Publicidade
Para marcar o arranque da tirada de três corridas do MotoGP™ no Oriente, o AirAsia Grande Prémio do Japão, em Motegi, o motogp.com traz-lhe alguns factos e números interessantes sobre a prova.

Para marcar o arranque da tirada de três corridas do MotoGP™ no Oriente, o AirAsia Grande Prémio do Japão, em Motegi, o motogp.com traz-lhe alguns factos e números interessantes sobre a prova.

257 – Após a vitória no Grande Prémio de Aragão, Dani Pedrosa totaliza 257 pontos nas 14 corridas já disputadas. Este é já o mais alto total de pontos que conquistou numa só época na classe de MotoGP; o seu anterior melhor eram os 249 pontos de 2008.
179 – Depois do terceiro lugar no GP de Aragão, Andrea Dovizioso totaliza 179 pontos, o maior total de pontos por parte de um piloto de equipa satélite desde que Marco Melandri somou 187 pontos em 2007 aos comandos de uma Honda da equipa Gresini.
100 – O suíço da Moto2 Dominique Aergerte vai alinhar no 100º Grande Prémio. Ele vai tornar-se no mais jovem suíço de sempre a atingir o marco de 100 GPs, retirando o recorde a Thomas Lüthi. Contando com o GP de Aragão Aegerter totaliza 47 GPs na Moto2 e 52 nas 125cc.
50 anos – No dia da corrida no Japão passam exactamente 50 anos sobre a realização do Grande Prémio da Argentina de 1962 e Buenos Aires. A vitória nas 500cc ficou a cargo do piloto da casa Benedicto Caldarella, aos comandos de uma Matchless, o seu único triunfo em GPs. Hugh Anderson deu à Suzuki a primeira vitória nas 125cc e Ernst Degner terminou em segundo nas 50cc para conquistar o ceptro – o primeiro campeonato para um piloto Suzuki em qualquer classe.
19 – A vitória de Dani Pedrosa em Aragão foi a 19ª da sua carreira na categoria rainha. É o mesmo número de triunfos na categoria rainha conquistado por Barry Sheene ao longo da carreira. A próxima vitória fará com que o espanhol iguale Freddie Spencer.
19 anos – No GP de Aragão Cal Crutchlow terminou em 4º e Jonathan Rea foi 7º. Esta foi a primeira vez em 19 anos que dois britânicos terminaram nos sete primeiros num GP da categoria rainha; a última vez que isto aconteceu foi em Donington Park em 1993, quando Niall Mackenzie foi terceiro e Carl Fogarty quarto.
11 – No dia da corrida no Japão passam 11 anos sobre o dia em Valentino Rossi venceu a corrida de 500cc no Grande Prémio da Austrália de 2011, o que lhe valeu o título e fez dele o mais jovem piloto de sempre a conquistar o ceptro em três categorias diferentes. A corrida foi uma das mais disputadas de todos os tempos, com menos de três segundos a separarem os nove primeiros a cruzar a meta.
4 – No Grande Prémio de Aragão os pilotos Yamaha terminaram em 2º, 3º, 4º e 5º. Esta foi a primeira vez na era das 4-tempos do MotoGP que a Yamaha colocou quatro pilotos nos cinco primeiros.
4 – A vitória de Dani Pedrosa em Aragão foi a quarta da época. Isto iguala o total de vitórias numa só época de MotoGP que conquistou em 2010.
1 – Dani Pedrosa é o único piloto a ter ganho em Motegi nas três classes dos Grandes Prémios; só no passado é que venceu no MotoGP, enquanto nas 250cc ganhou em 2004 e nas 125cc em 2002.