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olÇ­ tite, li o artigo que falava sobre Çüleo do motor, e gostaria de saber se Ǹ recomendado fazer um breve aquecimento da moto em marcha lenta antes de sair rodando, jÇ­ que na materia citada, diz que o Çüleo (mais o mineral) demora um pouco para lubrificar todas as partes!
Gustavo – campinas sp
Gus, motores modernos nÆo exigem aquecimento como antigamente. Basta ligar, esperar o motor chegar num funcionamento regular e sair andando. NÆo chega a um minuto. Eu costumo fazer assim: ligo a moto, depois coloco capacete, luva, mochila, procuro onde est  a chave da garagem, os ¢culos, o celular e a carteira, desligo o afogador e vou embora. Tem dias que leva meia hora!!! Alguns ¢leos sÆo formulados com aditivo magn‚tico que aderem …s partes met licas e facilitam a lubrifica‡Æo na primeira ligada. Mas isso ‚ meio irrelevante, porque os ¢leos modernos sÆo extremamente viscosos. A viscosidade ‚ a capacidade de o ¢leo “encher” o motor na primeira ligada na maior velocidade poss¡vel.

Boa
Estou querendo comprar uma moto e gostaria de saber se a (sundown) ‚ uma boa escolha e qual delas ‚ a melhor. Quero uma moto simples apenas para trabalhar, s¢ que eu trabalho em outra cidade e terei que andar uns 22 Km por dia Na pesquisa de pre‡os que fiz a sundown est  mais barata que a Honda.
Fabiano – Ariranha
At‚ hoje s¢ pilotei duas Sundown, a Hunter 90 e a Future 125 e achei-as honestas. Pelos n£meros de vendas crescentes dessa marca nÆo vejo problema em adquirir uma delas.  melhor vc ir ao concession rio e escolher o modelo que mais lhe agrade.

Ferrugem
A minha TW est  com a croma do escape como se estivesse “rachada” ou “descascando” de dentro pra fora. Pelo pouco que eu entendo de ferrugem (pois sou morador de uma cidade litorƒnea) eu acho que vou perder apenas o parte final do escape em poucos dias, que por sinal est  bastante conservada. Vc tem alguma dica pra de solda ou recupera‡Æo para o ferrugem nÆo se alastrar e segurar mais um pouco?
Tony – Recife , PE
Putz, Tonyco, vou ficar devendo, porque nÆo manjo nada de ferrugem, mas algum brother motonliner vai ler esse pedido e nos dar a dica.

De novo
Caros especialistas da Motonline, gostaria de saber se d  pra trocar os pneus (principalmente o trazeiro) da Yamaha FAZER 250 por pneus mais largos, sem ter que fazer nenhuma outra altera‡Æo mecƒnica na moto. Sei que nÆo ‚ recomendado pelo fabricante, pois pode aumentar o consumo, alterar a dirigibilidade e desgaste dos pneus, etc. etc, mas ando sempre devagar e cuidadosamente. Meu interesse ‚ apenas melhorar ainda mais a boa est‚tica da moto pros passeios de domingo. Em caso positivo, qual usar?
Paulo – Maca‚-RJ
PaulÆo, mesmo sendo passeios inocentes aos domingos, se vc usar um pneu mais largo por motivos est‚ticos estar  correndo riscos desnecess rios.

Inveja
Tchˆ, se inveja matasse, chegar em floripa por si s¢ ‚ um espet culo, em cima de uma M800 entÆo! Como eu nÆo entrei mais na comunidade, gostaria de saber a quantas anda aquela hist¢ria do site ser pago, achei uma ¢tima id‚ia. E fica o convite pro churrasco.
Rodolfo – Porto Alegre – RS
Bah, me diz que mania ‚ essa que todo ga£cho tem de ir pras praias de Floripa carregando uma cuia e uma garrafa t‚rmica com  gua quente? Um calor de 45øC e os gaud‚rios tomando  gua quente! Felizmente estÆo chegando os an£ncios e nÆo teremos de cobrar assinatura, por enquanto!

RD
E ai tite, td bem? estava pensando em pegar uma RD135 97 ou 98 para ir trabalhar todo dia. Eu prefero CG, mas como moro em sampa, prefiro a RD por medidas de seguran‡a. Tite, o que vc acha da RDzinha? o consumo ‚ muito maior que da CG? ser  que ela aguenta o tranco de mais de 20km de marginal esburacada todos os dias? (20km s¢ de ida)
davi – sao paulo, SP
P“, Davi, um motor 2T gasta quase o dobro do que um motor 4T. NÆo acho uma boa id‚ia adquirir uma RD 135 pra rodar tanto. Tem op‡äes mais econ“micas e menos visadas.

Pneus
Oi Tite gostaria de saber porque o pneu utilizados nas motos de GP tem seu perfil mais alto que nas motos de rua 180 ou 190/67 r17 e um similar para utilizar na rua ‚ 180/55 ele nÆo tenderia a ser mais vulner vel a tor‡äes com este perfil maior?
Daniel – Caxias do Sul RS
Vc tem certeza dessas medidas? H  anos que os pneus da MotoGP sÆo 200.

Limite
Prezado tite, gostaria de saber como vc fez, ou ainda faz, para ir superando seus limites! Por exemplo, a cada curva que vc faz, como ‚ o feeling para ir deitando mais, como vc faz para ir chegando ao m ximo do seu limite?ou quem sabe vc ainda nao encontrou o limite? rs
Joao – Sao PAulo/SP
Quem determina o limite de inclina‡Æo sÆo os pneus. Eles avisam que vc chegou no limite, mas para adquirir a sensibilidade pra perceber esse aviso s¢ a experiˆncia vai te dar.

GuidÆo
Tava afim de colocar um guidÆo esportivo na minha FAZER250, tipo semi guidÆo (berro) ou o x, mas tenho receio de nÆo ficar bom, “tirar a moto da harmonia” quer dizer torna-la inst vel e ficar ruim pra dirigir.  aconselh vel a troca ou nÆo? quais as desvantagens e vantagens?
Alvaro – Itatiba-SP
Vantagem nÆo tem nenhuma. Desvantagens: piora o conforto, altera a distribui‡Æo de peso da moto, reduz o ester‡amento da moto e pode amassar seu tanque em caso de queda.

CB
comprei uma cb 450 ano 90, mas nÆo sei muita coisa sobre esta moto, onde posso encontrar informa‡äes sobre consumo, testes, mecƒnica, etc?
rogerio – rio de janeiro rj
Aki mesmo, o Tio Tite tem um arquivo de revistas com v rios testes dela. Basta escrever para [editor@motonline.com.br] e comprar v rias.

Twister
Tio chato, estava lendo uma de suas respostas, e vocˆ disse que a rela‡Æo da twister ‚ ruim para o tipo de motor. Como fa‡o para mudar isso e melhor -la? Se vocˆ tivesse uma twister, que outra coisa vocˆ mudaria ? Prometo que de hoje em diante vou seguir … risca todos seus conselhos Sr. Mestre dos Magos.
Diego – Maring , PR
Bah, mas j  dei v rias receitas de melhora da Twister, vc nÆo leu, malinha? Experimente uma coroa com dois ou trˆs dentes a mais ou um pinhÆo com um dente a menos.

Tolinho
Tite! Desenvolvi uma t‚cnica que melhora e muito a qualidade dos far¢is, principalmente da Tornado que ‚ fraquinho!  o seguinte: vocˆ aperta o botÆo que muda de luz baixa pra luz alta devagar at‚ as duas ficarem acesas ao mesmo tempo e segura a¡! Era pra sair de f brica logo assim, quando ligasse a luz alta nÆo era pra apagar a baixa. Na CG Sport (a moto ‚ boa demais!) o farol ‚ um sol! num precisa mais d  pra fazer tmb!
Cristiano – Forquilha – CE
Cris, vc faz jus aos seus 19 anos! Essa “t‚cnica” ‚ mais antiga que os far¢is da arca de No‚. Mas um aviso: os filamentos das lƒmpadas geram calor. A lƒmpada foi projetada para funcionar com UM dos filamentos acesos. Quando vc usa sua nova receita gera tanto calor que queima a lƒmpada rapidinho isso se nÆo derreter a capa do farol antes.