Publicidade
Foto: Da esq. para dir.: JoÆo Ant“nio Setti Braga (vice-presidente), Ot vio Vieira da Cunha (presidente), Eurico Divon Galhardi (vice-presidente) e Marcos Bicalho (diretor superintendente).

Foto: Da esq. para dir.: JoÆo Ant“nio Setti Braga (vice-presidente), Ot vio Vieira da Cunha (presidente), Eurico Divon Galhardi (vice-presidente) e Marcos Bicalho (diretor superintendente).

A NTU – Associa‡Æo Nacional das Empresas de Transportes Urbanos realizou o pr‚-lan‡amento para a imprensa do livro “Conduzindo o Progresso – A Hist¢ria do Transporte e os 20 Anos da NTU”.

A apresenta‡Æo foi feita pelo presidente da entidade Otavio Vieira da Cunha.

O livro relata a historia do transporte urbano no Brasil e no mundo. Dividido em duas partes, a primeira foi escrita por Eurico Divon Galhardi e Paulo Pacini e a segunda por Isabella Verdolin Neves, que contou a historia dos 20 anos da NTU, montada atrav‚s de entrevistas com fundadores, diretores, ex-diretores e colaboradores da entidade, envolvidos na trajet¢ria desses 20 anos.

Publicidade

Na ocasiÆo, ap¢s uma explana‡Æo sobre a situa‡Æo do transporte urbano no Brasil, mais precisamente em SÆo Paulo e Rio de Janeiro, o presidente Ot vio Vieira da Cunha destacou que, no caso dos “nibus, a prioridade continua sendo a desonera‡Æo dos custos para barateamento das tarifas, os investimentos p£blicos em infra-estrutura e o transporte ilegal. Outras questäes mais recentes como os sistemas de transportes acess¡veis e a utiliza‡Æo do biodiesel tamb‚m mereceram a aten‡Æo.

Em recente levantamento feito pela NTU, ‚ no bolso das pessoas de menor renda – as que mais se utilizam desse servi‡o – que a conta pesa mais. Para os indiv¡duos que ganham at‚ um sal rio m¡nimo, os gastos com transporte coletivo equivalem, em m‚dia, a 53%, do rendimento mensal. A pesquisa mostra que, conforme aumenta a renda, menor ‚ o peso dos gastos com transporte coletivo no or‡amento. Para quem ganha mais de 20 sal rios m¡nimos, por exemplo, esses gastos equivalem, em m‚dia, a 0,4% do ordenado.

A discussÆo de alguns desses temas no 16§ Congresso ir  gerar uma grande contribui‡Æo para amadurecer as solu‡äes. Outro assunto que entrar  na pauta ser  relacionado ao moto-transporte e a migra‡Æo de usu rios do transporte p£blico para o privado, no caso as motos.

Ainda com rela‡Æo …s comemora‡äes dos 20 anos da NTU, estÆo programados ainda os seguintes eventos:

Publicidade

– Semin rio Nacional NTU 20 Anos e Feira Transp£blico 2007 – ser  no Transam‚rica Expo Center, em SÆo Paulo, de 28 a 30 de agosto de 2007

– Lan‡amento do livro “Conduzindo o Progresso – A Hist¢ria do Transporte e os 20 Anos da NTU”;

– Condecora‡Æo NTU 20 anos – serÆo condecoradas personalidades do setor;

– Exposi‡Æo do Museu Transporte da NTU – durante a Feira haver  uma exposi‡Æo para que o p£blico conhe‡a um pouco sobre a hist¢ria e o desenvolvimento do transporte urbano ao longo das civiliza‡äes da terra e, especialmente, das cidades brasileiras.  poss¡vel ter uma pr‚via no site do Museu Virtual do Transporte: www.museudantu.org.br;

Publicidade

– Concurso de Fotografias – serÆo premiadas as melhores fotos relacionadas com o Transporte Urbano.

A Associa‡Æo Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) ‚ uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 1987, com sede em Bras¡lia -DF. Conta atualmente com cerca de 500 empresas associadas e 70 entidades patronais filiadas de todo o Pa¡s.