Publicidade

Organização do III Enduro dos Guimarães acerta os últimos detalhes para dar a largada

Organizadores, pilotos e amantes do enduro de regularidade da prova preparam-se para o III Enduro dos Guimarães, que este ano contará com uma navegação diferenciada.

A prova será realizada nos dias 12 e 13 de julho, em Cuiabá. Serão dois dias de provas, válidas pelo campeonato Brasileiro, Estadual e Sul Mato-grossense de Enduro.

A organização do Enduro dos Guimarães já definiu a programação e a trilha de sua terceira edição. Segundo o organizador da prova, Luiz Fernando Gondim, os pilotos criam uma grande expectativa para esta edição em razão do trabalho feito nas edições anteriores. “Fazemos a prova para os pilotos e queremos torná-la inesquecível”

Publicidade

Mais de 100 pilotos de moto devem acelerar na prova, o que supera o número de inscritos das edições anteriores. Dentre as categorias, a disputa na Over 40 e na Máster prometem ser as mais acirradas. A premiação da prova contará com troféus para os cinco primeiros colocados nas categorias Máster, Sênior, Over 40 e Junior e para os 10 primeiros da Novatos. Os três primeiros colocados em cada categoria do Estadual e do Enduro dos Guimarães também receberão troféus.

Na sexta-feira (11.07), das 18 às 20:30 horas, uma equipe que compõe a secretaria da prova, localizada no Cuiabá Lar Center, receberá as últimas inscrições, e a partir das 19h terá início a entrega das planilhas e dos materiais promocionais aos pilotos. “Entregaremos aos pilotos a tradicional sacola contendo coletes, adesivos, camisetas, bonés e pochetes” revelou Luiz. O sorteio da largada será realizado às 21h.

Às 7h do dia 12, sábado, terá início a vistoria técnica e às 8h30 a solenidade e abertura oficial do III Enduro dos Guimarães. A largada do 1º dia de prova será realizada às 9h na Rampa do Cuiabá Lar Shopping, localizado na Av. Miguel Sutil, e o resultado oficial será divulgado no Hotel Taiamã às 21h30.

As trilhas já estão sendo conferidas pelo diretor técnico, Edmilson José Campos. Ele é responsável pelo levantamento e abertura da trilha e pela planilha. O trajeto do primeiro dia já está pronto e a partir de segunda (07.07) já estará decidido a quilometragem, o tempo de prova, o abastecimento e os neutros (paradas para descanso).

Publicidade

Gondim explicou que no primeiro dia a prova andará nas trilhas da baixada cuiabana, próximas ao morro São Gerônimo a ao Coxipó do Ouro, retornando ao local de saída. Segundo ele, a maior dificuldade do dia será uma trilha conhecida como -Terapia-.

No domingo a largada acontece às 8h e as trilhas serão na região do Manso e Horácio, cruzando o vale para o Coxipó do Ouro. “O início será bem tranqüilo, pegando trechos de areia bem fofa, já no segundo trecho terá bastante pedra”, afirmou. A entrega das planilhas técnicas de tempo deverá ser no Hotel Taimã até às 17h. Às 19h tem início a cerimônia de premiação da prova, que será realizada, como em 2007, no Café Cancum.

Gondim tem experiência em organizar campeonatos, pois vem acumulando conhecimento em provas que participa em outros Estados e no mundial. “Estou pelo segundo ano consecutivo participando do Campeonato Mundial de Enduro, esta experiência é incalculável e nos traz mais confiança para realizar um bom trabalho”.

Mesmo assim, as dificuldades encontradas são muitas. A falta de apoio, principalmente dos órgãos municipais e estaduais, é um dos grandes obstáculos enfrentados na organização de um evento como o Enduro. “Os governantes se esquecem da projeção que uma etapa do campeonato nacional traz para o Estado. Estimamos que mais de 100 mil pessoas do meio visitam nossa página na internet e conhecem Mato Grosso através da prova”, afirmou Luiz.

Publicidade

Nesse cenário, os patrocinadores tornam-se peças fundamentais na construção de um evento como esse. Conforme Luiz, a empresa Print Press sempre foi a maior parceira e sem ela o evento jamais teria saído do papel. Além disso, este ano a Yamaha patrocina o campeonato Brasileiro como um todo e em Mato Grosso a prova conta também com o apoio da Max Lub, Petroluz, Tonon, Maxvinil, Cuiabá Lar Shopping, refrigerante Marajá, Riffel, Hotel Taiamã, Lavanderia Aliança e da Queiroz Motos.

Para o Diretor Nacional de Enduro, Paulo Melo, o Enduro dos Guimarães pode se tornar local fixo para etapas do Brasileiro. “Os organizadores de Mato Grosso querem firmar o Estado no cenário nacional do esporte. Acho que este ano as coisas vão estar bem mais favoráveis para que isso aconteça”, revelou Melo.

REALIZAÇÃO – O III Enduro dos Guimarães será realizado nos dias 12 e 13 de julho. A prova é em Cuiabá/MT, e será válida pelas 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, 6ª Etapa do Campeonato Mato-grossense de Enduro e 3ª Etapa da Copa Sul do Mato Grosso de Enduro. A largada será no Cuiabá Lar Shopping, localizado na Avenida Miguel Sutil, próximo ao viaduto do CPA.

As inscrições on-line já começaram e vão até o dia 10 de julho. Para se inscrever acesse o site www.endurodosguimaraes.com.br.