Publicidade

O melhor de Mugello  - MotoGP

SÆo 21 as vezes que Mugello recebeu o Grande Pr‚mio de It lia, sendo a corrida deste ano a 17¦ visita consecutiva do Mundial ao circuito.

Mugello j  teve muitas grandes corridas.
Em seguida apresentamos, cronologicamente, alguns desses melhores momentos.

1976 – Primeiro Grande Pr‚mio realizado em Mugello. A corrida da categoria rainha foi ganha por Barry Sheene, aos comandos de uma Suzuki, com uma margem de 0,1s sobre Phil Read, um
dos finais mais renhidos de todos os tempos numa prova que durou mais de 62 minutos. Esta foi a primeira vez que pilotos da Suzuki dominaram a categoria rainha; o primeiro piloto nÆo Suzuki a cruzar a meta foi Borge Nielsen em 10ø com uma Yamaha.

Publicidade

1978 – Kork Ballington venceu as corridas de 250cc e 350cc depois de impressionantes batalhas em ambas as tiradas com o seu companheiro de equipa da Kawasaki Greg Hansford. Na corrida de 350cc a margem foi de 0,4s no final das 25 voltas, enquanto nas quarto de litro a diferen‡a foi tÆo curta que a cronometragem nÆo conseguiu separ -los, acabando por lhes dar o mesmo tempo nos resultados oficiais.

1992 – Kevin Schwantz tornou-se no segundo piloto Suzuki a ganhar em Mugello. Esta foi a £ltima vit¢ria da Suzuki em Mugello.

1995 – Max Biaggi venceu a corrida de 250cc aos comandos de uma Aprilia, a primeira vit¢ria do construtor italiano no circuito de Mugello. Desde entÆo a Aprilia j  conquistou 15 triunfos em Mugello; sete nas 125cc e 8 nas 250cc.

1997 – Valentino Rossi ganhou a corrida de 125cc com a Apritia – a primeira de sete vit¢rias em Mugello; mais triunfos que qualquer outro piloto em todas as classes de Grandes Pr‚mios.

Publicidade

1998 – Mick Doohan conquistou o sexto triunfo consecutivo com a Honda em It lia, tornando-se assim no piloto com mais vit¢rias em Mugello que qualquer outro na categoria rainha.
Marcellino Lucchi venceu nas 250cc como wild-card com 41 anos.

2000 – Os fÆs locais foram para casa contentes ap¢s o primeiro Grande Pr‚mio do Mil‚nio, com Loris Capirossi a tornar-se no primeiro italiano de sempre a ganhar um GP de 500cc em Mugello.

2001 – Atex Barros ganhou a £ltima corrida de 500cc em Mugello. A corrida foi disputada em duas partes depois da corrida ter sido interrompida ao cabo de oito voltas devido …
chuva.

2003 – Va¡entino Rossi ganhou a corrida de MotoGP, batendo Loris Capirossi e Max Biaggi naquele que foi o primeiro p¢dio da categoria rainha totalmente italiano. Este resultado fez
tamb‚m com que a It lia se tornasse na na‡Æo mais bem sucedida na categoria principal com 151 vit¢rias, mais uma que os Estados Unidos.
2004 A vit¢ria de Valentino Rossi com Yamaha pos fim a 11 anos consecutivos da Honda em Mugello.

Publicidade

2005 – Os pilotos italianos ocuparam os quatro primeiros lugares na corrida de MotoGP. Esta foi a primeira vez desde 1968 que pilotos italianos conseguiram tal resultado.

2006 – Valentino Rossi venceu depois de impressionante corrida que chegou a ter seis pilotos em luta pelo primeiro posto. Foi a 55¦ vit¢ria de Valentino Rossi em Grandes Pr‚mios da categoria rainha, tornando-se assim no segundo pilotos mais bem sucedido de todos os tempos com mais um triunfo que Mick Doohan.