O que você pode descobrir nos dados da Abraciclo

Oi meninos, hoje o Tio Tite vai mostrar algo interessante que pouca gente conhece: os dados do mercado, que revelam muito mais do que simplesmente n£meros de venda.

A come‡ar pelos lan‡amentos. Se vocˆ se pergunta “por que a Honda parou a CB 500 e lan‡ou a Hornet 600, mais cara?” De fato, ficou uma lacuna imensa no mercado, mas dˆ uma passada no site da Abraciclo e veja os n£meros dos anos anteriores. Em 2004 as vendas da CB 500 vinham na margem de 70 a 90 unidades/mˆs. No primeiro mˆs de comercializa‡Æo da Hornet ela atingiu 319 unidades e no segundo mˆs foram 223. Ser  que a CB 500 era tÆo querida assim como alguns leitores afirmaram? Ou sÆo os donos de CB 500 que estÆo defendendo sua querida moto. Sim, porque nunca vi um pai admitir que tem filho feio, burro ou chato.

Vamos acompanhar as vendas da Yamaha XT 660R nos meses de mar‡o em diante para ver se a mesma caracter¡stica se repete. Com a CG 125 o fen“meno foi normal. Ao sair do mercado, seu £ltimo mˆs de venda completo registrou 35.200 unidades. A¡ veio a Titan 150 e o mundo caiu em cima, alegando que o motor OHC, por correia nÆo iria agradar o p£blico brasileiro, acostumado ao motor com comando OHV. S¢ que em fevereiro de 2005 ela j  bateu a cifra de 34.000 unidades vendidas, com 3 dias a menos, al‚m do carnaval. Mesmo assim a Honda correu para preencher o vazio deixado no mercado para uma 125 econ“mica e barata.

Se olharmos o crescimento da Sundown nos dois primeiros meses de 2005 seria at‚ um sinal de que a lacuna deixada no mercado foi bem aproveitada. Dos 1,1% que a marca tinha no final de 2004, j  apareceu com 3% do mercado em fevereiro, prova de que o p£blico est  atr s de produtos acess¡veis. Mas o departamento de desenvolvimento da Honda nos confidenciou que o projeto da 125 Fan ‚ anterior ao lan‡amento da CG 150 Titan. Isso mesmo, a Honda j  tinha acionado o pessoal de desenvolvimento de produto com um desafio: criar um CG “chinesa”.

Claro que o “chinesa” aqui ‚ sin“nimo de baixo custo e rela‡Æo custo/benef¡cio. Hoje em dia nÆo podemos mais associar produtos chineses … qualidade inferior porque quase tudo que ‚ vendido nas Estados Unidos ‚ feito na China, inclusive roupas de grifes como Nike, Reebok etc. J  desisti de querer alguma coisa “made in USA” h  muito tempo.

Com um valor na cabe‡a, os engenheiros da Honda quebraram a cabe‡a para chegar no produto e isso veio ao mercado s¢ agora, com a CG 125 Fan, a mais b sica da linha. Podem esperar outro sucesso de vendas, porque s¢ em mar‡o serÆo produzidas 13.600 CG Fan.

Dˆ uma olhada no site da Abraciclo e viaje naqueles n£meros atentamente. Quando pensar em comprar uma moto, passe por l  e veja como ela est  posicionada no mercado. Se quiser saber quando a Yamaha lan‡ar  seus modelos 250, basta ver o comportamento de venda da XT e TDM 225 no final de 2004 e nos dois primeiros meses de 2005. Algu‚m ainda duvida que a 250 est  pr¢xima?