Os 40 anos do Wankel – no Japão

Os 40 anos do Wankel – no Japão

Os 40 anos do Wankel – no Japão

O motor rotativo Wankel nasceu na Alemanha, mas se desenvolveu no JapÆo – mais precisamente na Mazda, que hoje pertence parcialmente … Ford.

At‚ o fim de abril, cerca de 1.970.000 ve¡culos com esses motores rotativos foram feitos.

“O motor rotativo simboliza a Mazda. Ele nasceu dos incans veis esfor‡os de nossos l¡deres anteriores e de uma cultura corporativa que abra‡a desafios duros. Para manter esta orgulhosa tradi‡Æo indo … frente, continuaremos nossa pesquisa e desenvolvimento do motor rotativo de acordo com o plano Zoom-Zoom que anunciamos em mar‡o de 2007. Como o eco-motor Mazda de pr¢xima gera‡Æo, o motor rotativo a hidrogˆnio tem grande promessa e, de fato, j  est  rodando em vias p£blicas. A Mazda planeja adicionar novos valores …s nossas tecnologias rotativas investindo ainda mais em pesquisa e desenvolvimento do motor rotativo.”

Quase no fim da d‚cada de 50 do s‚culo passado, muitas montadoras mundo afora dedicaram pesados recursos ao desenvolvimento do motor rotativo, mas a maioria delas desistiu por nÆo ter sido capazes de enfrentar os tremendos desafios t‚cnicos … frente. Somente a Mazda se manteve fiel a este trabalho, passou por cima de todos os obst culos apresentados e chegou ao ponto de conseguir o est gio de produ‡Æo. Em 30 de maio de 1967, ela iniciou a comercializa‡Æo do primeiro carro com motor de dois pistäes rotativos, o Cosmo Sport. Depois, vieram o cupˆ rotativo Fam¡lia, o Savanna, o RX-7 e o Eunos Cosmo.

Em 1968, a Mazda entrou em competi‡äes com o lan‡amento do Cosmo Sport. Em 1991, o motor 787B fez hist¢ria, quando equipou o £nico carro japonˆs a vencer a corrida de resistˆncia das 24 horas de Mans. No JapÆo, na s‚rie de carros de passeio e na s‚rie americana da International Motor Sports Association, IMSA, associa‡Æo internacional de esporte motor, os carros com motor rotativo j  contam mais de 100 vit¢rias.

O carro esporte RX-8, lan‡ado em abril de 2003, veio com um motor RENESIS naturalmente aspirado, de nova gera‡Æo, mais compacto, potente e ambientalmente ‘limpo’ do que os anteriores. Engine Technology International, revista britƒnica especializada em tecnologia, premiou o RENESIS com o prˆmio de Motor Internacional do Ano 2003 e o melhor de sua classe em 2004.

Desde 1991, a Mazda est  desenvolvendo o motor rotativo a hidrogˆnio, que nÆo emite CO2. Os testes de campo incluem sete carros com esse motor.

Jos‚ Luis Vieira

#########################################################

Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte.