Foto: Bitenca

Oleo patina embreagem, CG no veneno, Manutenção de correntes, Tranca boa

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Ola! parabens pelo site. minha pergunta e a seguinte. tenho uma bandit 650s 08/09,posso colocar o oleo militec? e se for possivel,o que pode melhorar ou nao em minha moto. obrigado Sídnei, 44 Curitiba, Paraná
R: Esse é um aditivo formulado para reduzir o atrito. Nas motocicletas, salvo raríssimas exceções utiliza-se a embreagem em banho de óleo e se for reduzido o atrito, o que seria bom em tese, acaba fazendo com que os discos patinem. Repare que os fabricantes recomendam um óleo feito especialmente para motocicletas e portanto se for adicionado qualquer aditivo no óleo ele pode perder a característica necessária a um bom funcionamento da embreagem. Não recomendo. Abraços.

Bom dia!!! Primeiramente, parabéns pelo belo site. Eu particularmente, li todos as reportagens sobre tuning, testes e agora estou terminando de ler sobre as técnicas. Eu tenho uma CG 150 com semi-carenagem na parte do motor, guidão da CBX 150 Aero, escape Aluminium RS cromado com bocal em “8”. O motor, fiz algumas melhorias, coloquei um pistão com 190cc e aumentei a carburação, que rendeu uma moto com retomadas e com uma força notável. Porém a moto é equipada com o sistema de amortecimento bi-choque. Em curvas onde o terreno é irregular, da pra sentir a instabilidade que existe nessa suspensão. A partir daí me surgiu a curiosidade. Será que existe como eu colocar uma suspensão com um mono-amortecimento? Rafael 21 Campo Grande, Mato Grosso do Sul
R: Amigo, não vale a pena tal modificação. Você vai ter que modificar toda traseira da moto e fica bastante complicado esse projeto. Mais fácil procurar um par de amortecedores de melhor qualidade e aplicar um reforço na balança original que minimize as flexões naturais do sistema. O sistema bi-shock não é ruim por si só. Há até quem prefira essa tecnologia por ser mais simples e que permite uma construção mais leve, que fica menos sujeita a grandes esforços na estrutura do chassis. Também se torna importante a calibração da frente, de modo que o sistema fique bem equilibrado. Boa sorte.

Foto: Bitenca

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ok, vou procurar algum outro amortecedor que me forneça regulagens para o tipo de terreno. Mas como na parte de suspensão eu nao entendo muito, eu queria saber por quais marcas e tipo de modelo pra mim poder ter uma luz nessa pesquisa.
Referente ao reforço na balança, que tipo de reforço seria?
R: Um bom amortecedor tem várias regulagens e deve ser bem acabado como o da Cofap. O reforço é contra torção. Costuma-se soldar uma peça em U sob a área próxima do eixo da balança, de um braço ao outro, mas verifique se não pega em nenhum outro componente. Abraços,

Gostei muito da matéria técnica do Carlos (Bitenca) Bittencourt, e gostaria de sugerir um novo tema que tenho muita duvida, “lubrificaçao de correntes” em especial a relaçao da Honda Twister. Obrigado e abraços, Luciano, 33 Sao Paulo/SP
R: Obrigado, Luciano. Está anotada a sua sujestão para novas matérias. A manutenção das correntes é bastante simples, apenas devemos tê-las sempre ajustadas na folga especificada pela fábrica, limpas e lubrificadas com lubrificante próprio para correntes, pois eles evitam respingar mas penetram nos elos. No caso de correntes seladas a lubrificação protege contra
corrosão e evita o desgaste prematuro dos selos e a infiltração de contaminantes nos pinos. Evite graxa densa que faz muita sujeira e não penetra o suficiente. Abraços.

Parabéns pela ótima fonte de informações, e reunião de apaixonados por duas rodas… mas sempre lembrando da segurança!!! Uma vez questionei a honda pelo 0800 sobre o fato que foi publicado com videos onde em MG, dois donos diferentes, pegaram motos do mesmo modelo, mas diferentes seus proprietarios, e por acaso, engano acabaram levando a moto errada, porque o miolo da chave mesmo sem ter sido forçado, ou adulterado permitiu que a moto fosse ligada, a chave da titan (FAN KS ES ….) já me disseram ser muito fraca de combinações de segredo e facil de ser arrombada e levada por um alheio ao direito de posse e propriedade a como trocar o miolo por um outro modelo, seja por exemplo um de uma xtz ou mesmo da honda mas de um modelo que garanta maior segurança?
R: Ulisses, Um bom chaveiro de automóveis pode alterar o segredo da sua moto e fazer chaves únicas para você. Porém uma vez aberto o conjunto ele normalmente fica mais vulnerável, a decisão é sua. Abraços.