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Ol  Tite, gostaria de comentar um detalhe que vocˆ escreveu sobre o per¡metro dos pneus: Eles sÆo calculados, como vocˆ sabe, em fun‡Æo do raio total da roda, mas dividindo a largura do pneu pelo perfil nÆo encontramos a altura do pneu para somar ao raio da roda e encontrar o per¡metro. Se o perfil ‚ 80, entÆo ‚ 80% de 130mm (caso comentado), se ‚ 70, idem, 70% de 150mm, ou seja 130mm x 0,8 = 104mm e 150mm x 0,7 = 105mm. O per¡metro do pneu 150mm ser  logicamente maior, mas muito pouco. O que ser  maior mesmo ser  a diferen‡a do comportamento da moto. Para os interessados, essa mudan‡a s¢ ‚ interessante se vocˆ anda mais calmamente com a CB, quer melhor tra‡Æo, conforto, durabilidade, uma leve melhora no consumo de combust¡vel e a moto nÆo raspa a pedaleira no asfalto com a mesma facilidade. Mas lembrem-se que a moto ficar  menos  gil, mais alta (traseira), mais lerda nas curvas, o cavalete central pode nem descolar o pneu do chÆo quando estiver em piso um pouco irregular. Ah, logicamente o moto ficar  mais encorpada e o pneu 150/70-17 trabalha bem com o dianteiro original, mas o conjunto original ainda ‚ melhor no geral (l¢gico!). Um abra‡o ao Tite, admiro sua forma original de fazer jornalismo.
Waldyr Costa
Recife PE
Oi Waldyr, vocˆ est  corret¡ssimo. Eu j  tinha percebido mas vocˆ foi mais r pido do que meu c‚rebro. J  que vocˆ fez a corre‡Æo, entÆo nem vou mexer. Mesmo assim vou procurar um artigo t‚cnico sobre pneus onde aparece uma rela‡Æo altura x largura em pneus esportivos. Assim que achar na bagun‡a que ‚ meu computador eu publico e te mando a c¢pia. Obrigado.

DT 180 sem dono
Ol , bom dia, estava passeando pelo site (muito legal, por sinal) e percebi que vcs tˆm muita experiˆncia em motos, entÆo achei que poderiam tirar minhas d£vidas, pois estou adquirindo minha primeira moto (um sonho antigo) e nÆo entendo muito. Olha s¢, a moto ‚ usada, o dono disse que possui apenas o recibo. Gostaria de saber se com o recibo eu posso regulariz -la (pagar multas, atrasados, etc) e se vale a pena, pois a moto ‚ uma DT 180 adaptada p/ trilha sem placa, retrovisores, etc. Ele est  fazendo um pre‡o camarada (R$ 600,00) porque tem que cobrir uma d¡vida e est  precisando de dinheiro, por isso demonstrei interesse. Mas de resto ela ‚ muito bonita (preta e roxa) e um amigo mecƒnico j  deu o aval de que o motor est  ok, essas coisas. Espero que possam tirar minhas d£vidas, desde j  agrade‡o a aten‡Æo.
Jorge Forny
Vassouras – RJ
Jorge, dˆ uma olhada no n£mero do chassi (fica na coluna de dire‡Æo), levante junto ao Detran de sua cidade se tem algum problema com este chassi.