Publicidade

NXR 150 Bros: tudo mudou na líder da categoria on-off Road (1)

Uma NXR 150 Bros totalmente nova – é isso que os consumidores encontrarão nas concessionárias Honda a partir de abril. Sistema de injeção eletrônica de combustível, design inédito, bagageiro desenvolvido para facilitar a acomodação de carga, assento ergonômico e guidão que proporciona posição de pilotagem confortável estão entre as principais novidades do modelo 2009.

Lançada no Brasil em 2003, a NXR 150 Bros conquistou os consumidores com características como economia, robustez e versatilidade, e tornou-se líder do segmento on-off road no mercado nacional de duas rodas. Básico, o modelo atua como porta de entrada para a categoria on-off road. Além disso, privilegia o conforto e a facilidade de pilotagem e se destaca perante seus concorrentes por possuir motor de 150cc, chassi de berço semiduplo e assento em dois níveis.

A NXR 150 Bros cumpre o papel de atender à demanda por motocicletas que encarem com desenvoltura asfalto, terra e pisos irregulares. Opção prática de locomoção para a cidade e para a área rural, oferece prazer na pilotagem em qualquer situação, com segurança e conforto.

Publicidade

De acordo com pesquisas realizadas pela Honda, o público consumidor da NXR 150 Bros divide-se de maneira homogênea entre as diversas faixas de idade, atendendo, assim, a um público diversificado. A maioria dos proprietários são homens, mas o percentual de mulheres que optam pelo modelo cresce ano a ano. Outro dado relevante são as vantagens percebidas pelos clientes entrevistados: estilo e design, seguidos pela facilidade na pilotagem e economia de combustível.

NXR 150 Bros: tudo mudou na líder da categoria on-off Road (1)Tecnologia em prol do meio ambiente

O modelo 2009 adotou sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que proporciona um funcionamento uniforme do motor, acelerações progressivas e lineares, respostas imediatas e comando do acelerador mais suave e confortável. A tecnologia, aliada ao catalisador instalado no sistema de exaustão, permite que a motocicleta atenda, em níveis bem abaixo do limite, aos índices de emissão de gases poluentes estabelecidos pela terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

O sistema de injeção eletrônica de combustível conta com sensores de oxigênio, posição do acelerador, pressão atmosférica, temperatura do ar e do motor, e inclinação. Todos estes fornecem informações para que o funcionamento seja o mais adequado em qualquer situação.

Publicidade

Seu motor OHC (Over Head Camshaft), de 149,2 cm3, 4 tempos, monocilíndrico, é baseado no propulsor da CG 150 Titan 2009. Confiável, resistente, durável e com fácil manutenção, oferece ótimo rendimento em baixas e médias rotações, gerando potência máxima de 13,8 cv a 8.000 rpm e torque de 1,39 kgf.m a 6.000 rpm.

Possui balancins e o comando de válvulas roletados, que asseguram menor atrito entre os componentes internos. Para reduzir vibrações, há um balanceiro na parte inferior do bloco do motor, que gera movimento oposto ao de subida e descida do pistão. Além disso, o jato de óleo na parte interna do pistão reduz o aquecimento e o desgaste.

Moderna e marcante

Com design desenvolvido especificamente para o consumidor brasileiro, a NXR 150 Bros transmite robustez, resistência e modernidade com sabor de aventura. Na dianteira, o conjunto do farol agora está integrado ao pára-lama. Este, por sua vez, possui vincos que remetem à esportividade.

Publicidade

O conjunto óptico frontal é composto por farol maior e mais moderno, refletores multifocais e lente de policarbonato.
Com ampla capacidade de iluminação, oferece segurança ao usuário. Na traseira, a lanterna garante melhor visibilidade. Integrado a ela está o suporte de placa – tendência derivada dos modelos on-off touring de maior cilindrada da Honda. Os espelhos retrovisores, com formato oval, oferecem ótimo campo de visão e são, ao mesmo tempo, compactos e seguros.

O tanque, ergonômico e com capacidade para armazenar 12 litros de combustível, conta com defletores localizados mais à frente. As tampas laterais, integradas ao tanque e ao protetor de escapamento, levam o grafismo “Fuel Injection” e possuem design que harmoniza as linhas do tanque com o protetor de escapamento.

O quesito conforto também ganhou atenção especial no desenvolvimento da NXR 150 Bros. O modelo 2009 conta com assento ergonômico, tanto para o piloto quanto para o garupa, e que permite melhor encaixe das pernas junto ao tanque de combustível. Sua altura com relação ao solo é de 830 mm e sua largura foi reduzida em 10 mm, garantindo facilidade ao apoiar os pés no chão. O guidão, com novo formato, também contribui com uma posição de pilotagem agradável e menos cansativa.

O bagageiro, amplo, possui alças mais largas, proporcionando conforto e segurança para o garupa. Além disso, favorece a acomodação de carga e possui pontos de fixação pré-definidos para a instalação de bauleto (que pode ser adquirido no mercado). Fabricado em alumínio e nylon de alta resistência, o conjunto bagageiro/alça substitui a rabeta e o pára-lama traseiro da motocicleta.

Para oferecer mais praticidade no dia a dia do usuário, o painel de instrumentos agora traz marcador de combustível e luz de advertência da injeção eletrônica
A funcionalidade é reforçada pela presença de hodômetros total e parcial, luzes de farol alto, indicador de direção e neutro. Além disso, seu novo grafismo remete à aventura e à esportividade.