Publicidade

Geraldo Tite Simões

Recentemente, minha irmã médica puxou-me a orelha ao observar que minha moto não estava equipada com a antena corta-fio. Ela trabalha em um hospital municipal em Diadema, na Grande São Paulo e atende vários casos de motociclistas cortados por linhas de pipa. Alguns deles são fatais.

Corri para o centro de São Paulo e instalei minha antena. Ficou horrível, é claro, mas fazer o quê? em pleno século 21 somos obrigados a nos defender de uma técnica de assassinato usada 70 anos atrás pelos jagunços, na qual eles estendiam um fio de arame para degolar os cavaleiros.

O incrível é que já peguei 3 linhas de pipa antes de instalar minha antena. Uma delas foi em Interlagos, quando treinava. Apenas senti algo estranho no capacete e ao chegar nos boxes percebi o arranhão, como se tivesse sido lixado. Logo depois foi a vez de César Barros ser atingido por uma linha de pipa que lhe cortou a mão. Depois destes dois eventos ainda soubemos de motos que tiveram a carenagem cortada. A fiscalização impede que os meninos soltem pipas na pista, mas eles soltam nas áreas vizinhas e quando laçam uma pipa ela cai na pista, levando junto o perigoso cerol.

Publicidade

A segunda vez foi na Rodovia Fernão Dias, mas a linha pegou nos espelhos retrovisores. Para se ter uma idéia do poder do cerol, depois de parar a moto fui desenroscar a linha e cortei a mão mesmo de luva! A terceira vez foi na estrada que vai de Mogi das Cruzes para Bertioga (tudo em SP), vi os meninos na beira da estrada e reduzi. De repente a linha estava na minha frente. Só deu tempo de montar nos freios e parar de vez. Quando meus joelhos pararam de tremer fui soltando a linha de volta do corpo e descobri, aliviado, que não tinha cerol. Mesmo depois destas experiências eu só decidi instalar a horripilante antena depois de ouvir os relatos da minha irmã sobre narizes arrancados, bocas dilaceradas e jugulares seccionadas.

Os pontos perigosos, onde há maior incidência de pipas, é nas estradas que têm canteiro central. Na proximidade das cidades é preciso ficar de olho nos céus. Ao menor sinal de pipa no ar reduza a velocidade porque a linha se extende por muitos metros e é quase invisível.

Aos motociclistas pais de meninos eu recomendo sempre uma conversa séria a respeito do cerol. Este produto tem venda proibida há anos, mesmo assim alguns comerciantes inescrupulosos continuam vendendo. Ou então as próprias crianças fabricam em casa com cola branca e lâmpadas moídas.

A exemplo do que já acontece com os sprays dos pichadores, os policias não podem fazer muita coisa além de apreender as linhas e as pipas. Não dá para punir uma criança de 12 anos. Neste final de ano eu vi a guarda municipal de Santos, SP, verificando se as pipas estavam com cerol. Mas Santos é uma cidade à parte, pois lá parece que tudo funciona melhor. Ou melhor, lá parece que tudo funciona.

Publicidade

Site da Campanha Nacional contra o Cerol: http://www.cerol.com.br/

publicada originalmente em 06/04/2006 e re

Tite
Geraldo "Tite" Simões é jornalista e instrutor de pilotagem dos cursos BikeMaster e Abtrans.