motogp-2_preview_medium_169

Os números do Gran Premi Aperol de Catalunya

Factos e estatísticas interessantes antes da quinta ronda do Campeonato do Mundo de MotoGP em Montmeló.
 
54 anos – No dia da corrida na Catalunha celebram-se 54 anos do segundo posto de Carlo Ubbiali no Dutch TT de 125cc de 1957, o último numa sequência recorde de 14 pódios. Se terminar nos três primeiros na Catalunha Nico Terol iguala esta marca.

36 anos – No dia da qualificação em Catalunya celebraram- se 36 anos da segunda e última vitória de Mick Grant com a Kawasaki em Grandes Prémios nas 500cc.

25 – A vitória de Casey Stoner no Grande Prémio de França foi 25ª da sua carreira na categoria rainha; o mesmo número de triunfos de Kevin Schwantz que venceu o ceptro das 500 cc com a Suzuki em 1993. Apenas cinco pilotos contam com mais vitórias na classe (Rossi, Agostini, Doohan, Hailwood e Lawson).

24 – Alem do grande recorde de vitórias de Jorge Lorenzo desde o início do ano passado, ele mostrou também grande consistência e terminou nos quatro primeiros nas últimas 24 corridas, uma sequência que teve início no GP da Malásia de 2009. Desde que o campeonato do mundo começou em 1949 apenas Valentino Rossi conta com sequência mais longa; esteve 28 vezes seguidas nos quatro primeiros.

20 – Este será o 20º ano consecutivo que o Circuito da Catalunha faz parte do calendário do Campeonato do Mundo de Grandes Prémios de Velocidade; o circuito foi usado pela primeira vez em 1992. Apenas outros três traçados da actual calendário contam com mais eventos: Jerez, Mugello e Assen.

9 – Valentino Rossi é o piloto mais bem sucedido no traçado com nove vitórias (1 x 125cc, 2 x 250cc, 1 x 500cc, 5 x MotoGP).

5 – Houve cinco vitórias por parte de pilotos espanhóis no Circuito da Catalunha: Alex Criville em 1995 e 1999, Carlos Checa em 1996, Dani Pedrosa em 2008 e Jorge Lorenzo no ano passado.

5 – A Yamaha é a marca com mais sucesso no Circuito da Catalunha na era das 4 tempos com cinco triunfos. A Honda e Ducati comam duas vitórias cada no MotoGP.

4 – No GP de França Stefan Bradl tornou-se no primeiro piloto a assinar quatro poles consecutivas na categoria intermédia desde Jorgen Lorwnzo em 2006. Se voltar a qualificar-se na pole na Catalunha será o primeiro piloto a garantir cinco poles seguidas na cTegoria intermédia desde Toni Elias em 2003.

3 – No GP de França Valentino Rossi terminou no pódio pela primeira vez com a Ducati, resultado que juntou aos conseguidos com a Honda e Yamaha. Apenas dois outros pilotos contam com pódios nas 4 tempos com máquinas de três construtores: Marco Melandri (Yamaha, Honda e Kawasaki) e Alex Barros (Honda, Yamaha e Ducati).

2 – Na corrida de Le Mans os pilotos Honda reclamaram as duas primeiras posições pela primeira vez na era das 800cc. A última vez que a Honda conseguiu uma dobradinha no MotoGP foi no GP dos EUA, em Laguna Seca em 2006 (Hayden e Pedrosa).

0.39 segundos – A corrida de MotoGP do GP da Catalunha de 2007 teve o pódio mais disputado desde a introdução das 800cc com apenas 0,39 segundos a separar os trez primeiros (Stoner, Rossi e Pedrosa).

 

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners.
Clique aqui para acessar o tópico.