Publicidade

Os números da Catalunha

Alguns dos principais números relativos ao Grande Prémio Cinzano da Catalunha deste fim-de-semana.

60 – O dia da qualificação do Grande Prémio Cinzano da Catalunha marca o 60º Aniversário da primeira corrida de sempre pontuável para o Campeonato do Mundo – a corrida de 350cc no Isle of Man de 1949. Esta corrida foi ganha pelo britânico Freddie Frith aos comandos de uma Velocette. Frith ganhou todas os GPs de 350cc de 1949 para garantir o título e depois retirou-se da competição.

20 – Após o quarto lugar de Mugello Andrea Dovizioso somou pontos nas últimas 20 corridas disputadas.

Publicidade

17 – No dia da corrida do Grande Prémio Cinzano da Catalunha celebra-se 20 anos sobre o dia do Grande Prémio da Alemanha de 1992 em que os três primeiros na corrida de 250cc foram Pier Francesco Chili, Max Biaggi e Loris Reggiani, todos aos comandos de máquinas Aprilia. Esta foi a primeira vez que a Aprilia dominou um pódio de Grande Prémio.

16 – Houve 16 corridas de MotoGP desde a última vitória de um piloto Honda – Dani Pedrosa no GP da Catalunha do ano passado. Esta é a mais longa sequência de corridas da categoria rainha sem uma vitória Honda desde que regressou aos Grandes Prémios em 1982.

7 – Os Últimos sete Grandes Prémios de 125cc foram ganhos por pilotos Aprilia. Isto iguala a mais longa sequência de vitórias de 125cc da Aprilia, atingida em 2007.

5 – As cinco primeiras corridas do ano de 250cc foram ganhas por cinco pilotos diferentes (Barbera, Bautista, Aoyama, Simoncelli e Pasini) o que aconteceu pela última vez em 1988 (Mang, Filice, Pons, Garriga e Dominique Sarron).

Publicidade

3.274 segundos – O tempo que separou os cinco primeiros pilotos a cruzarem a linha de meta na corrida de MotoGP em Mugello, fazendo com que fosse o oitavo Top 5 mais disputados de todos os tempos em Grandes Prémios da categoria rainha sem interrupções.