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Sobre o CDI eu quero saber ‚ como que ele lˆ ou percebe que o motor t  acelerando (se o controle do acelerador ‚ manual) e a¡ manda a centelha mais r pido, ou, mais lento. Sobre a redu‡Æo eu fiz umas contas (raio de 18 polegadas + uns 6,5 cm – altura do pneu x 2 x 3,14 = aprox. 1,85 metros => a distƒncia percorrida para a roda traseira dar uma volta. · 100 km/hora = 27,78 m/s, entÆo = aprox. 15 voltas/segundo. Se o pinhÆo tem 15 dentes e a coroa 48, 15 voltas por segundo = aprox. 48 voltas do eixo do pinhÆo/s = 2880 por minuto. Enquanto isto, o virabrequim t  … uns 9.500 rpm. Dividindo um pelo outro d  uns 3,2, ‚ isto a rela‡Æo prim ria? E quanto aos giros, eu consigo perceber que depois de uma certa rota‡Æo, o motor vai come‡ar a “gastar” sua pr¢pria for‡a para ir mais r pido, da¡ a rpm de torque m ximo ser um pouco mais baixa, mas, em rela‡Æo a potˆncia m xima, qual seria a justificativa para nÆo ultrapassar certa rpm? Lubrifica‡Æo? alguma limita‡Æo em um dos 4 tempos? A id‚ia do turbo nÆo veio da¡, para acelerar a admissÆo? Trocando em mi£dos: Se vocˆ pegar um morro abaixo na estrada com vento a favor, quais as poss¡veis consequˆncias de “esguelar” a bicha e ultrapassar a faixa vermelha (confesso que tenho feito isto quase toda a semana)?
Georges Zouein
Lavras MG
George, vocˆ que me deixar louco, n‚? NÆo entendi metade do que escreveste! Mas o CDI lˆ os parƒmetros de pulso da rota‡Æo do motor. Da mesma forma que o antigo platinado, mas em vez de uma mola ficar encostada em um came, a cada giro do virabrequim ‚ enviado um sinal ao CDI, que interpreta e manda a fagulha na hora certa. O papo ‚ eletr“nico, coisa de japonˆs e a gente s¢ vai entender depois de ver os diagramas. Olha s¢, rela‡Æo prim ria ‚ determinada pelas engrenagens do cƒmbio. Dˆ uma olhada na rela‡Æo da £ltima marcha da sua moto (est  nos manuais). Depois que o motor atinge a faixa de rota‡Æo m xima o motor pode continuar crescendo, mas a potˆncia vai diminuir. Se issso est  acontecendo facilmente com sua moto ‚ porque a rela‡Æo FINAL est  curta. Experimente um pinhÆo com um dente a mais. E nÆo v  mandar seu motor pro espa‡o!

Tensor?
Beleza vc ter publicado meu desabafo! valeu mesmo! mais vc esqueceu de dizer o que era o tensor, pr  que serve. Sim e eu nÆo quis dizer “tensor,amortecedor” nÆo, eu queria dizer que deu problema o tensor, o amortecedor.
Lailton Montenegro
Natal-RN
Lailton, tensor do quˆ, meu Deus? Existem v rios tensores na moto, qual deles vocˆ est  se referindo?

Titan ou Yes
Estou querendo comprar uma moto, e estou indeciso entre a Honda Titan simples e a EN125 YES da Suzuki, gostaria de saber qual a melhor op‡Æo entre as duas.
Josimar de Oliveira
Maringa PR
Josi, vocˆ quer me ver numa pior, n‚? Leia o teste da Suzuki EN 125 Yes publicado aqui mesmo e tire suas pr¢prias conclusäes. NÆo podemos dizer que uma ‚ melhor que a outra porque tem fatores pessoais como gosto por esportividade, etc.