Publicidade

Orquestra Sinfônica apoiada pela NovaDutra se apresenta com Jorge Aragão em Barra Mansa

No pr¢ximo domingo (11/05), em comemora‡Æo ao Dia das MÆes, a Orquestra Sinf“nica de Barra Mansa e o cantor Jorge AragÆo prometem emocionar o p£blico com uma apresenta‡Æo in‚dita no Parque da Cidade de Barra Mansa (RJ), no Centro.

A Orquestra Sinf“nica de Barra Mansa ‚ o principal grupo do Projeto M£sica nas Escolas de Barra Mansa, que conta com o apoio cultural do Grupo CCR/NovaDutra, por meio de Lei Rouanet. O projeto ‚ desenvolvido pela Funda‡Æo de Cultura e Lazer da Prefeitura e atende a cinco mil crian‡as e adolescentes, em 50 escolas da rede municipal de ensino. Al‚m do apoio da CCR/NovaDutra, o projeto conta com patroc¡nio da Votorantim e Light, e co-patroc¡nio da Saint Gobain.

Na primeira parte do show deste domingo, Jorge AragÆo e sua banda apresentarÆo sucessos consagrados como “Coisinha do Pai”, “Coisa da pele” e “Vou festejar”. Na segunda, a Orquestra Sinf“nica de Barra Mansa se unir  ao cantor e apresentar  um vasto repert¢rio, que vai do “Bolero de Ravel” a grandes sucessos da Bossa Nova, passando pelo inesquec¡vel samba “Aquarela do Brasil”. O espet culo marca tamb‚m o encerramento da XVIII Expo BM, que acontece na cidade de 08 a 11 de maio.

Publicidade

Segundo Vantoil de Souza, coordenador do Projeto M£sica nas Escolas, apresenta‡äes como esta, que unem o cl ssico ao samba, demonstram como ‚ importante levar o repert¢rio popular tratado de maneira sinf“nica, para alcan‡ar um n£mero ainda maior de apreciadores e dar aos m£sicos uma forma‡Æo rica e ecl‚tica.

A Orquestra – A Orquestra Sinf“nica de Barra Mansa ‚ formada por professores, monitores e bolsistas do Projeto M£sica nas Escolas, que, al‚m de ministrarem aulas, dedicam parte de seu tempo aos ensaios. A Orquestra vem recebendo excelentes coment rios da cr¡tica especializada. J  se apresentou em grandes palcos como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Sala Cec¡lia Meireles, ambos na cidade do Rio.

Em 2007, a Orquestra recebeu grandes solistas da m£sica internacional, como a principal violoncelista da Orquestra Sinf“nica de Jerusal‚m, Ina-Esther Joost, o violoncelista da Orquestra Sinf“nica Jovem de Nova Iorque, Gabriel Panny, e as pianistas norte americanas Virginia Hogam, de Baltimore, e Maria Clodes Jaguaribe, da Universidade de Boston.

Neste ano, a Orquestra Sinf“nica de Barra Mansa tem ainda concertos marcados no Teatro Arthur Rubinstein – da Hebraica, em SÆo Paulo, e no Memorial JK, em Bras¡lia, ambos em dezembro.

Publicidade

O Projeto M£sica nas Escolas – O Projeto M£sica nas Escolas ‚ desenvolvido pela Funda‡Æo de Cultura e Lazer da Prefeitura de Barra Mansa. Foi iniciado no ano de 2003, com a implanta‡Æo de p¢los de cordas, metais e percussÆo para 600 crian‡as e jovens. A partir de 2007, ampliou sua abrangˆncia na forma‡Æo musical e hoje atende a cinco mil crian‡as e adolescentes, em 50 escolas da rede municipal de ensino. Atualmente, o projeto recebe patroc¡nio das empresas Light e Votorantin Metais e co-patroc¡nio da NovaDutra e Saint-Gobain.

Com sede no Parque da Cidade da Barra Mansa, o Projeto transformou as institui‡äes p£blicas de ensino fundamental do munic¡pio em sub-sedes voltadas para o aprendizado musical. Os alunos sÆo introduzidos na m£sica por uma equipe de 54 profissionais qualificados, sem sair do ambiente educacional.

Voltadas para as crian‡as e adolescentes, as aulas de m£sica cumprem um papel educativo e social. Al‚m de contribuir para a forma‡Æo cultural das crian‡as e adolescentes, prepara os alunos para serem cidadÆos conscientes.

Hoje, o Projeto M£sica nas Escolas possui v rios grupos musicais, sendo os principais a Banda Marcial Municipal de Barra Mansa, a Banda Sinf“nica de Barra Mansa, a Orquestra Sinf“nica de Barra Mansa, a Orquestra Sinf“nica Infanto-Juvenil e o Drum Latas – grupo de percussÆo com reciclados.

Publicidade