Publicidade
Um conjunto interessante de factos e estatísticas antes da décima ronda da época deste fim-de-semana em Laguna Seca.

Um conjunto interessante de factos e estatísticas antes da décima ronda da época deste fim-de-semana em Laguna Seca.

150 – Hector Barberá vai fazer o 150º GP no Grande Prémio dos Estados Unidos; a marca inclui 47 participações nas 125cc, 75 nas 250cc e as restantes na categoria rainha.

51 anos – No dia da corrida em Laguna Seca passam exactamente 51 anos desde que Kenjiro Tanaka terminou em terceiro na corrida de 250cc no Grande Prémio da Alemanha de 1960, no circuito de Solitude, dando à Honda o primeiro pódio em Grandes Prémios.

51 – Dani Pedrosa e Casey Stoner estiveram no pódio por 51 vezes ao longo das suas carreiras de MotoGP. Este é o mesmo número de pódios conquistados na categoria rainha pelos Campeões do Mundo (1993) Kevin Schwantz e (1999) Alex Crivillé.

Publicidade

20 – Valentino Rossi terminou entre os nove primeiros nas 20 corridas que efectuou desde que regressou da lesão no Grande Prémio da Alemanha do ano passado.

17 anos – No dia da corrida em Laguna Seca passam 17 anos sobre a vitória de Kevin Schwantz no GP de 500cc de Donington Park, em 1994, depois de ter sofrido aparatosa queda durante os treinos. Esta foi a última das 25 vitórias de Schwantz nos Grandes Prémios.

7 – Das 12 corridas da categoria rainha disputadas em Laguna Seca, sete foram ganhas por pilotos americanos.

7 – Casey Stoner terminou no pódio nas últimas sete corridas – a sua mais longa sequência de pódios consecutivos na categoria rainha.

Publicidade

5 – Há cinco anos que o pódio de MotoGP de Laguna Seca não conta com pilotos americano. O último pódio com um piloto da casa no circuito foi o da vitória de Nicky Hayden em 2006.

4 – Quatro dos pilotos do pelotão de MotoGP deste ano correram nas seis visitas do MotoGP em Laguna Seca desde o regresso do Campeonato ao traçado americano em 2005: Loris Capirossi, Colin Edwards, Nicky Hayden e Valentino Rossi.

4 – As últimas quatro corridas de MotoGP foram ganhas por pilotos diferentes: Casey Stoner, Ben Spies, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. A última vez que tal se verificou no MotoGP foi nas duas últimas corridas de 2009 e nas duas primeiras de 2010: Casey Stoner, Dani Pedrosa, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo. Se houver um vencedor diferente em Laguna Seca será a primeira vez que tal acontece desde o final de 2006: Valentino Rossi, Marco Melandri, Loris Capirossi, Toni Elias e Troy Bayliss. Aliás, esta sequência contou ainda com mais um vencedor diferente na primeira corrida de 2007 – Casey Stoner – fazendo com que a sequência se estendesse a seis vencedores diferentes em igual número de corridas.

3 – Desde o regresso a Laguna Seca em 2005 com as 4 tempos de MotoGP a Honda tem sido a marca mais bem sucedida com três vitórias. A Yamaha somou dois triunfos e a Ducati um.

Publicidade