Publicidade

O maior rally da Amazônia - 24 a 28 de outubro

Come‡ou o Rally Internacional Bolpebra Amaz“nia

Rumo a Cuzco

Florestas com cachoeiras caindo … beira da estrada, rios de  guas verdes e uma paisagem inesquec¡vel cortada por uma estrada estreita ladeada por paredäes e precip¡cios que nÆo admitem erros.  isso que os pilotos do Rally Internacional Bolpebra Amaz“nia Andes 2006, que vai de 24 a 28 de outubro, enfrentarÆo antes de sua entrada triunfal na cidade de Cuzco onde serÆo recepcionados com um show de m£sica peruana na Pra‡a de Armas da capital Inca. Em Rio Branco, j  estÆo os melhores pilotos de rally como Jean Azevedo e Dimas Mattos, dois nomes conhecidos internacionalmente. Confirmados para a competi‡Æo tem mais de 40. SerÆo 1.700 quil“metros com altitudes de mais de 4.750 metros acima do n¡vel do mar. Equipes da ESPN, revistas especializadas como a Duas Rodas e Dirt Action estÆo em Rio Branco..

Publicidade

A prova tem inicio hoje, 24, com o credenciamento das motos no Espa‡o Sebrae, de 8 a 12 horas. De 13 …s 17:30h na Amaz“nia Rio ser  feito o pr¢logo (prova individual para saber a ordem de largada dos pilotos). µs 19 horas, no Mercado Velho, na Epaminondas J come, acontece a largada promocional, com apresenta‡Æo dos pilotos e um show com a banda Mapinguari Blues.

No dia 25, quarta-feira, pilotos e organiza‡Æo partem cedo de Rio Branco, …s 5:30, de frente ao Pal cio Rio Branco. Eles vÆo come‡ar a percorrer os trˆs caminhos de turismo do Acre tra‡ados pelo Governo do Estado e Sebrae que ap¢iam o evento, os pilotos partirÆo de Rio Branco para Porto Acre para chegar a Cobija capital do Departamento de Pando na Bol¡via, percorrendo 524 quil“metros no primeiro dia, cumprindo assim o Caminho da Revolu‡Æo Acreana.

No segundo dia, 26, o dia promete ser mais puxado ainda. Homens e m quinas partem de Epitaciolƒndia …s seis da manhÆ, pegam a Estrada da Borracha indo para Xapuri, com parada na casa de Chico Mendes passam pela Reserva Extrativista Chico Mendes e segue at‚ Assis Brasil cumprindo o Caminho de Chico Mendes.

A partir de Assis Brasil entram para o Peru cumprindo o Caminho do Pac¡fico at‚ a Pra‡a de Armas de Puerto Maldonado onde dever  ter a premia‡Æo do dia.

Publicidade

Dia 27, os pilotos partem cedo (6 horas) para Mazuko (no Peru) onde pernoitam depois de cumprir o s‚timo trecho de disputa especial com marca‡Æo de tempo. A partir da¡, por conta do relevo acidentado das montanhas com estrada estreita e cheia de curvas cercada por altos barrancos e profundos precip¡cios o restante do trajeto at‚ a cidade de Cusco se dar  na forma de deslocamento onde o que conta ‚ a regularidade e o respeito aos regulamentos da prova.

De Mazuko as equipes partem para vencer a parte mais acidentada e alta da montanha com seu  pice no santu rio de Huallahualla a 4.785 metros acima do n¡vel do mar, da¡ por diante iniciam sua descida rumo … cidade de Urcos e depois para Cuzco. A festa de chagada est  prevista para acontecer …s cinco horas de s bado na Pra‡a de Armas, tombada como patrim“nio da humanidade.

Objetivos

O Rally Bolpebra tem proporcionado a real integra‡Æo dos povos da Amaz“nia, pautando a discussÆo na m¡dia sobre roteiros, rela‡äes comerciais e tur¡sticas e despertando grande interesse sobre o tema integra‡Æo.
Atrav‚s do esporte tem-se conseguido na pr tica romper com as fronteiras, transformando-se a regiÆo amaz“nica da Bol¡via, Peru e Brasil num territ¢rio £nico livre e comum entre os trˆs pa¡ses.
A versÆo 2006 do evento se denomina V Rally Internacional Bolpebra Amaz“nia – Andes, proporcionando a integra‡Æo plena da regiÆo de maior biodiversidade do planeta com a imponˆncia in¢spita dos Andes, com largada em Rio Branco, Acre, Brasil e chegada em Cuzco, no Peru, capital da cultura incaica.
Desse modo, abrem-se novos roteiros para o desenvolvimento do turismo esportivo e de aventura.
Em n¡vel esportivo, o V Rally Internacional Bolpebra Amaz“nia – Andes se apresenta como um evento internacional e de extrema importƒncia para o desenvolvimento e evolu‡Æo do motociclismo estadual, regional, brasileiro e latino-americano, sendo prova reconhecida e homologada pela Uni¢n Latinoamericana de Motociclismo (ULM) como campeonato latino-americano de rally cross-country (etapa £nica) e pela Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo (CBM) como uma das etapas do campeonato brasileiro em 2006.
Em sua quinta edi‡Æo, o Rally Bolpebra chamar  a aten‡Æo das popula‡äes latino-americanas e respectivos meios de comunica‡Æo para a importƒncia da integra‡Æo dos nossos povos. Com a divulga‡Æo da competi‡Æo, buscar-se o incentivo do turismo, com‚rcio e esporte off-road, especialmente em n¡vel internacional.

Publicidade