Publicidade

O verão começa neste sábado

Papai Noel ‚ generoso com os brasileiros e, todos os anos, lhes traz o VerÆo como presente antecipado

Para completar as festas de final de ano, nada melhor do que sempre ganhar o verÆo de presente. Neste s bado, dia 22 de dezembro, …s 4h08, de acordo com o hor rio de verÆo, come‡a a nova esta‡Æo no hemisf‚rio sul. A palavra verÆo vem do latim veranum e a esta‡Æo termina no dia 20 de mar‡o, quando come‡a o outono. Uma das principais caracter¡sticas da esta‡Æo ‚ ter os dias mais longos do que as noites.

O clima no Brasil em 2007 come‡ou sob a influˆncia do fen“meno El Nino que desvia as frentes frias vindas do Sul para o oceano. Por‚m, a partir de mar‡o, o El Ni¤o entrou em r pido enfraquecimento, com o Oceano Pac¡fico equatorial vivendo uma fase de transi‡Æo/neutralidade durante o Outono. A principal conseqˆncia dessa fase de neutralidade foi … antecipa‡Æo da chegada do frio sobre a RegiÆo Sul. Em junho, o Oceano Pac¡fico entrou em processo de resfriamento, com a configura‡Æo do fen“meno La Ni¤a, que perdurou at‚ o final do ano e deve se estender at‚ meados do pr¢ximo inverno. Entre as principais conseqˆncias da La Ni¤a est  o bloqueio das frentes frias sobre a regiÆo Sudeste, o que vai fazer deste verÆo um pouco mais chuvoso e nÆo tÆo quente quanto o verÆo passado. “As chuvas de mar‡o fechando o verÆo ser  uma frase verdadeira durante a pr¢xima esta‡Æo. Com a La Ni¤a configurada, as frentes frias passam mais pelo Sudeste e a nebulosidade nÆo deixa as temperaturas subirem muito”- diz o meteorologista e chefe de opera‡äes da SOMAR, Marcio Cust¢dio. Em SÆo Paulo, Rio de Janeiro e no oeste e sul de Minas Gerais, espera-se um per¡odo com precipita‡äes acima da m‚dia at‚ mar‡o.

Publicidade

Na RegiÆo Sul do Brasil, a diminui‡Æo da chuva ‚ o principal impacto da La Ni¤a, o que deve resultar em estiagens regionalizadas nos pr¢ximos meses. O d‚ficit de chuva deve manifestar-se durante o VerÆo, quando a La Ni¤a entra na sua fase de maturidade. As estiagens produzem ondas de calor, o que resultam em temperatura ligeiramente acima da m‚dia para o pr¢ximo VerÆo. De forma geral, as ondas de calor que coincidem com o per¡odo seco. Espera-se anomalias de temperatura maiores para o centro e para o oeste da RegiÆo. Na regiÆo Centro-Oeste, o verÆo ser  de chuvas generalizadas e muitas vezes em grande volume. Esta condi‡Æo ‚ importante para o restabelecimento do n¡vel dos reservat¢rios de  gua. Com o aumento da umidade e a volta da chuva diminuem as ondas de calor.

O verÆo no Nordeste ser  quente e vai dar praia em todo o litoral, em fun‡Æo da pouca quantidade de chuva. S¢ no final do verÆo, por volta do mˆs de fevereiro, ‚ que volta a chover em toda a faixa norte da regiÆo, do Rio Grande do Norte ao MaranhÆo. No norte do Brasil, o verÆo desenrola-se com chuvas acima do normal, especialmente na metade oeste e na parte norte da RegiÆo. Per¡odos prolongados de tempo encoberto e chuvas constantes resultam em temperaturas ligeiramente abaixo da m‚dia no norte do Brasil. “ um verÆo sem muitos picos de temperatura, as praias nÆo terÆo temperaturas tÆo quentes quanto no verÆo passado”- finaliza Marcio, esfriando um pouco as expectativas dos veranistas de plantÆo.