Publicidade

Texto de Adenilson Padovan

Em agosto adquiri uma Tiger 800 ABS. Uma bela máquina. Mas, sempre um mas…., ao passar em buracos ou lombadas com a moto, a corrente faz um barulho. Pensei!!! A corrente deve estar frouxa, na revisão de 800 km eu peço para esticar. Foi o que fiz e ao deixá-la na concessionária solicitei que a corrente fosse esticada devido ao barulho. Para minha surpresa, o consultor técnico me informou que a orientação da Triumph é de que este barulho é característica da moto. E explicou:

– A corrente por estar próxima ao guia bate no mesmo e este transmite o barulho à balança, amplificando-o. É possível solucionar colocando uma borracha entre a balança e o guia, mas o valor seria de R$90,00.

Triumph Tiger 800: barulho na corrente é normal

Triumph Tiger 800: barulho na corrente é normal

Publicidade

Indaguei:

– Você está de brincadeira, se é um problema e não uma característica a fábrica tem que ser responsável? O consultor me respondeu:

– Já comunicamos a fábrica, mas a mesma responde que não tem responsabilidade sobre isso e insiste em dizer que é característica da Tiger 800.

Pensei: Meus caros amigos, colaboradores, engenheiros, responsáveis em geral. Se esta é a resposta da Truimph, é de deixar qualquer consumidor extremamente decepcionado. Nem a minha antiga Yamaha DT 200 fazia barulho na corrente quando regulada e muito menos minhas últimas bigtrail. Ah! Tem até vídeo no Youtube ensinando como eliminar o barulho. Ainda não quero acreditar que uma moto considerada Premium que tem um problema que não existe nas demais marcas. Não satisfeito, fiz uma reclamação no SAC da Triumph, no dia 12/09 e depois de um mês de análise, leiam e fiquem atônitos com a resposta:

Publicidade

“Prezado Sr. Adenilson, bom dia. Acerca da sua solicitação cumpre informar que o barulho da corrente batendo no protetor não é caracterizado como problema de fabricação, mas é uma característica normal do modelo. A corrente bate no protetor quando a motocicleta passa em ondulações e imperfeições na pavimentação. Obrigada. Atenciosamente, Paula Santos – SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, Tel. 0800 727 2025, [email protected] – Triumph Motocycles Brazil LTDA”.

Assim é tratado o consumidor brasileiro. Afinal, sou um feliz proprietário de uma Triumph Tiger 800 que vem com barulho de fábrica. Porém, essa informação não se encontra em lugar nenhum no momento da compra. Ela poderia estar pelo menos no manual do proprietário. Por isso acho de fundamental importância divulgar esta ”característica” da Tiger 800 para que os futuros consumidores da mesma não descubram isso somente após a compra efetuada. Abraço a todos!

Nota do Editor: Clique no link destacado no início (ou aqui mesmo) para ler a avaliação de Motonline sobre a Triumph Tiger 800. Vale ainda destacar que é inerente ao sistema de transmissão a corrente um contato da mesma com algum tipo de guia ou protetor.  Alguns modelos de motos conseguem um resultado melhor do que outros no que diz respeito ao ruído. Durante o uso, conforme o desgaste do sistema aumenta esse barulho também pode aumentar, mesmo mantendo a corrente bem regulada. É considerado normal para esse tipo de transmissão o barulho resultante do contato da corrente com outras partes da moto.

Publicidade