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Foto: Wikipedia

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Bitenca, tudo bem? O torque declarado das motos já é calculado sobre o peso? Por exemplo, duas motos com pesos diferentes mas com mesmo torque acelerariam de maneira igual ou ainda deve-se levar em conta a relação peso x torque? Pedro, 47, São Paulo, SP

R: Pedro, você não deve estar entendendo direito o que é torque. Na verdade, para um entendimento simples, o torque é a força aplicada numa chave de roda por exemplo, observada no eixo do parafuso. Por isso é medido em Kilograma força por metro (Kgf.m) . O metro equivale justamente ao tamanho do braço de alavanca da ferramenta. Veja que não há tempo envolvido na unidade de medida e de fato quanto maior a alavanca menor o esforço (Kilos) pode se aplicar para mover o parafuso mas deve-se fazer mais movimento e levará mais tempo se fizer com a mesma velocidade (potência). Esta força vai provocar um torque maior no parafuso, independente do tempo que você leve para apertá-lo.
Quando dizemos que um determinado motor tem muito torque, isso significa que o trabalho do câmbio é bastante simplificado pelas qualidades do motor, pois cabe ao câmbio e embreagem fazer o acerto do torque necessário para mover a roda da moto e assim deslocá-la. Não implica em tempo e portanto em aceleração a quantidade de torque entregue à roda. Um motor de 125 cilindradas pode entregar à roda 500 Kgf.m se tiver uma relação de transmissão que converta as rotações na força ideal do motorzinho para deslocar esses 500 Kgf.m.
Arquimedes já disse: “Me dê um ponto de apoio que eu moverei o mundo”. Ele só precisaria de uma alavanca (“m” da unidade de medida do torque). com tamanho suficiente e um ponto de apoio para aplicar a força disponível de seu braço. Poderia levar uma eternidade mas o resultado seria certo.
A pergunta que você me faz seria melhor formulada considerando a relação peso-potência da moto em questão, respeitando medidas equivalentes de tração para elas. Além disso, a moto de maior torque teria menos perda de tempo na aceleração por necessitar de menos troca de marchas apenas, mas isso pode ser compensado por tecnologia avançada nos sistemas de câmbio.
Abraços,

Foto: Divulgação Suzuki.de

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Bittenca, bom dia, tudo bem? Sou eu novamente, Inacio, da GS 2008 cheia de problemas devido à importação no famoso CKD do nosso amigo JToledo… Os vazamentos de retentor e junta foram sanados, consegui achar as peças (paralelas) para este problema e agora, aparentemente não tem mais vazamento. O problema do freio, no qual o pistão do reservatório de fluído não estava voltanto era sujeira mesmo, conforme você havia dito. O mecânico tirou toda a borra de fluído com pó que estava tanto no duto como no cilindro e deu uma boa polida no cilindro. O freio está tão bom, leve e controlável que está me surpreendendo… Um abraço Inacio 27, São Paulo, SP

R: Obrigado por nos manter informados Inácio. Na verdade ela é uma boa moto.

Boa Tarde, O site de vc`s é mto bom e esclarece diversas dúvidas. Bom, vejo mto gente perguntando qual moto deve comprar e vejo que a politica de não indicar e sim informar é dominante. Pois então peço algumas informações, qual o valor de perda no caso de se retirar uma moto zero quilometros (5%,10%) no caso de uma bandit 650 S, outra duvida qnto deve ser a diferença em reais de ano pra ano tipo: 2009 (usada) 26,000 — 2008 24,000. Visto que, se nao me engano, apenas as 2009 são ie e a 2008 carburada. Outra pergunta qual a diferença entre as carburadas e i.e. e qnto a desvalorizaçao no mercado??? Sei que são mtas duvidas mas quero me orientar bem antes de fazer uma nova aquisiçao de duas rodas.. Desde já grato e um abraço Roberto, 26, Rio de Janeiro, RJ

R: Roberto, a tabela FIPE é uma boa referência para ver o quanto desvaloriza uma marca de ano para ano, ou de zero Km para usada. Você pode esclarecer essas e tantas outras dúvidas. Coloca no site a marca e ano da moto e o valor da tabela será mostrado. Mesmo assim o mercado de usadas está bastante desaquecido por causa dos incentivos à venda de novas e as taxas de juros do financiamento de usadas, que costuma ser bem maior. Por esse motivo, deve-se ainda dar um desconto pois o valor da tabela é difícil de se obter quando se vende uma moto usada. Abraços,

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Bitenca, Parabéns pelo site. Tenho uma XT600-e que esta com os freios meio borrachudos. Para melhorar os freio estou querendo trocar os flexiveis por aqueles com malha de aço. A alteração custo aproximadamente R$350,00, contando com as pastilhas novas. Minha duvida é se essa alteração vale a pena. Fernando, 31, Guarulhos, SP.

R: Fernando, de fato os freios melhoram em resposta e sensibilidade. Se vale a pena depende de suas necessidades e recursos, não temos como avaliar, os critérios são seus.
Boa sorte,