icgp International Classic Grand Prix

O ICGP Brasil é neste final de semana. Saiba mais

O International Classic Grand Prix, ou ICGP, realizará sua sexta e última etapa da temporada 2016 – a primeira e única no Brasil – em Goiania, no próximo final de semana, dia 23 de outubro. Trata-se de um campeonato internacional de icônicas motos de Grand Prix das categorias 250 e 350 cm³ fabricadas entre 1974 e 1984. Uma das atrações do evento será a homenagem ao piloto de motovelocidade Edmar Ferreira, brasileiro que conquistou diversos títulos nacionais nos anos 1970, disputou o Mundial de Motovelocidade e até correu em provas de automobilismo. Saiba mais sobre esta história aqui.

Paraíso das clássicas: Othon Russo, o "Voador", correndo com sua Yamaha no final da década de 1980. ICGP Brasil acontece em Goiânia

Paraíso das clássicas: Othon Russo, o “Voador”, correndo com sua Yamaha no final da década de 1980. ICGP Brasil acontece em Goiânia

O ICGP – International Classic Grand Prix, também contará com brasileiros no grid. Um dos primeiros confirmados foi o carioca Othon Russo, o “Voador”. Ao saber do evento, Othon resgatou sua Yamaha TZ, encostada na garagem há três décadas, e trabalhou dia e noite para fazê-la voltar a funcionar. “Foi uma maratona, mas valeu muito a pena. A ideia de participar dessa prova mexeu comigo e estou muito entusiasmado”, destacou.

O “Voador” tem 58 anos e começou a correr em 1976, com uma Yamaha RD 350. Dois anos depois, foi campeão fluminense da categoria 350 Especial com uma Yamaha TR. Em 2001, conquistou o título nacional da categoria CB 500 e, apesar de sempre correr com poucos recursos financeiros, consegue a façanha de se manter em atividade até hoje, tanto que em 2016 disputou a 100 Milhas de Interlagos. “Meu objetivo é terminar as duas provas. Isso, para mim, já será um grande resultado”. Sua moto, uma Yamaha TZ A com chassi Bakker, tem motor de 350 cm³ da Yamaha TZ G. Othon correu com ela pela última vez em 1986, em uma prova de Força Livre no autódromo de Jacarepaguá. “Agradeço muito ao Bob Keller, que me ajudou muito a conseguir peças necessárias para ela voltar a funcionar”, afirma.

Enfrentando a escassez de recursos, o carioca Othon Russo, o "Voador", corre desde os anos 1970. Ele também estará no ICGP Brasil

Enfrentando a escassez de recursos, o carioca Othon Russo, o “Voador”, corre desde os anos 1970. Ele também estará no ICGP Brasil

 

O piloto e apresentador Leandro Mello – há 15 anos responsável pelas reportagens sobre motos no programa Auto Esporte, da Rede Globo -, também está confirmado para correr no ICGP Brasil. Ele correrá com uma Yamaha TZ E 350, modelo que teve a oportunidade de pilotar ha alguns anos, quando fazia reportagem sobre moto que pertenceu a Lucílio Baumer. “Mas era uma situação muito diferente. Não levei a moto ao limite, e nem era a ocasião para fazer isso. Agora não. Vou poder correr de verdade com a TZ. Vai ser a realização de um sonho”, destacou. Neste ano, integrou com Diego Pierluigi e Alan Douglas equipe Yamaha Racing Team, vencedora da 500 Milhas de Interlagos.

Piloto e apresentador Leandro Mello, a direita, venceu as 500 Milhas de Interlagos deste ano

Piloto e apresentador Leandro Mello, a direita, venceu as 500 Milhas de Interlagos deste ano

Neste final de semana, cerca de 40 motos devem alinhar no grid do Autódromo de Goiânia, havendo classificação e pontuação em separado para quatro categorias (350 cm³, 250 cm³, YC 250 e Master). No ICGP as Yamaha TZ predominam, mas têm forte concorrência das Kawasaki KR, Chevallier, Rotax, Bimota, Exactweld, Egli, Harris e Spondon.

A entrada nas arquibancadas é franca, e ingressos para o paddock podem ser adquiridos por R$ 50,00. lém das corridas, haverá uma homenagem aos pilotos lendários da motovelocidade nacional e outras atrações com motos. Na sexta-feira e no sábado, o ICGP Brasil dividirá a programação de pista com os treinos e corrida do Porsche GT3 Cup. Mais informações podem ser obtidas junto ao site oficial do evento.

Separador_motos



Jornalista gaúcho convicto de que um passeio de moto em um dia de sol é a cura para praticamente todos os males da vida. Fã de motoaventurismo, competições de moto, café, praia e de rock n roll.