O melhor de três mundos

O melhor de três mundos

O melhor de três mundos

Gilera apresenta na Europa o scooter mais potente do mundo. Modelo utiliza o mesmo motor da Aprilia Mana 850, com 75 cavalos de potˆncia capaz de ultrapassar os 200km/h

A Gilera, da italiana Piaggio, acaba de lan‡ar na Europa um novo conceito de scooter que promete revolucionar o mercado de duas rodas mundial. Trata-se do Gilera GP 800, um maxi-scooter com potˆncia de 75 cavalos capaz de atingir velocidades superiores a 200 km/h, segundo medi‡äes feitas pelo fabricante.

A receita para este desempenho ‚ simples. A novidade italiana sai de f brica equipada como o mesmo motor da Aprilia Mana 850 e dever  estar pronta para comercializa‡Æo a partir de novembro no mercado europeu. Como o pr¢prio fabricante define, a GP 800 ‚ mais que um scooter, ser  o marco de uma nova era para a ind£stria motocicl¡stica.

O GP 800 j  entra no mercado internacional de duas rodas com o titulo de scooter mais r pido e potente em produ‡Æo na atualidade. Para sua categoria, seus n£meros impressionam at‚ aos mais leigos. Apresentado pela primeira vez durante o SalÆo Internacional de MilÆo de 2006, o scooter vem equipado com um motor de dois cilindros em “V” posicionados a 90 graus com 839,3 cmü de capacidade e 75 cv de potˆncia a 7.250 rpm, e torque de 7,6 kgf.m a 5.750 rpm. Com isso, de acordo com o fabricante, o GP 800 ‚ capaz de alcan‡ar os 100km/h em apenas 5,7 segundos, tempo not vel para um scooter com peso de 245 kg. O modelo sai equipado ainda com sistema de inje‡Æo eletr“nica da Magneti Marelli e cƒmbio autom tico CVT, com a transmissÆo final feita por corrente.

O melhor de três mundosPor fora a GP 800 ‚ muito semelhante aos demais scooters, com desenho moderno e aspecto bastante compacto, apesar de seu porte. Na frente est  um pequeno p ra-brisa, £til para as viagens, e o conjunto ¢ptico, formado por dois far¢is sobrepostos. O painel conta dois mostradores anal¢gicos com a indica‡Æo de velocidade e conta-giros, e um pequeno mostrador digital ao centro com informa‡äes do computador de bordo. Sob o assento est  um compartimento de carga com espa‡o suficiente para um capacete e outros pequenos objetos.
Na parte cicl¡stica o GP 800 usa uma suspensÆo dianteira de garfo telesc¢pico com tubo de 43 mm e curso de 122. Atr s a suspensÆo ‚ monochoque com curso de 133mm e balan‡a em alum¡nio. As rodas sÆo de 16 polegadas com freios Brembo de disco duplo e 300 mm na frente, e atr s disco simples de 280 mm com rodas de 15 polegadas.

Dispon¡vel na Europa a partir de novembro em duas cores, vermelha e preta, o GP 800 promete dar o que falar no mercado de duas rodas. Afinal, nÆo ‚ qualquer ve¡culo de duas rodas que consegue reunir em um mesmo projeto o desempenho de uma moto esportiva, o conforto de uma touring com a praticidade dos scooters. Resta apenas esperar a divulga‡Æo do pre‡o desta bela novidade.