Publicidade

Organização, pilotos e equipes da Copa Pakato de Enduro dão show em Guararema

Um público estimado de 4mil pessoas presenciou nesse domingo, 7 de junho de 2009, em Guararema, SP, porque a Copa Pakato de Enduro padrão FIM é hoje considerado o melhor e maior campeonato de enduro do país.

Para os organizadores, pilotos e equipes que participam da 6a Copa Pakato de Enduro padrão FIM, profissionalismo é a palavra chave para o sucesso, não só do campeonato, mas também do crescimento e fortalecimento da modalidade no Estado de São Paulo, hoje, seguramente, o principal centro do enduro no país. “Há 6 anos que toda a Família Adrenatrilha vem se dedicando para atingir o profissionalismo que se vê somente na Copa Pakato, ou qualquer outro evento em que estejamos envolvidos. Digo família Adrenatrilha porque, todos os envolvidos se consideram parte integrante de uma família, e não simplesmente de uma equipe ou trail clube. Na Família Adrenatrilha, todos tem suas funções, obrigações e mérito. E esse é um dos segredos desse campeonato de enduro que, desde o princípio, conta com o patrocínio da Pakato Moto Parts & Accessories, inclusive nesses tempos de crise mundial.”, declarou Fábio Simões, idealizador do campeonato desde sua primeira edição.

Assim como os organizadores, nessa 3a etapa da Copa Pakato, válida também pela 3a etapa do Campeonato Paulista de Enduro, pilotos e equipes provenientes de vários Estados demonstraram que o enduro no Estado de São Paulo vem se profissionalizando cada vez mais. “Nunca imaginei que um dia veria um padock numa prova de enduro no Brasil com tantos ônibus, carretas, vans, pick-ups e tendas.”, declarou Márcio Joanita, um dos maiores nomes do esporte. “É muito legal ver que investimentos estão sendo feitos, e, principalmente, com isso, novos nomes estão surgindo na modalidade.”, completou.

Publicidade

E foi justamente, entre os 230 pilotos participantes, um desses “novos nomes” que venceu consistentemente a etapa de Guararema da Copa Pakato. Júlio César Zavatti, conhecido por “Bissinho”, conquistou a primeira colocação da categoria Elite, onde competem os principais pilotos do país. Na segunda colocação, também superando o atual Campeão Brasileiro, Felipe Limonta fechou a prova a apenas 31 segundos do líder. Com diferença de 1m2s, Nielsen Bueno foi o terceiro colocado, seguido por Márcio Joanita e Stefano Pereira, na quarta e quinta colocação, respectivamente.

Entre as equipes, que esse ano estão travando uma disputa pra lá de emocionante, a vitoriosa foi “Os Aloprados”. A equipe “Duboy Racing” foi a segunda colocada, seguida pela equipe “Off Rush Rally Team”. Com esse resultado, as três equipes estão empatadas em 47 pontos cada.

Nas demais categorias, os vencedores foram:
Enduro 1: Alexandre Fernandez “Taxinha”
Enduro 2: Thiago Mendonça Veloso
Enduro 3: Luiz Felipe Lopes Machado
Enduro 4: Marcelo Molognoni
Enduro 5: Murilo Machado Marreco
Enduro 6: Jean Pierre Buttazzi Jr.
Enduro 7: Nivaldo Bertola
Enduro 8: Leandro Campovilla
Enduro 9: Wellington da Cruz Santos

Um dos pontos altos da Copa Pakato, que a cada etapa atraí mais público e interesse da imprensa especializada, são os trechos especiais montados em locais dotados de ótima infra-estrutura e visibilidade. Em Guararema, mais uma vez, o público teve a oportunidade de conferir de perto toda a perícia dos pilotos no Extreme Teste e no Cross Teste, localizados muito próximos um do outro. No Extreme Teste, digno de uma etapa do Campeonato Mundial, vários tipos e formas de obstáculos artificiais foram idealizados, a fim de proporcionar emocionantes pegas entre os participantes e muita adrenalina para os espectadores. “Nessa etapa, graças ao total apoio da Prefeitura Municipal e suas Secretarias, pudemos dar asas à nossa imaginação, e montamos um extreme teste extremamente técnico para os competidores e, ao mesmo tempo, muito divertido para o público presente.”, disse Fábio Simões. “Não podemos deixar de mencionar que tudo isso foi concretizado pela iniciativa do Vereador Wilson da Silva Ribeiro, que, desde o início de nossas conversações, acreditou que o evento traria não apenas divisas para o município, mas também entretenimento para a população.”, completou Fabião.

Publicidade

Em Guararema, além de uma prova tecnicamente perfeita, os pilotos puderam mais uma vez contar com certas comodidades oferecidas pela Copa Pakato. Em todos os pontos foram distribuídos garrafas de água mineral Pilar, aos participantes, DVDs da 2a etapa foram entregues pela Up Digital, revistas Pró Moto e DNA Off-Road e ainda a tradicional camiseta que se pode ver em vários lugares do estado. A segurança médica, assim como nas etapas e todos os anos anteriores da Copa, foi realizada pela empresa Torre Emergências Médicas.

A próxima etapa da Copa Pakato de Enduro, válida também pela 4a etapa do Campeonato Paulista, será realizada na cidade de Itanhaém, SP, no dia 19 de julho de 2009.

A 6a Copa Pakato de Enduro padrão FIM é organizada pelo Adrenatrilha Trail Club de Mauá. Patrocínio: Pakato Racing Parts & Accessories. Cronometragem: Mr. Bits. Supervisão: Federação Paulista de Motociclismo. A 3a etapa contou com apoio da Prefeitura Municipal de Guararema; co-patrocínio de Scott, Dust Off Road, Revista Pró Moto, Máster`s, Água Mineral Pilar, Up Digital e Revista DNA Off Road.