat¢rio de muita valia para compradores e vendedores”, acrescentou.