Publicidade
Com o pelotão de MotoGP a rumar a Phillip Island para a penúltima ronda do campeonato, o AirAsia Grande Prémio da Austrália, o motogp.com traz-lhe os dados estatísticos mais importantes.

Com o pelotão de MotoGP a rumar a Phillip Island para a penúltima ronda do campeonato, o AirAsia Grande Prémio da Austrália, o motogp.com traz-lhe os dados estatísticos mais importantes.

148 – Scott Redding já somou 148 pontos este ano, o maior total de pontos por um piloto britânico numa só época na categoria intermédia dos Grandes Prémios.

27 – Cal Crutchlow celebra o 27º aniversário um dia após o Grande Prémio da Austrália.

24 – Este será o 24º Grande Prémio da Austrália, que tem sido disputado todos os anos desde a primeira visita da competição em 1989. Os dois primeiros Grandes Prémios da Austrália foram realizados em Phillip Island, passando depois para Eastern Creek durante seis anos consecutivos e regressando então a Phillip Island em 1997, onde se manteve desde então.

Publicidade

22 – Danilo Petrucci celebrou o 22º aniversário na quarta-feira antes do Grande Prémio da Austrália.

22 – Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa terminaram em primeiro e segundo por 22 vezes na classe de MotoGP. Em 12 dessas vezes Dani Pedrosa venceu a corrida; Jorge Lorenzo ficou no topo por dez vezes.

21 – A vitória de Dani Pedrosa no GP da Malásia foi a 21ª vez que esteve no topo do pódio na classe de MotoGP. Isto faz com tenha passado Freddie Spencer para ocupar o 13º posto na tabela de vencedores de corridas da categoria rainha de todos os tempos. Mais uma vitória e ele ficará empatado com Geoff Duke, Kenny Roberts e John Surtees em termos de triunfos em GPs da categoria rainha.

16 – A Honda lidera o campeonato de Construtores com mais 16 pontos e conquistará o ceptro se conseguir aumentar essa vantagem para 25. O cenário mais provável para isso implica a vitória na corrida por parte de um dos pilotos Honda e a Yamaha não poderá ter nenhum piloto em segundo. Este poderá ser o 19º título de Construtores da categoria rainha para a Honda.

Publicidade

15 – O segundo lugar de Jorge Lorenzo no Grande Prémio da Malásia foi a 15ª vez este ano em que o piloto terminou em primeiro, ou segundo, na classe de MotoGP. Isto iguala o recorde de maior número de presenças nos dois primeiros lugares de Grandes Prémios numa só época da categoria rainha, feito que foi alcançado por Valentino Rossi em 2002.

13 – A vitória de Sandro Cortese no Grande Prémio da Malásia foi o seu 13º pódio em 2012. Se ele terminar nos três primeiros no Grande Prémio da Austrália igualará o actual recorde de maior número de pódios numa só época na categoria mais baixa dos Grandes Prémios estabelecido por Álvaro Bautista em 2006 e igualado por Nico Terol em 2010, quando terminou o campeonato do mundo em segundo.

4 – A Ducati e a Honda somaram quatro vitórias de MotoGP em Phillip Island; a Yamaha conta com duas vitórias no traçado, a última em 2005.

4 anos – O pódio na corrida de Moto3 na Malásia foi o primeiro na categoria mais baixa dos Grandes Prémios que não incluiu um piloto espanhol no GP da Malásia desde 2008, quando Gabor Talmacsi venceu à frente de Bradley Smith e Simone Corsi.

Publicidade

1 – A vitória de Dani Pedrosa no Grande Prémio da Malásia foi a primeira que conquistou em GPs no molhado e também a primeira vitória de um Espanhol na categoria rainha no Grande Prémio da Malásia.