O Eliica elétrico de oito rodas

O Eliica elétrico de oito rodas

O Eliica elétrico de oito rodas

Mas, se o Tesla de dois lugares é simples demais para você, que tal ficar com um carro elétrico de oito rodas com oito motores de 80 hp cada uma?

Pois é, o Dr. Hiroshi Shimizu, um engenheiro ambiental japonês que, ajudado por uma série de alunos, há mais de 20 anos constrói veículos elétricos experimentais, fez dois chamados Eliica – sigla de Electric Lithiom-Ion battery Car, carro elétrico a baterias de íons de lítio. Sabendo que uma das maneiras mais eficientes de chamar atenção para o seu trabalho é estabelecer novos recordes de velocidade, um deles foi preparado para recordes de velocidade (quer chegar a 400 km/h) e o outro para recordes de aceleração. Os dois carros em conjunto custaram US$ 320 mil.

O pacote de baterias de íons de lítio dão aos Eliica um raio de ação de 320 km em utilização tranqüila, e o Dr. Shimizu, como todo pesquisador, procura apoio financeiro para colocar seu veículo em produção a um preço esperado de US$ 255 mil cada um – considerando-se um volume de 200 unidades/ano. O Dr. Shimizu diz que o Eliica de velocidade vai a 100 por hora em menos de 4 segundos, a 160 em sete e chega à máxima prevista de 400 km/h.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.