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Foto: RH WWW

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O “nibus escolar americano ‚ tranqilamente um dos ve¡culos de transporte pessoal mais seguros do mundo. ‘Bicudo’, nÆo parece muito novo ou avan‡ado, j  que nÆo tem de se preocupar com a id‚ia de ser vend vel: as escolas do pa¡s inteiro tˆm de utiliz -los no transporte das crian‡as da casa … escola e retorno, e os compram novos sempre que chegam a um determinado n£mero de anos ou quil“metros rodados.

O transporte das crian‡as em absoluta seguran‡a ‚ culturalmente uma das primeiras necessidades daquele povo.

A maior montadora dos ‘grandes amarelos’, a IC Corporation, lan‡a comercialmente um “nibus escolar h¡brido, que est  sendo testado em campo durante um ano na cidade de Austin, no Texas.

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O h¡brido ‚ do tipo plug-in, em que suas baterias sÆo recarregadas plugando numa rede el‚trica normal, de 110 ou 220 Volts. O motor b sico ‚ um diesel Maxx Force que atende os mais recentes padräes federais de emissäes. O motor el‚trico ‚ Enova de 80 kW. O arranque ‚ sempre dado com o motor el‚trico, assim como eventuais fortes aclives. Os h¡bridos funcionando nos Estados Unidos devem tamb‚m utilizar misturas de biodiesel em seus testes.

Grandes ‘pacotes’ de baterias sÆo colocados embaixo da carro‡aria e sÆo recarregados … noite. O sistema tamb‚m recupera energia cin‚tica durante as frenagens – algo que sempre ocorre dentro do ciclo de utiliza‡Æo, composto de freqentes arranques e frenagens.

A expectativa ‚ que este “nibus consuma metade do combust¡vel de um “nibus escolar normal – 5 km/litro em vez de 2,5. Esses n£meros tˆm sido vistos em todos os 18 outros escolares h¡bridos experimentais existentes no pa¡s, dentro de um programa experimental iniciado em 2002. Espera-se tamb‚m que as emissäes sejam reduzidas a um ter‡o.

De acordo com a legisla‡Æo americana, os diretores do distrito escolar tˆm de enviar relat¢rios trimestrais de desempenho e consumo do h¡brido ao lado de dados sobre um “nibus escolar tradicional. Ambos tˆm de ser empregados nas mesmas rotas, evitando varia‡äes de piso, distƒncia e n£mero de paradas.

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A IC Corporation ‚ uma divisÆo da Navistar International Corporation. A Advanced Energy ‚ uma entidade que nÆo visa lucros e tem seus escrit¢rios centrais em Raleigh, na Carolina do Norte. A Enovga Systems ‚ fornecedora de componentes digitais de energia e produtos de sistemas. focando no desenvolvimento e comercializa‡Æo de sistemas de gerenciamento energ‚tico e de conversÆo para aplica‡äes m¢veis.

Jos‚ Luis Vieira


Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte. –