O novo Fiat 500

O novo Fiat 500

O novo Fiat 500

Cinqenta anos atr s, exatamente no dia 4 de julho, a cidade de Turim foi cena de um desfile de mais de 150 carros – numa ‚poca de p¢s-guerra em que quase ningu‚m tinha dinheiro para comprar uma motocicleta, uma festa inesquec¡vel que literalmente parou aquela cidade italiana.

Agora, no 4 de julho de 2007, o evento vai ser ainda mais extraordin rio e dever  parar a cidade toda nos dias 4 e 5, e ser assistido por 7.000 visitantes de 63 pa¡ses. EstarÆo presentes 3.750 concession rios, importadores, 200 fornecedores, representantes de grandes companhias do mundo todo, mais de mil jornalistas, 100 analistas financeiros – e cerca de mil convidados, entre autoridades, homens de neg¢cios, personalidades dos mundos de esporte, entretenimento e moda de v rios pa¡ses. Na tarde do dia 5, toda a diretoria da Fiat ir  a Roma apresentar o novo 500 ao presidente do pa¡s.

O momento aguardado com mais ansiedade ‚ o do show em Turim no dia 4 …s 22 horas (3 da manhÆ aqui) na  rea Murazzi do centro da cidade, junto ao Rio P¢. O evento ‚ produzido por Marco Balich, o produtor italiano mais criativo do momento, que conduziu as cerim“nias de abertura e fechamento das Olimp¡adas de Inverno em Turim.

Para o Fiat 500, Balich organizou um fant stico caleidosc¢pio de luzes, sons, m£sica e performances art¡sticas que deixarÆo fascinados os 7.000 convidados, 500 empregados da f brica de Mirafiori e 4.500 pessoas que participaram de uma competi‡Æo feita pelo jornal La Stampa, al‚m dos espectadores que observarem o show nas telas gigantescas em quatro pra‡as turinenses ou em seus pr¢prios TVs em casa atrav‚s do Canal 5. Esta mesma transmissÆo ao vivo poder  ser captada por quem entrar no site www.fiat500.com em seu computador, em qualquer parte do mundo. No fim da festa, ser  mostrado ao p£blico o novo Fiat 500 – e l  a festa continuar  com a Notte Bianca 500, que ter  participa‡Æo de milhares de artistas.

Durante todo o dia 4, antes do show, as pra‡as Vittorio Veneto, San Carlo, Castello, Quadrillatero Romano e Borgo Dora oferecerÆo entretenimento gr tis para quem l  estiver, inclusive com entrada livre para muitos museus no centro da cidade (abertos extraordinariamente at‚ as 2 horas da manhÆ do dia 5). A Pinacoteca Giovanni e Marella Agnelli estar  aberta at‚ as 21 horas.

Na manhÆ do dia 5, ap¢s a conferˆncia de imprensa em PalaIsozaki (igualmente ao vivo no endere‡o www.fiat500.com), 180 carros deixarÆo o Stadio Comunale para o test drive da imprensa internacional, enquanto Fiat 500 hist¢ricos estarÆo como pe‡a central de piqueniques, festas de lojistas, mercados de rua e v rias anima‡äes. Colecionadores de antigos Fiat 500 poderÆo dirigir na pista de provas de Mirafiori e ter sua foto tirada l  por profissionais.

Paralelamente ao lan‡amento turinense do carro, a Fiat se engajar  oficialmente como apoiadora do projeto da Funda‡Æo l’Albero della Vita onlus Un nido per Pollicino – Aiutiamo i piu piccoli a diventare grandi (funda‡Æo da  rvore da vida, ajudemos os pequeninos a crescer), em favor de bebˆs nascidos prematuros.

A chegada do novo 500 ‚ vista como importante para o pa¡s todo, e nÆo apenas para Turim – e nesses mesmos dois dias, 30 outras cidades italianas estarÆo emprestando suas mais belas pra‡as para a apresenta‡Æo do carro. Essas pra‡as, como a Piazza del Popolo em Roma, a Duomo em MilÆo, a Politeama em Palermo, e a San Carlo em Turim, sÆo famosas em todo o mundo. Em todas elas, haver  entretenimento, jogos e m£sica tem tica, mas tamb‚m uma grande iniciativa de caridade: nos dias 5 e 6 o p£blico poder  adquirir o cd Fischia 500 ou uma camiseta exclusiva do un nido per Pollicino. Esta iniciativa ser  repetida nos dias 7 e 8 em todas as concession rias Fiat durante a campanha Fiat 500 Open Doors (portas abertas).
Jos‚ Luis Vieira


Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte.