racing_numbers_preview_medium_169

Os números de Silverstone

Uma selecção de factos e estatísticas interessantes antes do AirAsia British Grand Prix, a sexta ronda da época de 2011.
 
1979 – O número total de pontos acumulado por Jorge Lorenzo na sua carreira de Grandes Prémio. Uma vitória por parte de Lorenzo no GP de Inglaterra fará dele o 10º piloto em 63 anos de história do mundo de motociclismo a ultrapassar a marca de 2000 pontos em Grandes Prémios.

100 – No Grande Prémio , Andrea Iannone fará a 100ª partida para um GP. Iannone estreou-se nos Grandes Prémios nas 125cc na primeira corrida da época de 2005, em Jerez. Ele fez 77 GP nas 125cc antes de passar para a Moto2 no ano passado.

25 – Além do grande recorde de vitórias de Jorge Lorenzo desde o início do ano passado, ele mostrou também grande consistência ao terminar nos quatro primeiros nas últimas 25 corridas, uma sequência que começou no GP da Malásia de 2009. Desde que o Campeonato do Mundo começou em 1949 só Valentino Rossi apresentou uma sequência mais longa de resultados nos quatro primeiros na categoria rainha, com 28.

20 – Pol Espargaro vai festejar o 20º aniversário no primeiro dia de treinos do Grande Prémio de Inglaterra.

6 anos – No dia da corrida de Silverstone passam exactamente seis anos sobre o Grande Prémio da Catalunha em que Dani Pedrosa venceu a corrida de 250cc seguido de Casey Stoner e Andrea Dovizioso. Esta foi a primeira vez que se assistiu a um pódio totalmente composto por adolescentes nas quarto de litro.

5 – Nico Terol terminou em primeiro, ou segundo, nas primeiras cinco corridas do ano. Esta é a primeira vez, desde Haruchika Aoki em 1996, que um piloto iniciou a época com cinco pódios consecutivos nas 125cc.

5 – No GP da Catalunha Stefan Bradl tornou-se no primeiro piloto a somar cinco poles seguidas na categoria intermédia desde Toni Elías em 2003. Se Bradl se qualificar na pole no GP de Inglaterra será a sequência mais longa de poles na categoria intermédia desde que Max Biaggi assinou sete poles consecuitvas nas 250cc em 1995.

4 – A vitória de Stefan Bradl no GP da Catalunha foi a sua quarta desde que passou para a categoria intermédia, o que é apenas menos uma vitória que o total conseguido pelo seu pai, Helmut Bradl, que somou cinco vitórias nas 250cc em 1991, época em que terminou em segundo da geral.

3 – Com Dani Pedrosa a vencer no Estoril e Casey Stoner a assinar o mesmo resultado em Le Mans e na Catalunha a Honda somou três triunfos consecutivos no MotoGP pela primeira vez na era das 800cc.

3 – Apenas três pilotos somaram pontos em todas as corridas de Moto2 já disputadas este ano: Stefan Bradl, Simone Corsi e Alex de Angelis.

1 – Ian McConnachie (Krauser) é o único britânico a ter ganho uma corrida de GP a solo em Silverstone; foi no ano de 1986 na corrida de 80cc.