Foto: Divulgação Bridgestone

O melhor pneu é o meu, Retentor teimoso, Decisão difícil

Foto: Divulgação Bridgestone

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Bom dia, Tenho uma Suzuki GSX 750 F 05 e preciso trocar os pneus. Fiz uma pesquisa e os pneus disponíveis para a medida original são: Michelin, Bridgestone e Metzeler. Como escolher? Os preços são equivalentes, porém não sei a quem recorrer para entender qual o melhor custo/benefício para o meu uso. Principalmente estrada, com garupa. Fernando, 28, São Paulo, SP

R: Fernando, se o seu uso não é muito esportivo aconselho a procurar um pneu com foco para a durabilidade. Há os de dois compostos, mais esportivos e que também dão uma boa durabilidade em estradas. Mas se no seu caso, não forçar tanto nas curvas pode utilizar um mono composto que vai lhe servir quase tão bem quanto o de duplo, e mais em conta. Quanto às marcas todas elas são equivalentes também. O seu revendedor poderá lhe esclarecer dentro de cada marca qual o modelo que vai lhe dar melhor resultado, focando na durabilidade e custo. Em breve publicaremos matéria aprofundando esse assunto, aguarde Abraços,

Preciso de ajuda sobre o motor cg 125 modelo 91 ou algum site que eu posso tirar duvida com algum mecanico de moto honda ou alguem que possa tira minha duvida. A duvida e tenho um cg 91 que tem um serio vazamento no virabrequim eu sei que eu tem que trocar o retentor isso eu ja fiz varias vezes mas cada vez que eu troco fica pior o vazamento eu queria saber se um trocar o virabrequim este vazamento para ou tenho que trocar a carcasa do motor tambem. Se vcs poder me ajudar aguardo resposta. Márcio, 22, Valparaiso, GO

Foto: Divulgação Yamaha

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R: Marcio, se o seu retentor é novo e ainda assim vaza óleo, pode ter estragado a área que ele assenta na carcaça. Isso pediria a sua troca ou recuperação da área afetada. Mais comum é folga no rolamento do virabrequim que permite folga no eixo. Assim mesmo que o retentor seja novo o óleo vaza porque o eixo fica vibrando dentro dele. A troca desses rolamentos e a verificação da área de assentamento do retentor, tanto no eixo do virabrequim quanto na carcaça do motor, deve garantir que não passe mais óleo pelo retentor. O mecânico deve verificar se não há folga entre os rolamentos e as carcaças e entre eles e o eixo do virabrequim. Isso associado ao bom assentamento do retentor na carcaça resolve o problema. Boa sorte,

Olá Bitenca. Sei que vocês não costumam opinar sobre marcas, mas gostaria de tentar mesmo assim conseguir sua opinião, estou em duvida entre uma Ducati monster ou uma hornet, ambas possuem praticamente o mesmo preço, mas mesmo assim não vejo ninguem se interessar pela italiana. Sera que é pela falta de autorizadas Ducati no Brasil ou tem algum outro problema?Abraços. Gabriel, 30, Jacareí, SP

R: Gabriel, você está certo, não opinamos sobre marcas, mas podemos lhe indicar as características delas para você se situar e fazer a sua escolha. A Ducati é uma marca italiana de maior exclusividade, principalmente no Brasil. Por esse motivo mesmo a manutenção pode ser mais cara e as peças de mais difícil acesso pois a demanda é menor, tem menos motos rodando no país e as revendas são em menor quantidade também. Motocicleta de maior status é talvez menos visada. A Honda é a marca líder no mercado e dispõe de ampla rede de revendas e oficinas autorizadas. Sua distribuição de peças de reposição é bem articulada e acompanha a mesma rede de revendas e oficinas, é uma marca mais conhecida e popular e não tem o mesmo status e exclusividade.
Como nos carros de luxo e de marcas mais exclusivas o valor de mercado das Ducati deve cair mais rapidamente nas motos usadas em comparação às da outra marca também, Espero ter ajudado, abraços,