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Foto: Faixa útil de rpm - Bitenca

Foto: Faixa útil de rpm - Bitenca

Bitenca, Li o teste da XRE300 com ABS recém editado, e gostaria de saber o que você considera ser a “faixa útil de rpm”, ou seja: 7500rpm que é a rotação máxima deste motor ou 9000rpm que é a última marcação antes de entrar na faixa vermelha ? Mais uma vez Obrigado Alvaro. 56, Eunápolis, BA.

R: Álvaro, normalmente se diz que a faixa útil de rpm é toda gama de rpm entre a marcha lenta até o limite inicial da faixa vermelha. Abraços


Em primeiro lugar um grande abraço a todos da redação do motoonline continuem a fazer esse grande trabalho que vocês vem fazendo. Agora queria pedir uma ajuda a vocês que já conhecem de motos a muitos anos gostaria de fazer uma viajem de moto para bonito-MS e gostaria que vocês me dessem algumas dicas de como posso preparar essa viagem para que ocorra da melhor forma possível, penso em viajar de garupa em uma yamaha lander 250 são 1800km daki de bh ate bonito . O que eu devo dar mais atenção para preparar essa viagem. Agradeço desde já a atenção de você um grande abraço para todos. Hugo, 24, Belo Horizonte, MG.

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Foto: Mudando a relação - Bitenca

Foto: Mudando a relação - Bitenca

R: Hugo, Acredito que esse trajeto seja todo asfalto, porque você não deve andar com a sua moto com garupa pela terra, vocês vão sentir muito e o caminho pode ficar até intransitável para vocês, se tiver muito barro. Procure levar a menor quantidade de bagagem possível, os itens essenciais de roupa, proteção para chuva e algumas ferramentas para pequenos reparos.
Planeje a forma de prender a bagagem e como o conjunto se comporta com ela, faça alguns testes antes de sair, verificando a firmeza da amarração e a dirigibilidade da moto nas condições de viagem, com todo peso do equipamento que vão levar.
Faça uma boa revisão na moto, troque o óleo e saia com pneus novos e durante a viagem cuide da calibração e da corrente sempre pela manhã. Pense na hipótese de colocar vacina de pneu para evitar transtornos na viagem com problemas de furos, é uma boa idéia. Se pegar muita chuva a relação pode sentir muito e se desgastar rapidamente, se não for de boa qualidade ou se estiver com desgaste avançado. Saia com uma boa relação nova. Verifique pastilhas de freio, que devem ter reserva para o desgaste da viagem.
No mais, muita atenção, evite pilotar por muitas horas e cansado, planeje as horas de viagem e de descanso. Use o melhor equipamento de segurança que puder, Boa viagem e depois nos conte como foi. Boa sorte


Dúvida: André, atualmente tenho uma Srad 2008, e sinto que ela é um pouco fraca nas arrancadas, só depois que o giro passa dos 8000rpm s que ela fica esperta. Ouvi falar em colocar um pinhão com um dente a menos nela, para arrancar mais rápido. Ela esta atualmente com 20.000km´s, o quê você me diz a respeito da troca, como é que fica a final da moto, muda muito? Ganho em quê e perco em quê ? Obrigado, Abss. Vagner, 29, São Paulo, SP.

Wagner, verifique quantos dentes tem o seu pinhão e quantos dentes há na coroa. Divida o numero de dentes do pinhão pelo número de dentes da coroa
originais. Faça o mesmo, agora usando o número de dentes do pinhão menor e divida o resultado dessa conta com o resultado da conta anterior e multiplique por 100. Você vai obter um número maior do que 100. Esse valor além de 100 é o quanto a sua moto ficará mais reduzida, isso significa também a porcentagem de redução na velocidade final. Veja um exemplo:
Se sua relação original for 15 dentes do pinhão por 44 na coroa, teremos:
15/44 = 2,9334 com o pinhão menor teremos 14/44 = 3,1428 Dividindo 3,1428 por 2,9334 e multiplicando o resultado por 100 chegamos no
valor de 107,1429. Então, a redução será de 7,14% e esse valor se aplica no aumento da aceleração, na diminuição da velocidade máxima e no aumento do consumo.
Abraços.

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Bitenca, comprei uma CB300 estou muito satisfeito com a moto, porém, gostaria de saber por que a sua corrente faz um barulho mais alto que a de outras motos (apesar de eu não escutar quando estou pilotando), e se tem solução para esse “problema”. Além disso, gostaria de saber se teria algum problema em utilizar um pião de 14 dentes, em vez do original, de 13. Obrigado! Myller, 23, Vila Velha, ES.

R: Myller, além da manutenção normal que diminui o desgaste e mantém o ruído num nível mais baixo, não há nada a fazer. É normal nas motocicletas com esse tipo de transmissão. E quanto maior a moto, maior o ruído também, pois
a corrente deve ser maior e portanto o som característico emitido também é.
Uma opção interessante para o seu motor trabalhar um pouco mais sossegado
nas velocidades mais altas é colocar um pinhão maior, desde que a carcaça e a folga da corrente comportem. Entretanto, você perde nas acelerações e na capacidade de manter a velocidade e aceleração nas subidas mais íngremes. O consumo de combustível também se altera, pode piorar na cidade mas deve
melhorar nas estradas. Além disso, você pode forçar a embreagem em algumas condições, precisa ter mais cuidado com ela para evitar um desgaste prematuro. Abraços.